segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

POLICIAIS DE ASSÚ FECHAM DESMANCHE DE MOTOS NA CIDADE

Uma ocorrência inusitada aconteceu ontem (30/01) na cidade de Assú. Um cidadão por nome de Adriano, arrependido de ter roubado uma motocicleta na cidade de Afonso Bezerra ligou para o 190 e disse que queria se entregar. Ao receber a ligação os policiais militares custaram a acreditar no ladrão arrependido, mas foram ferificar se o mesmo se encontrava no local marcado.

Ao se deparar com a viatura da Rádio Patrulha da PM, o acusado se entregou e ainda levou os policias a um desmanche de motocicletas. Foram presos ainda mais dois indivíduos que serão investigados por receptação. O Delegado Antônio Caetano conduzirá o inquerito a partir de agora, que os acusados já se encontram presos na DP de Assú. 

A polícia Adriano disse que estava passando dificuldades financeiras e praticou o roubo, porém se arrependeu e resolveu se entregar antes mesmo que a polícia desconfiasse de sua conduta. Ele terá o benefício da delação premiada, pois colaborou com o trabalho policiale ficará a disposição da Justiça.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Em formatura geral, Comandante fala sobre concursos internos e CFO



Na manhã desta sexta-feira (28/01) foi realizada a primeira Formatura Mensal deste ano, no Quartel do Comando Geral, que tem por objetivo transmitir informações de interesses geral ao efetivo policial.

O Coronel Araújo falou sobre as realizações previstas para o início deste ano, incluindo novos treinamentos para o efetivo, do seu empenho em busca por melhores condições de trabalho e salariais, e sobre os concursos para cabos, sargentos e oficiais.

Treinamentos e equipamentos

Dentro da proposta de novos treinamentos para o efetivo, o Comandante detalhou sobre o curso de policiamento especializado, previsto para o início de fevereiro, contendo técnicas de abordagens, conduta de comportamento, etc. As aulas serão ministradas no BOPE, pela manhã e tarde, com duração de duas semanas.

O Comandante ressaltou, ainda, sobre seu empenho para a obtenção de novos coletes balísticos, demais equipamentos para a atividade policial e melhoria salarial.

Concursos

Sobre os concursos, detalhou que há a previsão de 1000 vagas para cabos e mais 1000 vagas para sargentos, onde a concorrência será exclusivamente interna. E que ainda este ano há a previsão de concurso para CFO, com vagas para homens e para mulheres.

Na solenidade também foram proferidas palavras do 2º Tenente Capelão PM João Batista Chaves da Rocha e lidos elogios aos policiais que se destacaram na atividade policial no mês de janeiro.

FONTE: PMRN
 
Retirado do blog da Sd Glaúcia


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

"BOM DIA" CAUSA TRANSTORNOS NO CIOSP

Na manhã desta quinta-feira, 27, ocorreu um fato inusitado para quem escutava a frequência do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, o CIOSP, em Natal.

Um operador de rádio, ao assumir o serviço no CIOSP, cumprimentou a todos os companheiros que estavam saindo, como os que assumindo o serviço, com um simples "Bom dia" e procedendo o cadastramento normal das viaturas de serviço.

Entretanto, alegando que a linguagem seria inadequada para uso militar, o Tenente-Coronel Saulo de Tasso, proibiu o uso do "Bom dia" no rádio. "Isso não existe! Somos militares e não existe isso de 'bom dia' via rádio!", exclamou o coronel na frequência.

O policial, contudo, ao escutar aquilo do Oficial Superior, procurou o seu comandante imediato, no CIOSP, o Major Rodrigues, o qual afirmou que não existe legalmente nenhuma proibição do uso da expressão. Ao contrário, o Major declarou, via orkut, que "dar 'bom dia' é um ato de cortesia e educação e deve ser concedido a qualquer pessoa". E concluiu: "Independente de ser Coronel, TC, Major ou detentor de qualquer outra patente, eu defendo o pensamento de alguns doutrinadores do âmbito administrativo, que quando se refere ao ato de administrar, ao exercício de atividade pública, defendem que deve prevalecer a vontade da Lei e não a vontade de uma autoridade, independente de quem seja ela".

O Tenente-Coronel Tasso, no entanto, manteve a proibição do uso da expresão via rádio, utilizando-se das suas prerrogativas hierárquicas.

O fato chegou ao conhecimento do Comandante Geral, Coronel Araújo, por intermédio do Cabo Jeoás, Presidente da Associação de Cabos e Soldados (ACS/PMRN). Para falar do ocorrido, o Comandante Geral mencionou o filme "Good Morning, Vietnã", no qual o comandante da tropa todos os dias anuncia na frequência "Bom dia, Vietnã", e os soldados todos os dias esperam o "bom dia" de seu comandante para que o dia seguisse normalmente.

O nosso Estatuto, entretanto, prevê que o "sentimento do dever, o pundonor policial-militar e o decoro da classe impõem, a cada um dos integrantes da Polícia Militar, conduta moral e profissional irrepreensível" e complementa que entre a ética policial-militar estão o respeito a dignidade da pessoa humana, a prática da camaradagem e o desenvolvimento permanente do espírito de corporaçãom além de observar as normas da boa educação.

Matéria criada pela Sd Glaucia

Bandidos explodem caixa eletrônico em Monte das Gameleiras

Mais um caixa eletrônico foi explodido no interior do Rio Grande do Norte. Desta vez, a ação dos bandidos foi no município de Monte das Gameleiras, a 123km. Os criminosos efetuaram o roubo por volta das 4h da manhã, e até agora ninguém foi preso. Este é o sétimo caixa eletrônico explodido por bandidos no interior em pouco mais de três meses.

Antes desse crime, criminosos já haviam explodido caixas eletrônicos em Bom Jesus, Vera Cruz, Lagoa Salgada, Brejinho e dois em Extremoz. O fato curioso é que, dos sete caixas eletrônicos roubados, seis são do banco Bradesco. A falta de estrutura para o trabalho voltou a ser criticada pelos policiais da região.

A direção da Associação dos Praças da Polícia Militar na Região Agreste afirmou que "em quase toda região é assim, só um ou dois policiais". De acordo com a associação, a tropa está insatisfeita com o comando do 8º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela área, porque as medidas administrativas supostamente "não estão garantindo nem a segurança dos policiais".

A polícia está investigando o roubo, mas até agora os suspeitos não foram encontrados. De acordo com informações iniciais, foram cinco bandidos fortemente armados que efetuaram a explosão e o roubo do dinheiro do caixa.

Fonte: Tribuna do Norte

SENASP - INSCRIÇÕES DO CICLO 21 COMEÇAM HOJE


As inscrições para os Cursos do SENASP começam a meia noite de amanhã, dia 27 (quinta-feira) e vão até o dia 31 (segunda-feira).

Como ocorrido nos últimos ciclos, as inscrições serão realizadas em duas etapas.

1. de 27 a 29 de jeneiro - Inscrições em apenas UM curso.

2. 30 e 31 de jeneiro - Será permitida, aos candidatos já inscritos, a realização de uma segunda inscrição em outro curso, (caso não tenha alcançado a meta de 200.000 inscrições na primeira etapa) afim de completar as vagas disponíveis.

O início das aulas está previsto para o dia 23 de fevereiro, estendendo-se até o mês de abril.
 
 Fonte: Sd Glaúcia

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Polícia prende suspeitos de participação em tentativa de assalto a comandante da Rocam

A Divisão de Combate ao Crime Organizado (Deicor) prendeu na terça-feira (25) três homens envolvidos na tentativa de assalto ao Major Marlon de Góis, comandante da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) em Cidade Satélite no dia 11 de janeiro. Na ação, o Major Marlon foi baleado, mas se recuperou.

Adriano AbreuPolícia prendeu suspeitos de participação na tentativa de assalto a oficial da PMPolícia prendeu suspeitos de participação na tentativa de assalto a oficial da PM
Os acusados são Thiago da Silva Lopes, conhecido como "Pica-pau", foragido da Paraíba, um adolescente de 17 anos,  que ainda tem sobre ele a acusação de roubo de carro na Redinha, e José Robério Ferreira Damasceno, presidiário de Parnamirim, que cumpre regime semi-aberto e no dia do assalto não estava no presídio

Thiago da silva lopes, 25 anos, foi preso ontem por ser suspeito de participacão ao assalto que baleou o major Marlon. Ele assumiu participação no assalto, mas apontou o menor como autor do disparo.

O outro suspeito do caso, José Robério Ferreira Damasceno, é apontado como dono do Santana branco utilizado no assalto que resultou nos ferimentos ao major Marlon.

Fonte: Tribuna do Norte

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ACIDENTE ENVOLVENDO POLICIAIS ENTRE JANDUÍS E CAMPO GRANDE


Aconteceu um acidente hoje a tarde por volta das 17h  próximo a entrada de Campo Grande, os envolvidos neste acidente foram policiais da cidade de Janduís . O que deu causa a este acidente foi a chuva muito forte que caía naquele momento, o motorista perdeu o controle do carro vindo a capotar algumas vezes . A viatura ficou praticamente destruída, graças a Deus os ocupantes da viatura estão vivos. Foram levados rapidamente para o hospital da referida cidade onde prestaram os primeiros atendimentos.

Fonte: Jarbas Rocha

MOTO TOMADA DE ASSALTO É RECUPERADA EM ASSÚ


Policiais Militares do GTO de Assú localizaram hoje (25/01/2011), uma motocicleta que tinha sido tomada de assalto na semana passada por tráz do Brutinhos. O veículo foi encontrado próximo a comunidade de Linda Flor e foi conduzida à DP de Assú para ser tomada as providências cabíveis e entregue a proprietária.

De acordo com informações da vítima, dois bandidos renderam ela com uma arma e tomaram sua moto, dinheiro e celular. A PM passou a monitorar alguns suspeitos e se vendo acuados abandonaram a motocicleta distante da cidade.

As investigações ficarão a partir de agora com o Delegado de Polícia de Assú, Dr. Caetano.

domingo, 23 de janeiro de 2011

POLICIAIS MILITARES DE ASSÚ PRENDERAM DUPLA ARMADA EM FLAGRANTE APÓS TENTATIVA DE ASSALTO



Policiais Militares do NORE e da Rádio Patrulha 1021 e 1022, prenderam uma dupla de assaltantes no bairro Paraty 2000 em Assú. Após tentarem assaltar um estabelecimento comercial, os bandidos foram surpreendidos por uma guarnição 1022 que realizava o patrulhamento no local.

Ao avistar a PM os bandidos começaram a pular os muros das residências e foi montado um cerco com o apoio das outras viaturas. Os policiais desconfiaram de uma casa onde todos estavam do lado de fora observando a movimentação, menos a dona da casa.

Nessa hora os PM's tentaram contato com a proprietária e ninguém respondia, então uma equipe de policiais realizaram uma entrada tática na residência e conseguiram resgatar a mulher e prender os assaltantes, que tentavam fugir pelo telhado. Com a dupla os policiais apreenderam uma espingarda caseira calibre 12, os PM's ainda procuram por armar que os bandidos jogaram durante a fuga.

Os elementos encontrados são Marcone do Nascimento, 26 anos natural de Ipanguaçu e residente no conjunto Paraty 2000 em Assu, Gedeilson Antônio Sobrinho, 22 anos natural de Assu e residente no Paraty 2000. No momento das prisões dos dois elementos também foi preso um menor de iniciais G.R.A 17 anos.
Novamente a guarnição da PM de Assú teve que conduzir os acusados para a cidade de Mossoró para ser feito os procedimentos legais, devido a falta de uma Delegacia Regional em Assú, prejudicando mais de 50.000 habitantes que ficam sem o patrulhamento dos policiais militares.
Do blog: Os policiais no NORE e da Rádio Patrulha de Assú estão de parabéns mais uma vez. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, estão cumprindo sua missão com destreza e muita coragem sendo dignos de elogios por parte dos irmãos de farda e da sociedade a quem protegem.

Fotos: Focoelho

Policias capturam foragido da justça com arma de fogo


Um foragido da Justiça foi preso no fim da noite deste sábado, no bairro Paraty 2000, em Assú, por policiais da VTR 1021, com o apoio da VTR NORE e a VTR 1022 . Francisco Alcides de Lima Silva, de 26 anos, e que segundo o propio foragido foi condenado por furto e cumpria o semi-aberto na Penitenciária Agrícola Dr Mário Negócio em Mossoró. Era procurado desde dezembro de 2010.

Francisco foi preso capturado, quando populares ligaram para o 190 da Polícia Militar comunicando terem ouvido um disparo de arma de fogo no bairro. As guarnições foram acionadas e ao chegarem no local informado pela central de comunicação, encontraram o acusado no meio da rua. Ao ser perguntado sobre os documentos o mesmo disse estar em sua residência. Os policias acompanharam o acusado e ao adentrarem na casa encontraram um revolve com uma munição deflagrada e uma no tambor.

O foragido foi preso e conduzido para delgacia de plantão que fica em Mossoró. Que diga-se de passagem é uma dificuldade a mais encontrada pelos policias que trabalham em Assu e região. Todos os flagrantes devem ser conduzidos para cidade de Mossoró Para serem confecionados.
 
Fonte: NORE Assú

CRIME DE HOMICÍDIO NO ASSENTAMENTO NOVA DESCOBERTA (ASSÚ-RN)

Na noite de hoje(22/01) por volta das 19:00hs; aconteceu um crime de homicídio no assentamento Nova Descoberta zona rural de Assú, foi vitima de pauladas e pedradas em frente a sua residência, o agricultor Vicente Farias de Melo, 50 anos natural de Assu e residente no assentamento acima citado.
Segundo informações da esposa da vitima a senhora Maria da Conceição de Souza Nascimento, e de alguns populares é que quem teria cometido o crime foi o seu desafeto conhecido até o momento por Bruno residente no mesmo assentamento.
O GTO de Assu encontra-se no local fazendo o isolamento da área aguardando os peritos do itep.
Se alguém souber o paradeiro do acusado Bruno ligue 190, não precisa de identificar.
 
Fonte: Focoelho

sábado, 22 de janeiro de 2011

Conheça a surpreendente trajetória do coronel Araújo Silva, da origem humilde ao mais alto cargo da Polícia Militar


Ele começou a trabalhar ajudando o pai numa borracharia e hoje é comandante geral da PM do Rio Grande do Norte. Quando menino, estudava história e ficava curioso em conhecer os diversos países que via. Já adulto, visitou a África, a Europa e América Latina. Na infância, caminhava quilômetros para ir à escola, mas, ao crescer, chegou a viajar de navio e avião. A criação humilde e o convívio com os mais diferentes povos ajudaram a moldar o caráter do coronel PM Francisco Canindé de Araújo Silva, cuja característica marcante é a cordialidade. Hoje se diz honrado em ocupar o cargo que exerce e diz: "Acredito que estou onde Deus permitiu e Ele é quem dirá se mereço algo a mais".


O coronel no Quartel do Comando Geral da corporação, no bairro do Tirol. Um militar no topo de sua carreira Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
Filho do agricultor José Raimundo da Silva e da dona de casa Maria José de Araújo Silva, ele nasceu na cidade de São Bento do Trairi, na região agreste potiguar, em 7 de fevereiro de 1964. Na infância humilde, sua família, que conta com mais quatro irmãos, chegou a passar dificuldades. "Meu pai, mesmo sendo rude para a vida, teve uma certa sabedoria. Decidiu vir para a capital, pois queria que seus filhos se desenvolvessem".

Em 1973, aos 9 anos, Francisco Araújo Silva passou a morar em Natal, no bairro que anteriormente tinha o nome de Peixe Boi (atual Felipe Camarão). "Meu pai veio trabalhar como borracheiro nas Quintas. Eu também trabalhei na borracharia". Mesmo na capital, as dificuldades ainda eram grandes. "Nosso bairro não tinha água encanada nem energia elétrica quando chegamos. Eu estudava à luz de candeeiro. Eu assisti os postes de energia serem colocados ali".

Ele começou a estudar no então Grupo de Estudo 12 de Outubro, no bairro vizinho de Bom Pastor. Estudava em um período e trabalhava na borracharia no outro. "Com as gorjetas que ganhava, ajudava o meu pai a comprar o material escolar. Ele fazia todo esforço possível para que estudássemos". Ainda na adolescência, o coronel fez curso de língua inglesa, no qual se formou em 1982. Araújo Silva ressalta que estudou toda a vida em instituições públicas, mesmo o nível superior.

Foi na adolescência que Araújo Silva diz ter despertado o desejo pela carreira militar. Aos 17 anos, ingressou no Exército e chegou a fazer o curso para oficial da força. "E foi no Exército que se consolidou essa vocação. Tinha uma enorme vontade de ser um oficial da Polícia Militar". Em 1984, passou em primeiro lugar para o concurso de oficial PM do Estado e estudou na academia de Polícia em Pau d'Alho (PE).


Fonte: Diário de Natal

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PM prende trio de assaltantes em Cidade Nova

Os policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar prenderam nesta quinta-feira (20) três homens suspeitos de assaltado um restaurante na Zona Leste da Cidade, no começo desta semana.

 
De acordo com informações repassadas pelo sargento Lima, os policiais notificaram que no assalto os homens haviam fugido em um Fiat Pálio branco de placas MYX-7461. E durante uma ronda de rotina os policiais perceberam uma movimentação suspeita vinda de um pálio branco com dois homens.

“Nós estávamos em diligência em Cidade Nova, perto do antigo lixão, e percebemos uma ação suspeita vinda de um pálio branco e ao contatar a inteligência da PM foi constatado que era o carro dos envolvidos no assalto”, informou o sargento.

Os homens tentaram fugir dos policiais abandonando o carro no antigo lixão, porém foram capturados no local. Os dois homens eram Alberto Castro Soares, de 36 anos e José de Anchieta Xavier Gomes, de 35 anos. Após a prisão os acusados informaram que existia um terceiro integrante que estava no bairro de Felipe Camarão na Zona Oeste de Natal. 

Fonte: nominuto.com

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

COMPANHIA DE CAMPO GRANDE TEM NOVO COMANDANTE

O Boletim Geral 013 de 2011 publica a dispensa do Capitão Aderlan da CPM de Campo Grande e nomeia o Tenente Costa e Silva para a função de comandante.

O Capitão Aderlan voltará para a CPM de Jucurutu, subordinado ao Batalhão de Caicó, no seridó do Estado, enquanto que o Tenente Costa e Silva atuará na região do Médio Oeste e ficará sob o comando do Batalhão de Assú, onde ele já ocupou o cargo de Comandante do GTO.

O Tenente Costa e Silva é natural de Paraú e está na corporação desde 2004, quando entrou como Soldado e passou em 2005 no CFO (Curso de Formação de Oficiais) na PM/RN e retornou ao Batalhão já como oficial.

Do Blog: O blog deseja toda a sorte ao Tenente Costa e Silva nessa nova função, e que em pouco tempo a PM consiga mudar o quadro de violência  e o crime organizado que assola toda a região do Médio-Oeste Potiguar.

POLÍCIA MILITAR IRÁ DIVULGAR BG EXCLUSIVAMENTE NO SITE DA INSTITUIÇÃO

Com o intuiuto de divulgar mais o site da PM o Ajudante Geral informou no BG 013 de 2011 que não mais será enviado via e-mail para as Unidades Militares.



Bandidos furaram os pneus de viatura da polícia e explodem caixa de banco

Apenas dois policiais estavam na delegacia e não tiveram como reagir. Quadrilha tinha cerca de 10 homens, que estavam fortemente armados.


Uma quadrilha composta por mais de dez homens invadiu o município de Brejinho, na madrugada desta quinta-feira (20). Os criminosos estavam em quatro carros e foram até a delegacia da cidade para impedir uma possível reação. Após furarem os pneus da viatura, os bandidos explodiram um caixa eletrônico do Bradesco.

Segundo informações dos policiais da cidade, apenas dois homens estavam de serviço na Delegacia, no momento da ação criminosa. Os dois policiais estavam no interior da unidade e viram o movimento de carros na rua.

O soldado Charles disse à reportagem do Nominuto.com que os bandidos usavam capuz e armas longas. Eles chegaram em um Fox, uma Parati prata, um Siena e um Pálio. Além disso, os criminosos usavam coletes à prova de balas.

Os policiais, no entanto, relatam que estão com os coletes “vencidos” e armas velhas. Soldado Charles revela que os dois PMs que estavam de plantão viram os bandidos, mas não tiveram com sair de dentro da delegacia para reagir.

Além disso, o rádio comunicador da unidade também está quebrado. Após furar os pneus da viatura, os bandidos foram até a agência dos Bradesco, onde usaram explosivos para arrombar um dos caixas eletrônicos.

Eles conseguiram quebrar a máquina e, em seguida, fugiram. O crime aconteceu por volta de 3h30. Durante a fuga, a quadrilha abandou o veículo Parati em uma área de matagal de São José de Mipibu.
Fonte: No minuto

Moto tomada de assalto no bairro Dom Elizel (Assú)








Na noite de hoje(19/01) por volta das 20:30hs; foi tomada de assalto uma moto 150 titan preta de placas MZD 7783 nas imediações da maçonaria do bairro Dom Eliseu.
Segundo informações do COPOM é que dois elementos em uma moto abordaram a vitima possivelmente armados de revolver tomaram a moto da mesma e seguiram com destino ignorado.
A policia faz diligências na tentativa de localizar e prender os elementos.

Qualquer informação que leve a localizar a moto tomada de assalto ligue: 190, não precisa se identificar. 
 
Fonte: Focoelho

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ex-PM é condenado a 14 anos de prisão por homicídio na Zona Oeste de Natal

Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações do repórter Paulo de Sousa

O ex-PM Edvan de Medeiros Dantas, de 36 anos, foi preso em casa, na avenida Coronel Estevão, bairro de Dix-sept Rosado, zona Oeste de Natal na manhã desta quarta-feira (19). A prisão foi realizada por força de um mandado de prisão por sentença condenatória, expedido pela juíza Liana Alves Marinho, da 1ª Vara Criminal.

Edvan de Medeiros foi condenado pelo assassinato do carroceiro Wilson Henrique, morto a facadas no ano de 2000, nos Guarapes. Medeiros havia sido afastado da Policia Militar desde o mesmo ano quando foi preso, acusado na Operação Fronteira de participar de um grupo de extermínio.

O ex-PM havia saído da prisão há cerca de 20 dias. De acordo com informações da polícia, ele não resistiu a prisão, e afirmou que já sabia da sentença. Edvan de Medeiros disse aos policiais que estava aguardando apenas uma orientação de seu advogado para se apresentar à polícia.

Em sua versão, o ex-policial alega ter agido em legítima defesa. Ele afirma que estava em uma festa quando foi atacado por três homens, entre eles Wilson Henrique. Edvan de Medeiros conta pegou uma faca para se defender, e acabou matando a vítima. Medeiros foi condenado a 14 anos de reclusão, acusado de homicídio qualificado por motivo fútil.

Chacina: dois são executados e um raptado no Vale Dourado

Bandidos chegaram em Gol preto e atiraram contra o trio. Dois morreram na hora e o terceiro foi colocado no porta-malas do veículo, não sendo mais visto.

 

A polícia registrou uma chacina, na noite desta terça-feira (18), no Vale Dourado, na Zona Norte de Natal. Dois jovens foram executados via pública e um terceiro raptado pelos criminosos.

O crime aconteceu por volta das 21h30. De acordo com policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar, os três jovens caminhavam pela avenida Maranguape, onde foram abordados.

A quadrilha chegou em veículo Gol, de cor preta e placas não identificadas. Os bandidos desceram armados e começaram a atirar contra os jovens. Dois deles foram atingidos e mortos no próprio local.

A terceira vítima, de acordo com a Polícia Militar, teria sido colocada no porta-malas do veículo e levado pela quadrilha. Essa informação foi repassada aos policiais por testemunhas dos homicídios.

Até o momento, apenas um dos jovens foi identificado como sendo Sidney Olimpio do Nascimento, mais conhecido por “Vasco”. O outro morto está no Instituto Técnico-Científico de Polícia e deverá ser identificado na manhã desta quarta-feira.

O caso foi registrado na Delegacia de Plantão da Zona Norte e a Polícia Civil deverá investigar agora, além do duplo homicídio, o sequestro do terceiro jovem.

Fonte: No Minuto

domingo, 16 de janeiro de 2011

Policiais receberão gratificação para não matar...

Começo pelo cinema. Alguns faroestes estão entre meus filmes preferidos, em especial os dirigidos pelo John Ford. Entre os “mocinhos”, lembro, principalmente, de John Wayne, Audie Murphy, Alan Ladd, Gary Cooper e Gregory Peck. Quanto aos “bandidos”, não lembro de ninguém… O duelo final era esperado com ansiedade. Quem sacaria primeiro? Quem morreria? O desfecho era previsível, o “mocinho” ganhava sempre - o destino dos “malfeitores” estava escrito… O cartaz, no qual era lido o “wanted” em cima da foto, fazia parte… Ninguém desconhecia o que isso significava: uma recompensa para quem localizasse o “fora da lei” - vivo ou morto…

Lembrei disso ao ler num jornal que no Rio de Janeiro, diferente do velho oeste, policiais serão gratificados para não matar… A notícia foi pouco comentada, ninguém desmentiu, mas ela me intriga. Diz que “A Secretaria Pública do Rio de Janeiro promete gratificar, a partir de 2011, os policiais civis e militares pela redução de mortes em confrontos”. Que no primeiro semestre do ano de 2010 foram registradas 505 mortes. Que os policiais dos batalhões que ficarem mais bem colocados no “cumprimento das metas” (grifo nosso) de reduzir violência receberão R$ 3 mil ao fim do semestre. O segundo colocado, nos mesmos critérios, terá direito a R$ 2 mil, e o terceiro colocado a R$ 1,5 mil.

No último parágrafo é informado que 10.216 pessoas foram mortas por policiais do Rio de Janeiro, entre janeiro de 1998 e setembro de 2009, segundo registros oficiais. Vivemos outros tempos, não estamos no velho oeste, mas esse “extra” para policiais não matarem em confrontos me oportuniza algumas considerações. Antigamente quem matava bandidos era recompensado. Agora policiais “cumprem metas” recebendo gratificação para não matar… Com certeza, os tais bandidos viveram na época errada, foram mortos, segundo imaginam os idealizadores da campanha, porque não havia nenhum tipo de “incentivo” para poupá-los… 

Como cidadão com os direitos políticos em dia, preciso que alguém me explique como é efetivado esse “cumprimento de meta”… Pergunto: por que não gratificam todos os policiais - os que não precisarem matar e, também, os que não tiverem alternativa? Afinal, como ensinou Ortega y Gasset, o homem é ele e suas circunstâncias… Essa decisão não deveria ser tomada baseada em dinheiro… Quem está “na batalha” deve obedecer a sua consciência, ela dirá o que fazer na hora do confronto. Os policiais que, em sua grande maioria, ganham um salário miserável, não podem ficar indecisos, com um dilema perverso em suas mentes: defendem suas vidas ou levam comida para casa?… Mais: como será feito o controle do “extra”?…

Agora é noticiado que foi editada uma portaria interministerial com novas diretrizes sobre uso da força e de armas de fogo por parte das polícias da União. Entre as mudanças, entre outras, está a proibição do tiro de advertência e de atirar contra pessoa que esteja em fuga e desarmada, mesmo que esteja de posse de arma de menor potencial de risco. O disparo de arma contra veículos que tenham furado um bloqueio policial e o ato de apontar arma durante uma abordagem também estão proibidos… Dizem que o texto foi baseado no Código de Conduta para Funcionários Responsáveis pela Aplicação das Leis, adotado pela ONU, de 1979, e também nos princípios no uso da força e de arma de fogo na prevenção do crime e tratamento de delinqüentes, adotado no Congresso das Nações Unidas em Havana, em Cuba, em 1999.

É evidente que o Brasil precisa respeitar os direitos humanos. No entanto, os países que acatam essas regras normatizadoras da conduta no tratamento aos infratores da lei, devem deixar claro que seus policiais trabalham amparados por um ordenamento jurídico em que os criminosos são punidos exemplarmente. 

É preocupante que aqueles Códigos de Conduta sejam adotados por países onde cumprir um sexto da pena é considerado suficiente para progressão de regime. Onde menores infratores cometem todo tipo de atrocidade e, quando punidos, a “pena” é três anos de medidas socioeducativas. Onde indultos como o de Natal e o do “Dia das Mães” são aproveitados para o cometimento de graves infrações. Onde magistrados são obrigados a libertar criminosos por falta de espaço nas penitenciárias; onde existe epidemia de uso de crack; onde condenados do semiaberto são flagrados cometendo crimes; onde processos duram uma eternidade; onde criminosos continuam em liberdade apesar dos crimes bárbaros que cometeram, e por aí afora.

Não podemos colocar, como no velho oeste, cartazes oferecendo prêmios para quem prender criminosos - vivos ou mortos -, nem apontar armas para bandidos em fuga, nem dar tiros de advertência, ou atirar contra veículos que furem bloqueios policiais… Mas o equilíbrio precisa ser estabelecido na hora do inevitável confronto. O respeito aos direitos humanos precisa ser observado, bem como quem pisa neles, debocha deles… “Especialistas” que defendem direitos humanos precisam dar, também, atenção aos especialistas que arriscam suas vidas defendendo a sociedade.

Texto de Valacir Marques Gonçalves. Policial federal aposentado. Bacharel em Jornalismo e Direito.

Fonte: Blog do Vala

sábado, 15 de janeiro de 2011

Comandante Geral afirma que TC Eliezer só sai de Mossoró "se ele quizer"

A possível transferência do ainda novato tenente coronel Eliezer Rodrigues, do comando da Polícia Militar de Mossoró, só ocorrerá com o seu consentimento. Isso é o que afirma o comandante geral da Polícia Militar do RN, coronel Francisco Canindé de Araújo.

"Ele só sairá se ele quiser sair para ir pra direção de um presídio. Haverá uma mudança só se ele quiser. Hoje não há nenhuma confirmação a esse respeito", destaca Araújo.

De acordo com o comandante geral, o atual comandante da PM de Mossoró teria manifestado interesse em ir trabalhar no Presídio de Caicó. "Ele disse a mim que tem interesse em ir pra lá. Isso depende de uma nomeação da Secretaria da Justiça. Se tiver essa oportunidade e ele quiser realmente ir, vamos estudar a possibilidade de um novo comandante", destaca o oficial.

Procurado pela reportagem ontem à tarde, Eliezer Rodrigues afirmou que realmente teria interesse em sair de Mossoró, mas reconhece que está há pouco tempo na cidade e que ainda não teve oportunidade de realizar um bom trabalho à frente da PM local.

"Eu cheguei há pouco tempo e sair tão rápido tem um certo custo. Já estou me estabilizando na cidade e é oneroso. Mas eu vou aguardar o que meu comandante decidir", destacou o oficial militar.

Caso seja transferido de Mossoró, Eliezer afirma que gostaria de voltar para Caicó, onde trabalhou na Polícia Militar por 12 anos, sendo cinco deles como comandante local.
"Se fosse pra sair daqui, gostaria de ir para o Presídio de Caicó. É a terra da minha família e eu me sentiria melhor se voltasse pra lá. Por enquanto, estou aguardando uma resposta", externa o PM.

FONTE: Jornal de Fato
 
Retirado do blog da Sd Glaúcia

GTO DE JUCURUTU PRENDE BANDIDO ACUSADO DE VÁRIOS CRIMES



Ontem(14/01/2011) foi preso novamente em Jucurutu, Valtair Neris, acusado de inúmeros tipos de crime. Desta vez o GTO de Jucurutu prendeu ele em flagrante com várias pedras de crack.

Valtair que também é conhecido como "Coelho" estava no regime "semi-aberto" na Penitenciária Estadual do Seridó, acusado de roubos e furtos em diversos locais da região e aproveitou novamente o benefício da Justiça e voltou a cometer crimes.

O suspeito já foi condenado também por furtar várias armas do Forúm de Jucurutu, quando cumpriu alguns anos de prisão no "Pereirão". Agora a Polícia Civil irá investigar o caso.

Foto: Blog de Damião Oliveira

ASSASSINOS DE POLICIAL MILITAR AINDA NÃO FORAM PRESOS

As polícia Militar e Civil ainda não conseguiram prender os dois bandidos que mataram o soldado PM Anderson de Araújo Cantalice, na terça-feira (11), em Baía Formosa. Apesar de saberem os nomes dos suspeitos, a polícia segue em diligências no Rio Grande do Norte e Paraíba para encontrar os bandidos.




De acordo com o Comandante do Policiamento Metropolitano, Cel. Alarico Azevedo, a polícia segue em busca dos criminosos, mas ainda não há confirmações dos paradeiros dos assassinos, tampouco do homem que atirou nas costas do major Marlon de Góis, comandante da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) da PM. "Estamos recebendo as informações e repassando para a Polícia Civil, que está investigando o caso. Ainda não foram presos, mas continuamos aguardando notícias sobre o caso", disse Cel. Alarico.

Na terça-feira, em Baía Formosa, os soldados Anderson Cantalice e Hacenclever Alexandre Tavares Lopes abordaram dois homens próximo à agência dos Correios no município. Durante a ação, porém, os bandidos abriram fogo contra os policiais e Anderson Cantalice foi morto na hora, enquanto Hacenclever Lopes foi ferido e resgatado para o Walfredo Gurgel, onde foi operado e conseguiu sobreviver.

Um dia após esse crime, o major Marlon estava em uma residência na Cidade Satélite, em Natal, e também foi baleado por um criminoso que adentrou o local. O PM chegou a ter o pulmão perfurado, mas foi operado e passa bem. Os bandidos, contudo, também não foram presos.

Fonte: Tribuna do Norte

Retirado do Blog do Cabo Heronides

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Dupla mata homem com vários tiros em favela em Mossoró

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Um homem identificado apenas como “Boy Marcelo” foi vítima de homicídio na tarde desta sexta-feira (14), na comunidade do Tranquilin, no bairro Don Jaime, na cidade de Mossoró, distante 285 km de Natal. “Boy Marcelo” foi vítima de vários tiros de revolver, disparados por dois homens ainda não identificados.

De acordo com a polícia, os dois homens se aproximaram da vítima, a pé, e foram logo atirando. Ainda não há informações sobre o que possa ter motivado o crime, mas a polícia acredita em acerto de contas ou dívidas de drogas.

Os suspeitos conseguiram fugir e até o momento não há pistas sobre o paradeiro dos dois. O caso será investigado.

Escolhidos delegados para funções estratégicas na Secretaria de Segurança



Publicadas no Diário Oficial do Estado as nomeações de alguns delegados para funções estratégicas na Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social.

Stênio Pimentel foi indicado para dirigir a Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Norte. A delegada Sheila Maria Freitas de Souza é a nova Diretora da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado – DEICOR.

O delegado José Carlos de Oliveira será o Diretor da Policia Civil do Interior. Já o delegado César Rodrigues Castro será o Diretor da Polícia Civil na Grande Natal.

Fonte: Tribuna do Norte

Promotoria vai investigar número de policiais militares em cidades do RN

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações do MPRN

O número de efetivo policial da Polícia Militar no município de Poço Branco será investigado. O objetivo da Promotora de Justiça Leila Andrade, é avaliar se a insuficiência do efetivo é grave ao ponto de resultar em deficiência na segurança pública, já que não existe unidade policial no município.

O prazo de 10 dias foi fixado para que o Comando geral da Polícia Militar informe o número de policiais atuantes na cidade, seu nomes e patentes, cópia doa to normativo prevendo a criação de uma unidade militar em Poço Branco, cópia de norma estadual ou diretriz que especifique o número mínimo de policiais que devem ser designados para cada unidade militar, o mapeamento da distribuição numérica de policiais nos diversos municípios do estado bem como o número de registros que foram encaminhados da Polícia Militar para a Polícia Civil nos últimos doze meses.

POLICIAIS MILITARES DE MOSSORÓ E REGIÃO PEDEM A PERMANENCIA DO TENENTE CORONEL ELIEZER

Eu recebi o texto das mãos de Clayton Jadson, presidente da Associação de Praças da Polícia Militar de Mossoró e Região e que foi entregue por ele a toda a imprensa de Mossoró.
 
 
Diante da notícia da possível transferência do comandante do 2º Batalhão o Tenente coronel Eliezer Rodrigues Felismino os policiais militares lotados na unidade estão se organizando para levarem ao conhecimento da governadora Rosalba um pedido para que o oficial permaneça no comando do batalhão de Mossoró.
-
Estando à frente da unidade a cerca de seis meses apenas, o tenente coronel Eliezer vêm desempenhando um trabalho eficiente no combate à criminalidade e também tem melhorado as condições de trabalho dos policiais militares de toda região oeste os quais passaram a trabalhar com bem mais estímulo e com sua auto estima renovada.
-
Bastante admirado por praças e oficiais a notícia da sua transferência causou tristeza em toda a tropa de Mossoró e também em meio à vários setores da sociedade mossoroense como um todo.
-
Em virtude disso a Associação de Praças da Polícia Militar de Mossoró e Região –APRAM enviará documentos ao comandante geral da PM/RN bem como fará contato com o gabinete da governadora Rosalba para externar o interesse dos policias e dos cidadãos mossoroenses na permanência de Eliezer à frente do 2ºBPM.
-
Para o presidente da APRAM, o soldado Jadson, o tenente coronel Eliezer tem promovido uma verdadeira revolução na forma de gerenciar a polícia militar na cidade de Mossoró e cidades vizinhas;
 
  
“ O coronel Eliezer tem demonstrado ser um homem preocupado com o bem estar dos policias e também com a qualidade do serviço oferecido a população e isso traz resultados positivos para todos. Por isso é que estamos fazendo este apelo a nossa governadora para que mantenha o nosso comandante no cargo” afirma o presidente.
-
Apontado por todos como homem dotado de bom preparo técnico e operacional além de ser prestativo e aberto ao diálogo a sociedade mossoroense perderá muito caso o tenente coronel Eliezer deixe o comando na cidade finaliza o presidente da APRAM.
 
Fonte: O Câmera

POLICIAIS DE ASSÚ PRENDERAM ASSALTANTE COM UMA MOTO ROUBADA EM PENDÊNCIA


Ontem (13/01/2011) policiais militares de Assú prenderam em flagrante um bandido conhecido como "Popeye" na cidade de Pendências. Ele é acusado de ter roubado uma honda Pop em Mossoró e tentado roubar uma farmácia em Pendências.
De acordo com informações, o suspeito estava fazendo um "levantamento" em um posto de combustivel para um possivel roubo, foi quando os PM's resolveram fazer a abordagem. Ao verificar a procedência da moto verificou-se que era produto de roubo em Mossoró.

Nesse momento o acusado revelou que o seu parceiro estaria com uma pistola .380 em sua casa, a polícia foi até o local mas o bandido conseguiu figir pela porta de trás da residência. Os PM's encontraram ainda 2 capacetes utilizados na tentativa de assalto na farmácia e conduziram "Popaye" à DP, onde responderá por roubo.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PROCURA-SE - Bandidos que mataram o Policial Militar em Baia Formosa


LUIZ ANTONIO DA SILVA (TOTONHO)
LINDOJACSON BARRETO DOS SANTOS

Fonte: rondacaraubense

Retirado do blog: Jarbas Rocha

Mudança de comando de várias Unidades Militares da PM/RN

O BG 006/2011 trás uma série de mudanças de comando na Capital e Interior do Rio Grande do Norte:

O novo comandante da ROCAM é o Major Trigueiro, que já foi sub-Comandante no 10 BPM DE Assú e estava no sub-comando do 5 BPM de Natal.

O Comandante da CPR de Mossoró, Coronel Alves, deixou o cargo para assumir o Comando de Policiamento Metropolitano. Também deixou Mossoró o Tenente Coronel Eliezer.

Na 2 CPM de Angicos, unidade pertencente ao Batalhão de Assú, o Capitão Alex Sandro assumiu no lugar do Capitão Marcones, que foi para Canguaretama.

Ainda haverá uma readequação no comando de várias Unidades do Estado no decorre do ano, com a promoção de alguns oficiais.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Capitão Brilhante realiza a maior apreensão de crack de Apodi e região



Momento em que a viatura chegava a delegacia


 

Quantidade de droga: 1,020Kg 
de crack

 

Apodi – Por volta das 08:15hs da manhã de hoje (12), o capitão Inácio Brilhante juntamente com o Grupo Tático Operacional (GTO) e a Rádio Patrulha conseguiram prender em flagrante a pessoa de Sheila Naide Pereira Duarte, 32 anos, natural de Mossoró-RN, com a mesma foi apreendida uma das maiores quantidades de crack do município e da região ( 1kg e 20g de crack ). Já fazia um bom tempo que o capitão fazia o monitoramente de drogas no bairro Baixa do Caic e Lagoa Seca.

 

A droga seria distribuída a traficantes do município. A polícia já conseguiu prender dois suspeitos de
envolvimento com o crime. A população pode contribuir com as investigações fazendo denúncias através dos telefones 84 – 3333.2737 ou 190.

Nota: No mês passado o capitão Brilhante já havia apreendido no vale de Apodi 1k200g de maconha, ou seja, nos últimos 60 dias mais de 2kg de drogas foram apreendidos em nosso município. O trabalho continua . . .
 
Fonte: Sentinelas do Apodí

Comandante da ROCAM é baleado em Cidade Satélite

Major Marlon foi atingido nas costas, na noite desta terça-feira. Bandidos perceberam que ele era policial.

O comandante da Companhia Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), major Marlon de Góis, foi baleado na noite desta terça-feira (11), durante uma tentativa de roubo. O oficial foi atingido nas costas e levado ao Pronto Socorro Clovis Sarinho.

Durante a madrugada, Marlon passou por uma cirurgia e, de acordo com o hospital, já está bem. O crime aconteceu no fim da noite de ontem, quando o comandante da Rocam estava com amigos, em uma casa na Cidade Satélite.

Dois homens teriam ido até o local para roubar e acabaram percebendo que Marlon de Góis era uma policial. Com isso, eles atiraram contra o oficial. Logo em seguida, a dupla fugiu em um carro identificado até o momento como um Santana branco.

Vários policiais se deslocaram para a área e realizaram buscas, mas até o momento nenhum suspeito foi encontrado. O oficial baleado está a frente da Rocam desde o ano de 2007.
 
Fonte: Sd Glaúcia

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Dupla mata policial militar em Baia Formosa

Um policial militar identificado como Anderson de Araújo Cantalice, de 27 anos, morreu na manhã desta terça-feira (11), por volta das 10h30, durante uma ação no município de Baía Formosa. O soldado foi atingido por dois disparos na cabeça no momento em que fazia uma abordagem de rotina em dois suspeitos. O policial Hacen Tléver Alexandre Tavares Lopes, de 34, que acompanhava Anderson na ação, também foi ferido com um tiro no pescoço, mas não corre risco de morte.


Policial militar foi morto por dupla enquanto realizava abordagem de rotina em uma cigarreira de Baía Formosa
Júnior Santos

Policial militar foi morto por dupla enquanto realizava abordagem de rotina em uma cigarreira de Baía FormosaDe acordo com informações preliminares, os dois policiais planejavam realizar uma identificação de rotina nos suspeitos, que estavam sentados numa cigarreira próxima à Prefeitura da cidade. No momento da abordagem, entretanto, foram surpreendidos pela reação dos bandidos, que estavam armados e abriram fogo. Além de vitimar e ferir os policiais, os disparos também atingiram a perna de um dono de bar que assistia a cena do outro lado da rua.

Após o tiroteio a dupla fugiu a bordo de uma motocicleta prateada de modelo Titan, levando as duas armas dos policiais. Neste momento, a polícia está diligência à procura dos homens. Iformações dão conta de que antes de atirar um deles teria revelado ser natural da cidade de Mamanguape (PB), portanto, as buscas se concentram nesta região, bem como nas proximidades do município de Canguaretama.

Policiais estão em diligência no município paraibano de Mamanguape
Júnior Santos

Policiais estão em diligência no município paraibano de MamanguapeO dono da cigarreira Carlúcio de Souza, que assistiu ao crime, disse à polícia que os suspeitos eram de estatura baixa e que trajavam camiseta, bermuda e boné. No local, equipes da Polícia Federal e da Divisão de Combate ao Crime Organizado (Deicor) já trabalham para identificar os suspeitos.

Fonte: Tribuna do Norte

Assaltantes matam dois policiais militares em Baia Formosa


Dois policiais militares morreram na manhã desta terça-feira (11), durante ação em Baía Formosa. De acordo com informações preliminares, dois homens tentaram assaltar uma agência dos Correios na cidade e, quando saíam do local, dois policiais em uma viatura tentaram realizar a prisão. No entanto, os bandidos reagiram e alvejaram os dois PMs.

Os criminosos estavam em uma motocicleta e possivelmente armados com pistolas. Na reação, os assaltantes mataram um policial militar ainda no local e feriram gravemente o outro, que não resistiu aos ferimentos e morreu quando era socorrido. Ainda não há confirmação sobre os nomes dos policiais.

A abordagem foi efetuada pelos policiais militares próximo à Prefeitura de Baía Formosa por volta das 10h45.

Fonte: Tribuna do Norte

domingo, 9 de janeiro de 2011

Policiais comandam grupos de extermínio em todo o país


Vigilantes contratados por grupos de extermínio, comandados por policiais. Mortes em série de adolescentes na tríplice fronteira. Execuções sumárias de homossexuais no Nordeste do país. Omissão de investigadores diante de mães desesperadas. O retrato da violação de direitos humanos, escondido sob inquéritos nebulosos ou inacessíveis até mesmo ao Ministério Público, fica estampado por centenas de denúncias que chegaram nos últimos três anos à Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, revela reportagem publicada na edição do GLOBO deste domingo.

Em pelo menos seis estados - Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Goiás, Mato Grosso e São Paulo -, a existência de grupos de extermínio está caracterizada, de acordo com o ouvidor Fermino Fecchio Filho.

Catalogadas em Brasília, as denúncias de brasileiros sem rosto conhecido ou notícias que se perdem no turbilhão de casos de omissão ou abuso de autoridade levaram o ouvidor a concluir que os grupos de extermínio estão disseminados pelo país.

Segundo ele, as violações aos direitos humanos são alimentadas por duas falhas estruturais do sistema: a negligência do Judiciário e o corporativismo policial.

---- Grupo de extermínio é geral, é no Brasil inteiro. Não tem grupo de extermínio se não tem polícia envolvida. O que mais choca são os autos de resistência, seguida de morte. Você não tem laudo de local, não tem laudo de balística. A maior causa mortis é a caminho do hospital, mas ele já está morto. Quando você consegue um laudo, vê que são pessoas que morreram com 12, 20 tiros. Que socorro foram prestar? Foram desmanchar o local do crime --- afirma o ouvidor.


Fonte: Blog do Noblat
 
Retirado do blog: Cabo Heronides

Homicídio no bairro Vertentes em Assú



















Local do crime no Bairro Vertentes Assu

Hoje(08/01) por volta das 22:00hs; aconteceu um homicídio no Bairro Vertentes, foi alvejado com vários tiros o adolescente Luiz Felipe Alves do Nascimento, 16 anos residente na rua dos Poetas, 167 Vertentes, o mesmo foi socorrido para o hospital regional onde já chegou sem vida, Felipe estava em Natal com sua mãe e teria chegado em Assu na tarde de hoje
Até o momento não se sabe o motivo do crime, a polícia  faz diligências para tentar capturar o elemento que teria praticado tal ato.
 
Fonte: Coelho Fatos e Notícias

sábado, 8 de janeiro de 2011

JUSTIÇA IMPEDE NOVOS PRESOS NO CDP DE ASSU




O Juiz da  1ª Vara Cível de Assu, Diego de Almeida Cabral, determinou que o Centro de Detenção Provisória de Assu (CDP) não recebesse mais nenhum preso novo. Com a decisão, até mesmo as permutas estão suspensas. Essa medida vem atender parte dos pedidos do Ministério Público na Ação Civil Pública nº 0002264-03.2010.8.20.0100, que investiga a falta de condição sanitária, de segurança e de respeito aos direitos fundamentais dos presos. O CDP conta com apenas cinco celas, mas os problemas identificados pelo Promotor de Justiça Alexandre Frazão são vários: falta de uma espaço seguro para o banho de sol; presos provisórios e definitivos acomodados no mesmo local; visitas íntimas dos presos acontecendo  dentro das celas; e infecções urinárias e estomacais que acometeram todos os presos no mês de agosto de 2010. Essas questões foram avaliadas também pela Fundação Guimarães Duque, que concluiu a inadequação das celas às exigências do art. 88 da Lei n. 7.210/1984. Na sua decisão o Juiz explica os motivos que levaram a atua situação existente do CDP: “na verdade, pressionado pela necessidade de retirar os presos provisórios das carceragens das Delegacias de Polícia do Estado, o ente estatal resolveu “criar” centros de detenção provisórias e instalá-los nas mesmas dependências onde funcionavam as Delegacias de Polícia. Vale dizer, surgiram centros de detenções provisórias sem que fosse colocado em pé um único tijolo para a construção de edifícios próprios e adequados. O resultado disto é que, em muitos lugares, as Delegacias de Policia funcionam ao lado, diga-se melhor, parede com parede, de Centros de Detenção Provisória.”.

A notícia policial em tempo real

Fonte: Jarbas Rocha

Violência na zona rural de Upanema - Agricultor é vítima de emboscada

Um agricultor foi morto em uma emboscada por volta das 7 horas da noite de sexta feira 07 de janeiro de 2011, no assentamento são Geraldo na região da comunidade palheiro 3, zona rural de Upanema.
"Edivaldo Galdino da Silva", 

25 anos de idade morador da comunidade, trafegava de moto com seu irmão conhecido com "Osvaldo Galdino da Silva", quando foram parados por dois elementos que estavam em outra motocicleta, armados de escopeta calibre 12.
.
Segundo informações de Osvaldo, no momento em que foram abordados ele efetuou dois disparos contra um dos elementos que estava com a escopeta 12, fazendo com que ele saísse correndo, enquanto seu irmão estava em luta corporal com o outro elemento.
.
O Revolver que Osvaldo conduzia, só tinha duas balas que foram deflagradas contra um dos indivíduos.
.
Osvaldo fugiu pelo matagal  deixando seu irmão lutando para não morrer. Quando percebeu Edivaldo estava caido e morto com pelo menos 3 disparos de escopeta calibre 12, na cabeça, deixando o mesmo irreconhecível.
.
A Policia colheu informações no local que os irmãos espalhavam o terror nas comunidades rurais da região e que há pouco mais de 4 meses os dois mataram o lider comunitário do assentamento, com um disparo de escopeta na cabeça. O crime ainda está sendo investigado e os irmãos não chegaram a ser presos.
.
Uma guarnição da policia militar de Upanema comandada pelo Cb Cosmo e os Pm's Gilmar e Juscelino fez o isolamento do local até a chegada da equipe do itep, que conduziu o corpo de Edivaldo para a sede do Instituto em mossoró para os trabalhos de necropsia enquanto o seu irmão foi conduzido para a delegacia de plantão em mossoró para ser ouvido em depoimento, pelo Bacharel Edvan Queiroz, delegado de plantão.



Fonte: O Câmera

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Governo proíbe tiro de advertência para Força Nacional, PF e PRF

O Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República editaram uma portaria interministerial com novas diretrizes sobre uso da força e de armas de fogo por parte das polícias da União, compostas pela Força Nacional de Segurança, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e agentes penitenciários federais. A medida entrou em vigor nesta segunda-feira (3), quando foi publicada no Diário Oficial da União. O objetivo é tentar reduzir o número de mortes em ações policiais.

O documento não vale para as corporações estaduais e municipais, como as polícias civil e militar e as guardas civis. Segundo Isabel Figueiredo, assessora do Ministério da Justiça e integrante do grupo de trabalho que redigiu o texto da portaria, estas unidades de polícia receberam a sugestão de implementar as diretrizes. "As próprias forças policiais têm dúvidas sobre os tipos de armas a serem usados em determinadas situações inesperadas, que fazem parte da rotina deles. Quanto mais normatização do uso de arma, mais seguro o policial se sente."

Entre as principais mudanças na conduta policial está a proibição do tiro de advertência e de atirar contra pessoas que esteja em fuga e desarmada, mesmo que esteja de posse de arma de menor potencial de risco. O disparo de arma contra veículos que tenham furado um bloqueio policial está proibido. O ato de apontar arma durante uma abordagem deve ser criteriosa.

Atirar contra uma pessoa só será autorizado em caso de legítima defesa própria ou de terceiros. De acordo com o texto da portaria, o uso da força deverá obedecer aos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência.

Para isso, o uso de armas não-letais como gás de pimenta, bastões Tonfa, coletes à prova de bala e pistolas Taser (que emitem ondas T, semelhantes às ondas cerebrais) serão incentivadas no país.

Intercâmbio federal, estadual e municipal
"Representantes das polícias da União e de agentes de segurança dos municípios e dos estados participaram das consulta do grupo de trabalho realizado em um ano de pesquisa. Quatorze estados participaram da confecção do texto da diretriz. O que é importante é que o governo Federal não pode, por portaria, disciplinar os entes federados ou trazer uma obrigação para as polícias do estados e para as guardas municipais por meio de uma portaria. Isso só pode ser feito por força de uma lei", disse Isabel.

"O que a portaria traz, em seu artigo 3º, mecanismos para estimular e monitorar iniciativas que tenham o objetivo de implementar essas diretrizes. Como o texto foi feito com base na oitiva das polícias dos estados e das forças municipais, o Ministério da Justiça já percebe uma iniciativa de adesão desses agentes de segurança", afirmou a assessora do ministério. " A adesão dos estados e municípios pode ocorrer, sem obrigatoriedade, e isso será bem aceito", disse Isabel.

Padrão internacional
O texto foi baseado no Código de Conduta para Funcionários Responsáveis pela Aplicação das Leis, adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU), de 1979, e também nos princípios do uso da força e de arma de fogo na prevenção do crime e tratamento de delinquentes, adotado no Congresso das Nações Unidas em Havana, em Cuba, em 1999.

A diretriz ainda obriga o agente de segurança pública a portar dois instrumentos de menor poder ofensivo e equipamentos de proteção, mesmo que não esteja portando arma de fogo. O texto também trata da conduta das forças de segurança caso seus próprios agentes ou terceiros sejam feridos. "A redução da letalidade em ações policiais é uma preocupação não só das polícias do Brasil, isso é uma realidade no mundo todo. Há uma preocupação não só com a letalidade dos civis, mas como dos agentes de segurança", disse Isabel.

Para adequação das corporações, foi estipulado prazo de 90 dias para as polícias da União atualizarem os procedimentos operacionais e os processos de formação e treinamento. Além disso, elas terão 60 dias para normatizar e disciplinar o uso da força dos agentes. O monitoramento da letalidade será obrigatório. A portaria ainda estipulou prazo de 60 dias para que as corporações proponham medidas para implementação das diretrizes.

Blog Abordagem Policial
Em meio a artigos relevantes e algumas obviedades, certas passagens são dignas de realce, como:
Art. 8. Todo agente de segurança pública que, em razão da sua função, possa vir a se envolver em situações de uso da força, deverá portar no mínimo 2 (dois) instrumentos de menor potencial ofensivo e equipamentos de proteção necessários à atuação específica, independentemente de portar ou não arma de fogo.
Há quem já siga tal premissa por decisão própria, a Portaria aparenta ter a intenção de obrigar as polícias a adotar tal procedimento em sua plenitude, o que seria bem interessante do ponto de vista técnico, porém esbarrando em dificuldades como a carência de meios ou ainda a resistência de parte dos agentes quanto ao porte de tais dispositivos.
Art. 11. h. afastar temporariamente do serviço operacional, para avaliação psicológica e redução do estresse, os agentes de segurança pública envolvidos diretamente em ocorrências com resultado letal.
Do ponto de vista dos cuidados com os recursos humanos é uma medida interessante, apesar de soar como constrangimento para alguns, e de possivelmente gerar desfalques incômodos nos parcos efetivos de diversas unidades.
Art. 14. As atividades de treinamento fazem parte do trabalho rotineiro do agente de segurança pública e não deverão ser realizadas em seu horário de folga, de maneira a serem preservados os períodos de descanso, lazer e convivência sócio-familiar.
Medida justa e necessária, evidenciando o caráter de serviço das instruções, que devem ser contabilizadas como trabalho na carga horária do policial. Em sendo necessário, meios de compensação como folga ou pagamento de hora extra podem ser viáveis.

A Portaria é curta e objetiva, apesar de repetir ditames que já deveriam ser do conhecimento de todos, como a proibição de disparo de advertência, disparo contra veículo que transponha bloqueio ou pessoa que esteja somente fugindo, ainda que armada, além de exigir critério para níveis mais elevados de abordagem, entre outras questões. Recomendável a leitura.

Tenha acesso a Portaria Interministerial Nº 4.426, de 31 de Dezembro de 2010 AQUI.

Fonte: G1 e Abordagem Policial

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

S-10 ABANDONADA É ENCONTRADA PRÓXIMO A CAMPO GRANDE

 Imagem ilustrativa

Policiais Militares da Rádio Patrulha de Campo Grande, encontraram agora a pouco uma caminhonete S-10 prata de placas MYB 9777 de Mossoró, que pode ter sido utilizada no homicídio em Caraúbas contra Antônio Amorim, a PM ainda não sabe se o veículo tem queixa de roubo e também se ela é adulterada, só um exame mais detalhado trará a certeza.

Nesse momento o GTO e a RP fazem uma varredura no local em busca de pistas que levem a polícia aos suspeitos.

Mais informações em instantes...

Homicídio na zona rural de Caraúbas

 
 
A poucos instantes ocorreu um crime de homicídio. Uma pessoa identificada até o momento como Antônio Amorim foi morta dentro de uma fazenda de propriedade de sua família na RN 117, a cerca de 5 km na saída de Caraúbas para Gov.Dix-Sept Rosado. Em instantes mais informações.
 
Fonte: O Câmera 

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Coronel Araújo permanece no camando da PM e Ronaldo Gomes assume a DEGEPOL



O secretário estadual de Segurança Pública, Aldair Rocha, confirmou há pouco em entrevista coletiva na sede da Governadoria os nomes para ocupar os cargos de
Comandante Geral da Polícia Militar, que continua o coronel Francisco Araújo; do delegado geral de Polícia Civil, Ronaldo Gomes de Moraes; do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, o coronel Elizeu Lisboa Dantas, e para o cargo de diretor do Itep, assume o médico Elizeu de Medeiros.

Fonte: Tribuna do Norte 
Foto: Blog da Sd Gláucia

Uso de armas por policiais sofre restrições

Principais alterações são o fim dos chamados tiros de advertência e a proibição de que policiais atirem em carros que furarem blitze e em pessoas que estejam fugindo da polícia


Foi publicada nesta segunda-feira (3) no Diário Oficial da União uma portaria que regula o uso da força por policiais civis, militares e federais. As principais alterações são o fim dos chamados tiros de advertência e a proibição de que policiais atirem em carros que furarem blitze e em pessoas que estejam fugindo da polícia.

O documento também determina que os policiais não apontem armas para cidadãos durante abordagens nas ruas. Os disparos só serão tolerados, segundo o governo, se houver ameaça real de lesão ou morte.

A portaria foi feita em conjunto pelo Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. As polícias de todo o país terão três meses para se adequar às regras.

Fonte: http://jornal.jurid.com.br

Do blog GTO Assú:

Como será que um policial deverá abordar um bando de criminosos armados agora?

Será que o imediatismo irá sempre prevalecer nas decisões contra o trabalho policial?

Isso se deve a omissão de anos dos nossos gestores com o treinamento dos policiais, agora estão querendo jogar a sujeira pra debaixo do tapete como sempre fizeram.  É claro que as abordagens devem respeitar a proporcionalidade  e os direitos homanos e sempre haver bom senso, mas quem deve decidir isso é quem trabalha na rua no dia-a-dia e não quem está dentro de um gabinete.