sábado, 31 de dezembro de 2011

Quatro PMs do 10º BPM morreram no ano de 2011

Um ano difícil para o 10º Batalhão de Policia Militar, 4 policiais militares morreram inesperadamente neste ano de 2011. 

O primeiro foi o Cabo Martins, da 3ª CPM de Campo Grande, onde o mesmo sofreu um acidente na viatura de Janduís próximo a cidade de Campo Grande. Após alguns dias internado, ele faleceu de infecção generalizada. 

O segundo o Soldado Luciano, da 2ª CPM de Angicos, que teve um infarto na cidade de Jucurutu e veio a óbto em Natal. 


O terceiro caso foi o Soldado Moura (foto), que trabalhava internamente no 10º BPM. Ele foi vítima de três bandidos na cidade de Canindé-CE, após uma discussão, um dos bandidos o atacou com uma estaca e o matou pelas costas. Dois dos bandidos estão presos, apenas o menor de idade encontra-se solto. 


O quarto policial morto foi o Soldado Rômulo (foto), que pertencia a Força Tática, recem criada na cidade de Assú. Ele foi vítima de um disparo de arma de fogo após uma suposta discussão com um bandido chamado ELISEU FONSECA. O Bandido ainda está foragido.

As buscas continuam e só irão parar quando o bandido for preso


De acordo com o Major Marinho, Comandante do 10º BPM de Assú, as buscas ao único acusado de matar o Soldado Rômulo e de ter baleado o Soldado Cavalcante, só irão parar quando o suspeito for preso. Isso sem prejudicar o policiamento da cidade, pois vários policiais, mesmo de folga estão empenhados na captura do elemento.

Todos os dias chegam várias informações sobre o paradeiro do bandido, porém ele ainda não foi capturado. Recentemente em uma operação, policiais do GTO de Assú identificaram um de seus esconderijos na zona rural do município. 

O GTO irá disponibilizar um número de telefonte, onde quem quiser dá algum tipo de informação, basta ligar anônimamente e repassar alguma coisa que possa levar a prisão do bandido.

Mossoró - Quadrilha faz arrastão em posto de combustíveis na BR-304

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações do blog O Câmera

Quatro bandidos assaltaram um posto de combustíveis localizado na BR-304, na noite dessa sexta-feira (30). O local fica cerca  de 300 metros do posto da Polícia Rodoviária Federal, na saída para Natal. A informação é do blog O Câmera.

De acordo com o blog, quatro assaltantes chegaram ao posto e anunciaram o roubo. Eles renderam funcionários e clientes, efetuaram um disparo de arma de fogo e exigiu que todos se deitassem no chão.

Os bandidos conseguiram levar dinheiro e objetos pessoais dos clientes, que compareceram a delegacia de plantão para prestar queixa.

A polícia ainda não conseguiu localizar os acusados.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Governadora Rosalba Ciarlini nomeia 87 novos policiais civis

A governadora Rosalba Ciarlini confirmou nesta sexta-feira (30) a nomeação de 87 novos policiais civis. Serão 12 delegados, 13 escrivães e 62 agentes que vão integrar o efetivo no interior do Rio Grande do Norte. A nomeação será publicada na edição deste sábado (31), do Diário Oficial do Estado (DOE).

Os servidores assumirão nas vagas disponíveis em todo o estado, atendendo a demanda de reforço policial. Receberão reforço no efetivo as comarcas de Lajes, Baraúnas, Mossoró, Assú, Jucurutu, São Miguel, Pedro Avelino, São José Do Campestre, Santo Antônio, Caraúbas, Marcelino Vieira, Tangará e Natal.

Os novos policiais civis foram nomeados em observância aos critérios da Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece que novas contratações podem ser feitas em caso de falecimento ou aposentadoria dos servidores.

Clique aqui para acessar a lista com o nome dos novos policiais civis.

Fonte: Governo do Estado

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

DO’s do Carnatal não saem e segurança no Réveillon e na Operação Verão pode ser prejudicada

Promessa feita. Promessa não cumprida.

Os 1.200 policiais e bombeiros militares que trabalharam no Carnatal ainda não receberam as Diárias Operacionais (DO’s).

Cada diária é de R$ 50.

As DO’s eram para serem pagas logo após o Carnatal. Não foram e a governadora Rosalba Ciarlini garantiu o pagamento junto aos salários de dezembro.

Salários que saíram nesta quinta-feira (29) sem as DO’s. Revolta geral.

Presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM, o Cabo Jeoás diz que “a categoria muito descontente”.

Como as DO’s são para serviço extra para policial em folga, não obrigatória, alerta que “prejudicará a segurança no Réveillon e da Operação Verão, já que os policiais não estão se disponibilizando a trabalhar no horário de folga, em que poderiam descansar ou estar com sua família, sem receber”. 

Fonte: Tribuna do Norte

Assalto aos Correios de Paraú

Os Correios da cidade de Paraú foi alvo de bandidos na manhã de hoje (29/12/2011), quando dois bandidos invadiram a agência e anunciaram o roubo.

 Várias viaturas da região estão tentando localizar os bandidos e mais informações serão postadas em breve...

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

PRESO COMETE SUICÍDIO COM ARMA DE POLICIAL NA DELEGACIA DE POLÍCIA DE OLHO D'ÁGUA DO BORGES


Na manhã desta terça-feira, 27/12, o preso GLADSTONE VICENTE DE PAIVA, mais conhecido por TONY MOTOTAXISTA, 37 anos de idade, natural de Almino Afonso-RN, cometeu suicídio no interior da Delegacia de Polícia de Olho D'Água do Borges-RN com a arma do policial militar que se encontrava de serviço. 
 
O fato se deu no momento em que o Cabo PM ALVES retirou o preso da cela para fazer a faxina no interior da delegacia e num momento de distração do policial, o preso pegou sua arma que se encontrava no alojamento dos policiais e atirou contra sua cabeça, cometendo suicídio. 
 
GLADSTONE estava preso desde setembro deste ano quando foi preso em flagrante delito na cidade de Umarizal por ter tentado matar outro mototaxista.  

Foto: Umarizal News 
Fonte: Patu News

sábado, 24 de dezembro de 2011

O ALISTAMENTO DO SOLDADO LUIZ GONZAGA

Antigamente, como não existia concurso para ingresso e nem curso de formação na PM-RN a “contratação” de novos homens se dava mediante alistamento.

E exatamente no boletim do dia 31 de outubro de 1935 podemos observar o alistamento de Luiz Gonzaga, que como soldado de número 1075 passou a integrar a Companhia de Metralhadoras. Convém esclarecer que na mesma data ocorreram dezenas de outros alistamentos de soldados na Corporação.
Conforme relatado na postagem imediatamente anterior, Luiz Gonzaga é considerado um dos maiores heróis da PM-RN, pois foi morto no dia 24 de novembro de 1935, quando combatia  heroicamente na defesa do seu quartel, por ocasião do levante comunista que rebentou neste Estado.

Uma pequena distorção podemos constatar quanto ao seu nome completo e número de guerra. No alistamento do herói consta o seu nome como apenas Luiz Gonzaga e o número 1075. Já na promoção ao posto de cabo e exclusão do estado efetivo seu número foi lançado como 1076. E na promoção ao posto de 3º Sargento, ocorrida em 1954 o seu nome foi publicado como Luiz Gonzaga de Souza. Mas isto são apenas pequenos detalhes.
Cabeçalho da folha do boletim que publicou o alistamento de
Luiz Gonzaga.  Observe a rubrica do comandante Luiz Júlio.

 
Fonte: Blog do Coronel Ângelo

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Denúncia leva GTO do 10º BPM em um dos esconderijos do bandido que matou o Sd Rômulo



Na madrugada de hoje (23/12), policiais militares do GTO (Grupo Tático Operacional) do 10º BPM foram verificar uma denúncia que dava conta de que o bandido conhecido por ELISEU FONSECA, estaria em uma fazenda (FOTO) na Comunidade do Cruzeiro, zona rural de Assú. 

Cerca de 15 militares participaram da operação juntamente com o Oficial de Serviço da Unidade e encontraram vários vestígios da passagem do criminoso, que é o principal acusado da morte do Soldado Rômulo e de ter baleado o Soldado Cavalcante, há cerca de 60 dias. As investigações continuam por parte dos policiais militares no intuito de localizar e prender o suspeito, que possui Mandado de Prisão expedido pela Justiça de Assú. 

Na operação os policiais do GTO disseram que com toda a certeza que ele esteve escondido naquela fazenda, porém a informação não chegou a tempo e o bandido conseguiu fugir para outro local. Com essa missão, a Polícia Militar está fechando o cerco ao foragido, que está vivendo as custas de ajuda de familiares, se escondendo no entorno da cidade e em locais de difícil acesso. 

Qualquer informação concreta que leve a PM a chegar no acusado, basta ligar para o 190, escrever um comentário no blog ou ainda deixar um número de telefone para contato, o valor da recompensa é de R$ 3.000,00.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Corregedoria investiga irregularidades em gestão de delegado

Por Paulo de Sousa, do Diário de Natal
 
O delegado regional da cidade Macau, Antônio Pinto, passará a ser investigado por possível irregularidades na aplicação de verbas públicas no ano de 2005. Segundo o corregedor geral de Polícia, Francisco de Sales Felipe, o alvo da apuração são relatórios administrativos irregulares assinados pelo servidor. O delegado nega irregularidades. As investigações foram determinadas por portaria assinada pelo corregedor geral e publicada nesta quarta-feira (21)  no Diário Oficial do Estado (DOE).

O texto do documento afirma que a apuração deve a existência de “indícios de aplicação irregular de dinheiro público, lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio estadual, referentes às verbas oriundas dos convênios celebrados entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (5ª Delegacia Regional de Polícia) e a Prefeitura Municipal de Macau, fatos estes ocorridos no citado município, no ano de 2005, nos termos do relatório do PAD nº 009/2008, cujo teor aponta indícios de ilícitos administrativos, em tese, praticados pelo referido servidor”.

Antônio Pinto, por sua vez, garante que não houve qualquer irregularidade durante a sua gestão naquele ano. Responsável pela delegacia de Macau desde 2009, ele afirma que em 2005, quando também foi titular daquela regional, expediu relatórios regularmente. Ele explica que durante os anos de 2006 e 2008, não estava à frente da regional e não pode responder por atos administrativos da unidade nesse período.

Leia a notícia completa na edição desta quinta-feira do Diário de Natal

Bombeiros e policiais militares cobram pagamento por serviço no Carnatal

Foto ilustrativa
 
 
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Os 1.200 policiais e bombeiros militares que trabalharam no Carnatal, durante quatro dias seguidos, prestando o serviço de Segurança Pública, garantido a segurança da festa e a diversão de todos os foliões, ainda estão sem receber as diárias operacionais pelo serviço prestado. Cada diária operacional é R$ 50. A informação foi passada pela Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN.

De acordo com a associação, passados 15 dias do evento o Governo do Estado não há nem previsão de pagamento das diárias operacionais que deveriam ter sido pagas logo apos o evento. Em audiência com o Comandante do Policiamento Metropolitano, Cel Alves, na semana passada, foi dito que o Governo do Estado pagaria primeiro o 13º salário e somente depois efetuaria o pagamento das diárias operacionais do Carnatal, mas informações extraoficiais dão conta que não existe nenhuma previsão de pagamento.

“Solicitamos providências do Governo do Estado que tenha responsabilidade e compromisso com os policiais militares que diuturnamente trabalham em prol da sociedade potiguar. O evento teve destaque na imprensa local e nacional como o mais seguro de todo Brasil, isso graças a competência do nosso trabalho. Dessa forma não teremos nenhum voluntário disposto a dar serviço extra durante a Operação Verão?”, afirma o Cabo Jeoás, presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Governo do RN não paga diárias dos PM e Choque retira viaturas de Caraúbas


A Governadora Rosalba Ciarlini não pagou as diárias e os policiais militares decidiram não mais reforçar a segurança de Caraúbas. O Governo do Estado no discurso diz que vai ampliar o serviço de segurança no RN, mas na prática revela outro cenário, que se observado mais de perto, parece que vai mentir.

Se no discurso diz que vai ampliar os serviços de segurança na prática a governadora cortou mais de 22% do orçamento para 2012 e aumentou em 120% para publicidade. Se vai investir tanto em publicidade e 22% a menos do que foi investido em 2011, então fica claro que a governadora Rosalba Ciarlini mentir mais e trabalhar menos.


No caso especial de Caraúbas, chega ser absurda a idéia de tirar o reforço policial. A cidade tem 20 mil habitantes, presídio superlotado, bancos e comércio forte. Além disto, Caraúbas é rota de outras nove cidades da região e recentemente vivenciou cenas de terrorismo, com bandidos atirando e matando pessoas em via pública.


Além de não ter PM na segurança ostensiva, Caraúbas também não tem polícia judiciária. A delegacia não tem delegado e escrivão. Apenas um agente civil cuida da delegacia. Ontem, uma equipe de PMs foi se revezar com outra em Natal para continuar o trabalho em Caraúbas. Só que as diárias não foram pagas e a outra equipe não veio. Caraúbas é especial e o governo sabe disto. O Ministério Público Estadual deve reagir a este absurdo. O Poder Judiciário certamente vai adotar medidas.

Fonte: Retratos do Oeste - Cesar Alves
Retirado do blog Sentinelas do Apodí

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Justiça recebe denúncia do MPF e afasta delegado da Polícia Federal


A Justiça Federal recebeu a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal em Mossoró contra o delegado da Polícia Federal Adauto Gomes da Silva Júnior e determinou o seu afastamento imediato do cargo. Além de ficar afastado das funções que exerce na Polícia Federal em Natal, o delegado não terá direito ao recebimento dos proventos.

O delegado é acusado de violação do sigilo funcional e colaboração com o tráfico de drogas. As investigações realizadas pela própria Polícia Federal dão conta de que em março de 2010, durante a Operação Serra Negra, deflagrada em Mossoró, o delegado repassou informações sigilosas, que teve acesso em razão do cargo que ocupava. O fato causou prejuízos à operação, que buscava desarticular organização criminosa voltada ao tráfico de drogas na região.

No dia 15 de março do ano passado, enquanto os agentes da Polícia Federal monitoravam as ligações telefônicas dos envolvidos na Operação Serra Negra, detectaram a ligação de Karlla Micaelly Fernandes da Silva para o investigado Ikaro Mikael da Silva Jácome. No telefonema, ela informou que teria recebido informações de um “amigo” dizendo que a Polícia iria fazer “um raio x em tudo”. Com base em tais dados, a Polícia solicitou à Justiça a quebra do sigilo das comunicações telefônicas de Karla Micaelly, com o objetivo de descobrir quem seria o suposto “amigo”.

Das informações obtidas com a quebra do sigilo, os policiais federais observaram que, minutos antes de realizar chamadas para Ikaro Jácome, Karlla Micaelly recebeu um telefonema de determinado número. As investigações verificaram várias outros contatos telefônicos com o mesmo celular, que consta no cadastro de informações dos servidores da Polícia Federal como sendo do delegado Adauto Gomes da Silva Júnior.

A denúncia do Ministério Público Federal destaca que, em 15 de março de 2010, o delegado estava em Mossoró, em razão de outra missão policial. Segundo depoimentos de policiais federais encarregados do acompanhamento das interceptações telefônicas, nesse dia, Adauto dirigiu-se ao Núcleo de Operações de Inteligência Polícial da PF em Mossoró, e passou a fazer perguntas sobre Ikaro Jácome. Minutos mais tarde, o referido investigado tomaria conhecimento de que uma operação policial estava em curso na cidade de Mossoró e que ele seria um dos alvos.

Os policiais federais ouvidos pelo MPF, bem como o delegado responsável pela Operação Serra Negra, foram unânimes em afirmar que a conduta do denunciado trouxe danos à operação. O investigado Ikaro Jácome passou a utilizar outros números de telefone de celular, diminuindo a quantidade de conversas mantidas por telefone com seus sócios no tráfico, dificultando as investigações.

Em depoimento, Karlla Micaelly Fernandes da Silva admitiu expressamente ter sido avisada por Adauto Gomes de que haveria uma operação policial para reprimir o tráfico de drogas na cidade. Admitiu ainda ter conversado com Ikaro Michael logo após o telefonema do delegado, orientado-o a se desfazer do chip do telefone. Para os procuradores da República em Mossoró que assinam a denuncia, Adauto Gomes da Silva Júnior, valendo-se da condição de delegado de polícia federal, teve acesso a informações sigilosas relativas à Operação Serra Negra e repassou essas informações por telefone na tarde do dia 15 de março de 2010. Dessa forma, colaborou como informante de organização destinada à prática dos crimes previstos na lei de tóxicos.

Diante da gravidade dos fatos, o MPF chegou a pedir a prisão preventiva de Adauto Gomes, tendo sido negada pela Justiça Federal, que determinou o afastamento da função de delegado. 

Assessoria de Comunicação da Procuradoria da República no RN

Via: Sidney Silva

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Atenção!!! Esse bandido pode estar de barba e ter pintado o cabelo


Obs.: O bandido acima, matou o Soldado Rômulo e baleou o Soldado Cavalcante na cidade de Assú, ele pode está usando barba e ter pintado o cabelo. Qualquer informação que leve a PM a chegar nesse marginal, podem ligar para os telefones (84) 3331-6518 do 10º BPM, (84) 8703-7440, (84) 3316-2692 da APRAM ou ainda digitar um cometário no blog. Para quem tiver interesse na recompensa de R$ 3.000,00 deixe um telefone de contato que uma equipe do 10º BPM irá lhe procurar e assim que o acusado for pego o dinheiro será pago. 

As buscas só acabam quando o bandido for pego.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

POLICIAIS DO NORE RECUPERAM MOTO TOMADA DE ASSALTO 20 MINUTOS APÓS O CRIME

Na noite de ontem 14 de dezembro, por volta das 22:50h os agentes do NORE de Assú recuperaram a moto Fan preta de placa MYY 2253 pertencente a Elson Oliveira de Lima.
 
A moto foi tomada de assalto na rua Dr. Luiz Antônio, mais precisamente a estrada que liga os bairros Cohab e Dom Elizeu, a moto estava escondida por trás de uma residência dentro de um matagal, possivelmente seria desmontada. 
 
Fonte: Focoelho

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

SUBSÍDIO APROVADO

Acaba de ser aprovado, à unanimidade, o Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre o subsídio dos militares do Estado, que chegou à Mesa Diretora no final da sessão dessa terça-feira (13). Na ocasião, o presidente da Casa, deputado Ricardo Motta, solicitou aos líderes partidários a dispensa de tramitação para que a matéria fosse votada nesta quarta (14).

O projeto estabelece o regime remuneratório para os Policiais Militares e Bombeiros Militares, a partir de reivindicação e consenso entre o comando das Corporações e as associações representativas dos praças e dos oficiais. A medida estipula o subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória.

O presidente da Casa, deputado Ricardo Motta, parabenizou os militares pelo espírito de união da categoria. Márcia Maia disse que toda a bancada do PSB votou favorável porque havia essa grande expectativa por parte destas categorias: “Esse é um anseio dos segmentos que fazem a segurança pública do RN. É uma conquista de todos vocês que merecem alcançar mais essa vitória”, disse a deputada. As galerias estavam repletas de servidores.

O líder governista, deputado Getúlio Rêgo, destacou o espírito público elevado dos policiais, que entenderam as dificuldades financeiras do Governo do Estado. “Em nome do governo, voto favorável e com muito prazer para dar a esse segmento um salário mais digno”, disse antes da votação.

De acordo com a mensagem governamental, a proposição entrará em vigor em julho do próximo ano, condicionada ao cumprimento das disposições estabelecidas na Lei Complementar nacional, a Lei de Responsabilidade Fiscal, quanto às despesas com pessoal do Poder Executivo.

DIÁRIO DE NATAL

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

SUBSÍDIO SERÁ VOTADO PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA NESTA QUARTA-FEIRA

A governadora Rosalba Ciarlini pediu pressa na apreciação do subsídio para a Polícia Corpo de Bombeiros Militares.

O presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, pediu aos líderes partidários a dispensa de tramitação da mensagem para que ela pudesse ser votada nesta quarta-feira (14).

A mensagem governamental Nº 031/2011, enviada pela governadora Rosalba Ciarlini, trata sobre os subsídios dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte.

Tendo por objetivo estabelecer o regime remuneratório de subsídio para os militares estaduais, isto é, Policiais Militares e Bombeiros Militares, a partir de reivindicação e consenso entre o Comando das Corporações e as Associações representativas dos praças e dos oficiais. 
 
Fonte: Cabo Heronides

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Suspeito é morto pela polícia após confronto na zona Oeste

Marco Carvalho - repórter

Um adolescente identificado como Ivisson Quirino de Araújo, de 17 anos de idade, foi morto após confronto com a Polícia Militar neste domingo (11). O jovem trocou tiros com a PM na zona Oeste de Natal e foi alvejado. Ele ainda foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Ivisson e outro jovem eram investigados por reagir a uma abordagem da PM na sexta-feira passada (9), quando fugiram trocando tiros com a guarnição.

As informações da ocorrência foram repassadas pelo tenente Roderick Guerra, do 9º Batalhão da PM - responsável pelo patrulhamento da região. Segundo ele, por volta das 15h da tarde de ontem, os dois suspeitos foram vistos em um motocicleta tipo Traxx. No momento da abordagem, eles tentaram fugir e dispararam contra os policiais militares, que revidaram.

Ivisson foi alvejado e o comparsa conseguiu fugir. Mesmo socorrido, o jovem morreu posteriormente. A PM permanece com as buscas na expectativa de encontra o jovem conhecido como "Wiliam do Detran".

Na sexta-feira passada, uma viatura do 9º Batalhão, ao dar início a uma abordagem, foi recebida a tiros e os autores dos disparos conseguiram escapar. O setor de inteligência da PM identificou dentre os autores como sendo Ivisson Quirino e "Wiliam do Detran". Para a Polícia Militar, os dois estariam portando armas e drogas e por isso não quiseram ser revistados

sábado, 10 de dezembro de 2011

Delegados regionais 'pedem pra sair'

Marco Carvalho e Roberto Lucena - repórteres

Os 10 delegados responsáveis pelas delegacias regionais do Rio Grande do Norte entregarão os cargos em virtude das deficiências na estrutura da segurança pública do Estado. A decisão será protocolada na próxima quarta-feira, 14, em reunião com o delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério Silva. Até o final do mês de janeiro de 2012, os homens deverão se ver livres dos cargos administrativos em que ocupam. A única possibilidade de a categoria rever a decisão é com a convocação integral dos aprovados em concurso no ano de 2009.

Aldair DantasDelegacia Regional de São Paulo do Potengi atende 15 municípios que somam 140 mil habitantesDelegacia Regional de São Paulo do Potengi atende 15 municípios que somam 140 mil habitantes

Sob responsabilidade de cada um dos delegados regionais estão a investigação de crimes ocorridos em 15, 16 e até mesmo 20 cidades do RN. A sobrecarga de trabalho começa a gerar indignação nos delegados, que se reuniram ontem para decidir medidas visando a melhoria do serviço prestado à população. Para a presidenta da Associação dos Delegados (Adepol), Ana Cláudia Saraiva, "não há mais condições de continuar assim".

A decisão pela entrega dos cargos foi deliberada ontem durante reunião na sede da Adepol, no bairro de Mãe Luíza - zona Leste de Natal. Como delegado regional é um cargo administrativo indicado pelo delegado-geral, há a possibilidade de pedir exoneração sem prejuízo legal. A protocolação da decisão ocorrerá na próxima quarta-feira durante reunião na Delegacia Geral de Polícia (Degepol).

A reivindicação da categoria é que haja a nomeação de mais de 50 delegados concursados para que eles ocupem, no mínimo, todas as sedes de comarca do Estado. O Rio Grande do Norte conta com 65 Comarcas, das quais apenas 24 contam com equipe da Polícia Civil.

O delegado Getúlio Medeiros, da 7ª DRP em Patu, esclarece que o problema da sobrecarga teve início quando houve a determinação para a Polícia Militar não mais realizar o papel da Polícia Civil, no registro e investigação de ocorrências. "Aceitamos o desafio em nome da segurança pública, pois disseram para a gente que logo haveria um concurso e as comarcas seriam ocupadas. Houve o concurso, só que os aprovados ainda não foram nomeados", disse Medeiros - responsável por 14 cidades. Ele classificou como "humanamente impossível" conduzir inquéritos em tantos municípios diferentes. "Chegamos ao nosso limite. Me senti enganado ao assumir o compromisso e não ver a contrapartida do governo em auxiliar a segurança pública".

Em situação similar, está o delegado Petrus Antonius Gomes Ferreira, da 9ª DRP em Santa Cruz. Responsável por 12 cidades, Petrus possui um agente e não há escrivão para auxiliá-lo na tarefa de polícia judiciária. "A estrutura da Polícia Civil nessas 12 cidades se resume a mim, o delegado. Estou sobrecarregado com a demanda do serviço", reclama Petrus Antonius.

Para a presidenta da Adepol, a decisão de deixar os cargos ocorre no sentido de pressionar a administração para melhorias na Polícia Civil. "Queremos a nomeação dos aprovados. Já deu para perceber que do jeito que está não pode continuar", afirmou.

Delegado responde por 15 municípios

"O bicho vai pegar". É com essa frase que um policial militar reage quando informado sobre a possibilidade dos delegados regionais entregarem seus postos. O PM, que não quis revelar sua identidade, é lotado no 3º Pelotão de Polícia Militar de São Paulo do Potengi. No município, distante 71 quilômetros de Natal e com quase 16 mil habitantes, apenas dois PMs fazem a segurança da população. Além disso, é lá onde funciona a 1ª Delegacia Regional do Rio Grande do Norte. No prédio de dois pavimentos, os policiais civis dividem o espaço com 47 presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) que existe no local. O titular da Delegacia, Otacílio Medeiros, responde por 15 municípios e, assim como os demais delegados regionais, quer entregar o cargo próxima semana.

Segundo o delegado, a segurança pública no interior do Estado vive num "mundo de ilusões". "Eu faço de conta que sou delegado dos 15 municípios e todos fazem de conta que existe polícia judiciária no interior", disse por telefone. Somando a população de todas as cidades que Otacílio deve prestar assistência, chegamos à marca de 143.797 habitantes. Para o trabalho de investigação e elucidação dos crimes, o delegado conta com a ajuda de 14 homens e apenas  duas viaturas. "É humanamente impossível trabalhar nessas condições. São cinco sedes de comarca que tenho que dar conta", afirmou.

O prédio da 1ª Delegacia Regional (DR) está localizado logo na entrada de São Paulo do Potengi. Por fora, é possível notar marcas de descuido com o bem público. Paredes sujas, rachadas e mofadas dão ao local um aspecto de abandono. Animais abandonados rondam o prédio. Por trás da delegacia, no quintal, uma criação de bodes convive com a sujeira ocasionada pela falta de limpeza e manutenção do sistema de esgoto. No térreo, funciona o CDP. À direita, ainda do lado de fora, uma escada dá acesso às instalações da DR. Nas paredes internas, mais mofo. O único computador no local estava coberto de poeira, assim como o balcão onde os agentes trabalham. Não existem cadeiras para acomodar quem chega para prestar queixa. O policial civil que estava na delegacia na tarde de ontem não quis se identificar e preferiu não dar informações. "Quem sabe as coisas aqui é o delegado. Não sei dizer nada não", disse o servidor que não autorizou a equipe de reportagem fotografar as instalações internas.

O agente não soube dizer quantos Boletins de Ocorrência (BO's) foram registrados este ano, mas informou que há documentos de pessoas provenientes de municípios de toda região. "Vem gente de todo lugar para prestar queixa aqui na delegacia. Desde perda de documento, a crimes mesmo", relatou.

Para tentar otimizar o tempo, o delegado Otacílio Medeiros afirmou que elegeu as cidades mais importantes para visitar pelo menos uma vez por semana. Em São Paulo do Potengi, o delegado vai às segundas e quartas. Em São Tomé, as visitas acontecem às terças. Nas quintas-feiras, Lajes é o município visitado. "Aí ainda tem a comarca de Bom Jesus e de Tangará que ainda respondo. O trabalho não é fácil".

A situação também não é fácil para os policiais militares que prestam assistência aos potengienses. Apenas dois soldados, por dia, são os responsáveis pela segurança da cidade que possui bancos, caixas eletrônicos e comércio movimentado. A população reclama e pede mais segurança. "É um absurdo, uma cidade tão grande e não tem policiamento adequado. Essa delegacia é um perigo, os presos vivem fugindo. É lamentável esse descaso com a gente", disse Francisco Lima, 51 anos, agricultor. A informação é confirmada por um dos policiais. "Vez por outra um preso foge. Constantemente somos chamados pelo pessoal para dar apoio e evitar mais fugas", contou um soldado.

Presos ficam fora das grades e ajudam nos serviços gerais

Os problemas da Delegacia Regional de São Paulo do Potengi não se limitam a parte superior do prédio. No térreo, as dificuldades são ainda mais visíveis. É lá onde funciona o Centro de Detenção Provisória (CDP) do município. Onde deveriam existir apenas 10 presos, abriga 47 detentos. Cinco deles, acusados de cometer estupro, estão detidos na garagem da delegacia. O delegado Otacílio Medeiros reclama que, apesar de não ser o responsável pelos presos, a presença deles incomoda e representa um risco.

Quem chega à Delegacia Regional é surpreendido pela presença de dois presos passeando livremente pelo local. Apenas um agente penitenciário é responsável pela segurança dos homens. Sem revelar o nome, ele explicou o motivo dos dois detentos estarem fora das celas. "Eles ajudam nos serviços gerais. Não tem quem faça a limpeza, por exemplo", disse. Francisco Fideles está detido no local há dois anos e três meses. Ele aguarda ser julgado pela Justiça por ter cometido um homicídio em São Paulo do Potengi. "Sou comportado, não quero fugir, por isso ajudo os agentes nas tarefas que tem aqui", explicou.

ESTRUTURA

São apenas duas celas no CDP. Dos 47 presos, nove estão no regime semi-aberto e vão ao local apenas para passar a noite. 17 já estão condenados e deveriam estar em cadeias públicas. Oito, segundo o agente penitenciário, deveriam estar soltos. "Mas a Justiça não resolve e vai acontecendo esse problema aqui, né?", indagou.

Os presos, atualmente, estão sob custódia de secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), porém, para o delegado Otacílio, a presença do CDP representa perigo. "É um perigo esses homens naquele local. Alguns já fugiram. Tem criminoso de todo tipo ali. O ideal seria que a delegacia estivesse em outro prédio", disse.

Os agentes penitenciários reclamam da falta de estrutura e condições de trabalho. "O ar condicionado do alojamento está quebrado há mais de seis meses. Mas isso é o de menos. Nem arma a gente tem. A arma que eu uso é minha, não foi dado pela secretária não", revelou um dos agentes.

Policiais  aguardam nomeações

O Rio Grande do Norte possui um deficit de 5.396 policiais civis, entre delegados, escrivães e agentes. Estudo apresentado pelo Sindicato de Policiais Civis e Servidores de Segurança Pública do RN (Sinpol/RN), seriam necessários 6 mil agentes, 800 escrivães e 500 delegados para atender às necessidades dos 3.168.027 habitantes do Estado, distribuídos nos 167 municípios da unidade federativa. Enquanto isso, no dia 17 de novembro completou-se um ano que 516 aprovados no concurso da Polícia Civil - e já capacitados -, aguardam pela nomeação e início das atividades. A abertura do edital para o certame aconteceu em 5 de dezembro de 2008. Desde novembro do ano passado foi concluída a última parte do processo, o Curso de Formação que durou aproximadamente quatro meses. Ao todo são 90 delegados, 132 escrivães e 294 novos agentes de polícia à espera de uma definição do Governo.

O Executivo alega que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) tem sido o motivo do impedimento dessas contratação de pessoal para a Sesed. O gasto mensal com a nomeação dos aprovados no concurso público da Polícia Civil seria da ordem de R$ 1.652.441,30, apontam cálculos apresentados pelo MP em audiência ocorrida em setembro último e que tratava da situação da segurança pública no RN. Isso representa um impacto mensal de 0,6% na folha mensal de pagamento do Estado.

Interior: Segurança é deficitária

A deficiência da segurança pública no interior do Estado já é conhecida da população e dos bandidos. Os casos de desmoralização e afronta à polícia são recorrentes. Há menos de 30 dias, a cidade de Parazinho viveu momentos de terror. Os moradores do município foram surpreendidos por uma quadrilha que realizou um verdadeiro arrastão por estabelecimentos comerciais da localidade. Rendidos, os dois policiais militares de serviço nada puderam fazer para combater a ação criminosa. A atuação da quadrilha surpreendeu pela ousadia. O roubo de armas e fardamento do destacamento da PM da cidade facilitou os assaltos conseguintes. Assim que chegaram à cidade, por volta das 11h do domingo passado, fizeram da delegacia da cidade o primeiro alvo. Em um intervalo de um ano foram registrados casos similares nos municípios de Boa Saúde e Brejinho, para citar alguns. O efetivo total da cidade de Parazinho é composto por quatro policiais, sendo um sargento e três soldados que se revezam. Os crimes da cidade são investigados pela delegacia regional em João Câmara - que além de Parazinho, é responsável por outras 15 cidades.

Bate-papo

Fábio Rogério, del. geral da Polícia Civil

Como o senhor viu a decisão dos delegados em decidirem deixar os cargos regionais?

Estou viajando e fui pego de surpresa agora com essa notícia. Já está marcado uma reunião com eles para discutir os problemas da Polícia Civil no interior do Estado

Que medidas podem surgir a partir dessa reunião?

Vamos tentar encontrar uma solução em conjunto. A governadora já acenou com a liberação para a nomeação de parte dos concursados. Serão chamados delegados e agentes para suprir as vagas deixadas por aqueles que se aposentaram e todos serão remetidos para o interior do Estado. O quantitativo é pequeno, mas já vai começar a ajudar.

Quais serão as cidades do interior contempladas com a nomeação dos policiais?

Receberão reforço aquelas que apresentam maior deficiência. Por enquanto, o que pensamos é direcionar os concursados para cidades como Caraúbas, Mossoró, Pau dos Ferros, Patu, Assu, Santa Cruz e Nova Cruz.

O senhor foi delegado regional em João Câmara. Como esta experiência pode ajudar a enxergar os problemas dos colegas atualmente?

Fui delegado regional em João Câmara durante cinco anos e senti na pele todos os problemas relatados agora. Eles sabem que sou defensor da causa e vou fazer o que puder para ajudar. Sofri como eles, mas vamos tentar encontrar a solução.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

PM HOMENAGEA 102 PESSOAS, SENDO APENAS 02 SOLDADOS E ESQUECE O MAIS VALIOSO

Nesta último mês, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte homenageou 102 pessoas, entregando 102 medalhas do Mérito Policial Luis Gonzaga.

A Medalha do Mérito Policial Luis Gonzaga é destinada a premiar membros da Polícia Militar ou das Forças Armadas e quaisquer cidadãos, em geral, que se distinguiram ou venham a distinguir-se por serviços prestados à Corporação Militar Estadual ou à Segurança Pública do Estado, no campo militar, científico, social ou econômico.

Das 102 pessoas, apenas 28 são da Polícia Militar (17 oficiais e 11 praças), entre os praças agraciados, há quatro subtenentes, três 1º sargentos, dois 2º sargentos e dois soldados da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte.

Isso mesmo, apenas 02 soldados da Polícia Militar. Entre eles, o motorista do Comandante Geral.

SOLDADO GERALDO
SACANAGEM É ESQUECER!
ESQUECERAM O HERÓI
Pessoalmente, acreditamos que a Polícia Militar era para não tão somente homenagear com várias medalhas referentes aos anos de serviço prestado a corporação, assim como promover imediatamente por dedicação, empenho e heroísmo. O soldado Geraldo.

Este policial tem uma dedicação à profissão que persiste a mais de 20 anos e ainda continua na graduação de soldado. Mesmo assim este soldado tem mais respeito da tropa do que um coronel. Pois ele está na rua, e trabalha defendendo a sociedade arriscando a própria vida, enquanto outros correm atrás de promoção ou ficam servindo cafezinho.

Respeito ele já tem, só falta valorização! 
 
Fonte: Cabo Heronides

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

PMs E BMs DO RN DECEPCIONADOS COM POSTURA DO GOVERNO

As Associações Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte vêm por meio deste expediente comunicar a toda a sociedade norterriograndense que o Governo do Estado NÃO CUMPRIU com sua parte do acordo negociado.

Desde o início de Junho que as entidades levaram a pauta de reivindicações ao Governo, inicialmente levando ao conhecimento dos Comandos, posteriormente ao Secretário de Segurança Publica e finalmente ao então Secretário da Administração José Anselmo de Carvalho Júnior.

Ao longo de 7 reuniões a proposta salarial foi exaustivamente discutida. Os Policiais Militares e Bombeiros Militares foram pacientes, ordeiros e responsáveis durante todo o processo de negociação. O Secretário em várias oportunidades foi desrespeitoso e minimizou a importância da negociação salarial até que finalmente, dia 1 de novembro chegou-se ao acordo da transformação da remuneração dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte em Subsídio, com a definição dos índices do escalonamento vertical e com os valores definidos em R$ 11.000,00 para o Coronel e R$ 2.200,00 para o Soldado, com efeitos financeiros a partir do mês de Julho de 2012.

Naquele momento o já Secretário Chefe do Gabinete Civil José Anselmo de Carvalho Júnior, disse com todas as letras, que o texto iria para a Assembléia Legislativa como mensagem governamental na semana seguinte.

O fato é que o tempo passou, o prazo para apresentação de emendas ao orçamento se extinguiu dia 22 de novembro, entrou o mês de dezembro e o texto não chegou à ALRN.

Na última semana as Associações Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares procuraram o Governo, tentaram conversar com o Secretário Chefe do Gabinete Civil e a informação é que o processo com o anteprojeto de lei do Subsídio teria sido novamente remetido à Consultoria Geral do Estado.

Mais uma vez o Governo do Estado negligencia o trato com o servidor publico e “esquece” dos compromissos assumidos na mesa de negociação.

A diferença desta vez é que a PACIÊNCIA acabou.

O Governo tem até o dia 6 de dezembro para enviar o projeto de lei do subsídio para a Assembléia Legislativa de modo que seja possível ainda, a inclusão na previsão orçamentária para o ano de 2012.

Diante dos fatos aqui apresentados CONVOCAMOS todos os Policiais Militares e Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte, para uma ASSEMBLÉIA GERAL UNIFICADA, dia 7 de dezembro, a partir das 8:00 Horas na Praça 7 de Setembro. Em frente a Assembléia Legislativa do RN.

Assessoria de Imprensa da ASSPMBM-RN

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Três bandidos morrem em confronto com a Polícia em Mossoró






Policiias da Rocam,Força Tática (antiga Patamo),GTO e polícia civil,realizaram por volta das 18:00 Hs deste domingo, uma mega operação na Faqvela do Cachorro Assado, no Bairro Barrocas em Mossoró, na busca pelos elementos que assassinaram a pessoa de Antonio Fábio do Nascimento, “Bibiu com 11 disparos de arma de fogo,fato ocorrido na noite de sábado (03).

Ao chegar na Favela a polícia encontrou cinco elementos em uma residencia,houve troca de tiros e três deles foram baleados e mortos ao darem entrada no HRTM. Outros dois conseguiram escapar do cerco policial. Segundo a polícia dois elementos mortos identificados Francisco Josefa da Silva Junior, “Boinho” de 28 anos de idade, residente na favela do fio no bairro abolição IV. O mesmo respondia por vários delitos era foragido da penitenciaria agrícola Mario Negocio. Francisco de Assis da Silva,Ninico” de 28 anos de idade, primo de Boinho e também morador da favela do fio no bairro abolição IV E Jackson Wykson dos Santos Dias, de 16 anos de idade, residente no bairro barrocas.

Fonte: O Câmera 2

domingo, 4 de dezembro de 2011

Vilence está na semi final do Assú Sênior de futebol

COMPETIÇÃO SÊNIOR 2011 - BOLETIM Nº 006



7º CAMPEONATO AÇUENSE DE FUTEBOL
SÊNIOR 2011 (Ano Base 1976)
 BOLETIM Nº 006

RESULTADOS
Dia 02/12 - Sex - Jogo 21 – Dinamarca 1x4 Vilence
Gols de Carlos para a Dinamarca e Luis Henrique, Laelson e Edilson(2) para o Vilence.

Dia 02/12 - Sex - Jogo 22 – C. S. A. 4x1 Metal Clube
Gols de Damião, Diniz, Robson e Fábio para o C. S. A. e João Bezerra para o Metal Clube.

Dia 03/12 - Sab - Jogo 23 – Fluminense 2x0 ABC da Mutamba
Gols de Edilson Nascimento e Sidnei Ribeiro.

Dia 03/12 - Sab - Jogo 24 – Independente 2x0 Santa Cruz
Gols de Francisco Jobeni e Francisco Tomaz.

ARTILHARIA
Nome Atleta
Clube
Gols
Luiz Henrique Pereira
Vilence
5
Gercino Paulino da Silva Filho
C. S. A.
4
Francisco Fábio Pereira
C. S. A.
4
Francisco Vasconcelos Frutuoso
Santa Cruz
4
Carlos Alexandre de Carvalho
Dinamarca
4

PRÓXIMOS JOGOS – SEMIFINAIS
Data
Dia
Horário
Jogo
Confronto
10/12
Sábado
17h30m
25
Vilence X Independente
10/12
Sábado
19h
26
C. S. A. x Fluminense