domingo, 31 de março de 2013

Coronel Araújo Cmt Geral da PMRN disse em seu Blog que irá apurar denúncia após uma barreira do GTO do 10º BPM ter acabado após abordagem a dois vereadores de Janduís

Adicionar legenda

O Comandante Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Francisco ARAÚJO respondeu em seu Blog, que está apurando um fato narrado por Policiais Militares, que teve uma barreira policial encerrada após a abordagem a dois vereadores da cidade de Janduís, médio-oeste Potiguar. Uma pessoa identificada por "militar" fez a pergunta ao Comandante e ele de pronto respondeu dizendo: "o fato já esta sendo apurado e no final iremos julgar".

RELEMBRADO O FATO:

No dia 15 de março, cerca de 10 homens do GTO (Grupo Tático Operacional) do 10º BPM realizava uma operação de barreiras itinerantes no médio-oeste no intuito de apreender drogas, armas e veículos roubados na BR 226. No retorno que dá acesso a cidade de Campo Grande e Janduís, abordaram dois vereadores de Janduís que vinham em um veículo, que ao serem parados, os vereadores se identificaram como parlamentares, porém a abordagem policial continuou. 

Ofendidos pela continuação da abordagem, o vereador Jozenildo Morais efetuou uma ligação para um Coronel da PM  e poucos minutos após mandou encerrar a barreira. Cerca de 5 minutos depois do GTO ter saído de um novo ponto (Triunfo Potiguar), aconteceu uma tentativa de roubo entre Jucurutu e Triunfo e os bandidos passaram justamente onde os PMs deveriam estar.

Em nota, o vereador Jozenildo Morais confirmou ter sido ele o responsável pela ligação, porém disse jamais ter pedido para encerrar a barreira policial.

O Cmt Geral deverá instaura uma sindicância para apurar se houve algum tipo de crime no fato e adotará as medidas cabíveis na situação.




sexta-feira, 29 de março de 2013

GTO do 10º BPM RECUPERA DUAS MOTOS FURTADAS EM CAMPO GRANDE

Imagem ilustrativa

O GTO do 10º BPM recuperou duas motocicletas que tinham sido furtadas na cidade de Campo Grande, médio-oeste do Rio Grande do Norte. 

De acordo com os Militares, os veículos estavam próximo a  comunidade rural do Cabeça de Boi e ninguém soube dizer quem as teriam levadas para o local. Uma das motocicletas foi furtada em frente ao Clube Arco Verde, de um cidadão de Paraú e entregue hoje mesmo a ele. As investigações irão continuar, no intuito de prender os bandidos que estão roubando os veículo e já existe a suspeita.

REUNIÃO CURSINHO CFO

Adicionar legenda



A diretoria da APRAM convoca os associados interessados em participarem do preparatório visando o concurso de oficiais da PMRN para se fazerem presentes na data e local acima mencionados ocasião em que serão repassadas todas as informações pertinentes ao cursinho.

Fonte: APRAM

quarta-feira, 27 de março de 2013

UM DOS BANDIDOS ENVOLVIDO EM LATROCÍNIO EM ASSÚ TAMBÉM ESTÁ ENTRE OS FUGITIVOS DE MOSSORÓ

Foto: Força Tática - Damião Marques

Um dos bandidos mais perigosos do Rio Grande do Norte também está entre os fugitivos da Cadeia Pública de Mossoró. Trata-se de DAMIÃO MARQUES DA SILVA, ele é acusado de assaltos a bancos e também faz parte do bando que assassinou Chico Olegário em Assú, após uma tentativa de assalto. 

DAMIÃO MARQUES foi preso após o roubo a Agencia do Bradesco de São João do Sabugi na cidade de São Gonçalo do Amarante pelo BOPE e pela Polícia Federal. Ele tem contatos em toda a região e é considerado um dos bandidos mais violentos do RN. Qualquer informação que leve a Polícia a capturar esse marginal, liguem para o 190.


ROMÁRIO BRITO DE JANDUÍS FOI UM DOS FUGITIVOS DA CADEIA PÚBLICA DE MOSSORÓ

Francisco ROMÁRIO da Silva Brito

ROMÁRIO está entre os fugitivos da Cadeia Pública de Mossoró, fuga que ocorreu ontem (26/03) a tarde e é considerado um bandido de alta periculosidade pela Polícia Militar da região oeste do RN. Francisco ROMÁRIO é acusado de vários assaltos e homicídios na região de Janduís e foi preso na Bahia em uma operação conjunta das Polícias Militares do Rio Grande do Norte e baiana.

Com Mandado de Prisão pela morte de Walter Veras e outros crimes na região, os Policiais do 10º BPM já estão em campo tentando localizar o bandido, qualquer informação que leve a Polícia a chegar nesse elemento é só ligar para o 190.

BANDIDOS ASSALTAM VAN ENTRE PARAÚ E ASSÚ NA MADRUGADA DE HOJE

Imagem ilustrativa

Cerca de quatro bandidos assaltaram uma van que faz transporte de passageiros na madrugada de hoje (27/03) entre as cidades de Paraú e Assú, médio-oeste potiguar. 

De acordo com informações da Polícia Militar, quatro elementos em um veículo Fox vermelho emparelharam com a van e fizeram o motorista parar. Logo após dois bandidos entraram na van e sequestraram as vítimas até a entrada da cidade de Upanema e fizeram um verdadeiro arrastão. Ainda de acordo com a PM, os bandidos fugiram em direção a Upanema enquanto que as vítimas se dirigiram até o 10º BPM para informar o ocorrido. Viaturas estão nesse momento tentando localizar alguma pista sobre o bando, que estavam armados de calibre 12, revolver e pistola. 

As investigações ficarão por conta do Delegado de Campo Grande e sua equipe.

terça-feira, 26 de março de 2013

BRIGA TERMINA EM TIROS NA PRAÇA DO SAL EM ASSÚ

20130326_082731
Foto: Jarbas Rocha
JOSENILSON (esquerda) MORORÓ (direita) - Fotos: Força Tática
Uma discussão terminou em tiros hoje por volta das 8:10h na Praça do Sal no centro de Assú. De acordo com informações da Polícia Militar, o taxista JOSÉ JOSENILSON PEREIRA de 33 anos procurou o também taxista conhecido por MORORÓ e teriam iniciado uma luta corporal e MORORÓ teria desferido uma punhalada em JOSENILSON, que foi até o seu veículo e pegou o revolver. Quando MORORÓ entrou no seu veículo para tentar fugir, foi alvejado quatro vezes. A PM chegou rapidamente ao local, porém o acusado conseguiu escapar e segundo informações de amigos do acusado, ele já entrou em contato com um advogado que disse que apresentaria o mesmo ainda hoje, após socorrimento médico, devido ao ferimento efetuado pelo punhal. As investigações do caso ficará por conta do Delegado de Assú e sua equipe.

A POLÊMICA DA CAVEIRA NA PARAÍBA

Caveira PB


"VIOLÊNCIA"... Sr. Dep. Luiz Couto, é ver crianças, jovens e adultos se acabando nas drogas; e sem as mínimas condições de bancar o vício praticam furtos e roubos ao cidadão de bem. e, em muitos casos são mortos por não pagarem as dividas das drogas, elevando assim as taxas de homicídios em nosso Estado. "VIOLÊNCIA"... Sr. Dep. Luiz Couto, é ver os crimes contra à vida se alastrando em nosso País, principalmente contra os mais indefesos (CRIANÇAS, MULHERES E IDOSOS) e ter que aceitar que os senhores políticos não fazem nada para mudar esse "Código Penal" arcaico, pois a impunidade gera violência. "VIOLÊNCIA"... Sr. Dep. Luiz Couto, é ver o sertanejo chorar a míngua, por ver o seu rebanho morrer de sede e fome no sertão sem nada poder fazer, e os senhores políticos com medidas emergenciais. Pois bem Sr. Dep. Luiz Couto, se o Sr. fosse um político que ostentasse em seu peito uma CAVEIRA!! seria um político de honra!!! Pois a CAVEIRA, que os CAVEIRAS ostentam no peito os tornam homens e mulheres de honra e glória da nossa briosa Polícia Militar; CAVEIRAS, que combatem o crime preservando à vida, e com o sacrifício da própria vida. Com a permissão dos CAVEIRAS!!!! 

segunda-feira, 25 de março de 2013

Falta de valorização faz com que PM’s deixem a Corporação em busca de melhores salários e condições de trabalho



É cada vez mais frequente o licenciamento a pedido de policiais militares do RN para assumirem outros cargos públicos. Somente neste mês de março, a Polícia Militar do RN licenciou ou recebeu a solicitação de licenciamento de doze policiais militares.

O principal motivo alegado pelos militares para procurarem outro emprego e prestarem concursos públicos para outras instituições públicas é a falta de valorização profissional, baixos salários e falta de ascensão profissional.

Um policial militar recém-aprovado em um concurso público divulgou em seu perfil do facebook a sua aprovação em outro concurso público e desabafou sobre a falta de valorização na instituição militar estadual. “Cansei de esperar o que nunca vem”, disse o policial.

“Sempre tive vontade de trabalhar em um local que me fornecesse ao menos um plano de saúde por estar colocando a minha vida em risco em prol da sociedade. Acho que seria o mínimo que o Estado poderia fazer por seu funcionário. Infelizmente, sairei da PM sem essa conquista, mas ao que ficarão sigo torcendo pela conquista da valorização. Acho que cada policial militar merece isso”, desabafou o militar.

Sem uma política de valorização do profissional de segurança pública, a tendência é de que esse número de solicitações aumentem e cada vez mais seja crescente o déficit de efetivo da PMRN, o que é prejudicado ainda mais com a falta de concursos públicos para ingresso de mais profissionais na instituição.

Fonte: Portal BO, por Soldado Gláucia 

domingo, 24 de março de 2013

APÓS POLÊMICA, "CAVEIRA" É RETIRADA DA FARDA DO BOPE DA PARAÍBA


O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar da Paraíba (Bope) está proibido de usar, em sua farda, o símbolo do punhal encravado numa caveira. A determinação foi publicada no boletim interno da PM que circula nesta sexta-feira (22), mas os integrantes do Bope já retiraram o emblema de suas fardas nesta quinta.

O uso da caveira como símbolo do Bope gerou protestos do Conselho Estadual de Direitos Humanos e um discurso áspero do deputado Luiz Couto (PT), na tribuna da Câmara Federal. A polêmica ficou ainda mais acirrada depois da quinta-feira passada (14), quando, durante a comemoração do primeiro ano de aniversario do Batalhão Especial da Polícia Militar da Paraíba, o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, vestiu o uniforme preto com o símbolo.

Durante a solenidade foi hasteada uma bandeira preta, ostentando o desenho do punhal cravado na caveira, juntamente com a bandeira nacional e a bandeira do Estado da Paraíba. A solenidade ocorreu em frente ao comando geral da PM, na praça Pedro Américo, centro de João Pessoa.

Em carta pública, o comandante do Bope, major Jerônimo Pereira da Silva Bisneto, defende o uso do símbolo. “O Estado Democrático de Direito deve ser preservado e aplicado a todos dentro do território nacional e, isso implica que também nós, policiais militares e policiais do BOPE, devamos ter nossos direitos preservados, direitos a pensar, a seguir convicções filosóficas e continuar acreditando que a ‘faca na caveira’ significa a vitória da vida sobre a morte, com sabedoria, poder, força e invencibilidade frente à criminalidade”, argumenta.

O deputado Luiz Couto (PT) havia ocupado a tribuna da Câmara Federal, na segunda-feira (18), para denunciar que o comandante da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, estaria desobedecendo determinação do governador Ricardo Coutinho.

Na opinião do deputado, o coronel queria implantar o símbolo da caveira na instituição.

Couto disse que apesar do governador já ter se pronunciado, por mais de uma vez, que não aceitaria o uso desse emblema na polícia, há, segundo ele, registros de que o coronel Euller utilizou o símbolo durante uma solenidade, em que estava vestido de preto, e ainda gritou o nome ‘caveira’ com o microfone na mão em plena praça diante do público. “Isso precisa ser analisado com mais profundidade”, defendeu o parlamentar.

Luiz Couto destacou que as entidades defensoras dos direitos humanos na Paraíba manifestaram, em documentos entregues ao comandante geral e ao governador Ricardo Coutinho, o repúdio aos crimes de apologia e defenderam o cumprimento da Resolução Ministerial nº 8, de 20 de dezembro de 2012, art. 2°, inciso XVII.

Couto pediu que as autoridades da Paraíba analisassem os documentos e que cumprissem “as determinações das resoluções ministeriais na forma de acolhimento ao clamor público”.

O deputado federal considerou que os policiais que “aderissem à essas atrocidades, que sejam punidos conforme a lei”, completou.

Para os integrantes do Conselho Estadual de Direitos Humanos, é motivo de preocupação não apenas o uso de caveira como símbolo, mas também de figuras “de animais raivosos, jargões em músicas ou jingles de treinamento que fazem apologia ao crime e à violência, com a escusa de que os policiais se sentem mais estimulados para o trabalho”.

Eles protocolaram junto ao quartel do comando geral da PM da Paraíba a resolução ministerial nº 08, de 21 de dezembro de 2012, que orienta as Polícias a não utilizarem tais símbolos. “Entendemos que esta permissividade contraria princípios constitucionais, tratados de direitos humanos e a Resolução Ministerial acima mencionada, afrontando o Estado Democrático de Direito. É sabido que a violência impregnada nesses símbolos e práticas desumaniza os trabalhadores da Segurança Pública que acabam manifestando o ódio e a raiva apreendidos no tratamento dispensado à população jovem, negra e mais pobre do Estado, além de contrariar a política de segurança em voga pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Paraíba e do Governo do Estado da Paraíba”, enfatizaram os integrantes dos Direitos Humanos.

O major Bisneto, comandante do Bope, rechaça a ideia de que a caveira e o punhal remetam à apologia ao crime. “Em nosso escudo nada há de apologia ao crime e a violência, pois esta última manifesta-se de várias maneiras: em guerras, conflitos religiosos, étnicos, preconceito, discriminação, fome, miséria, contra a mulher ou contra a criança”, defende-se na carta.

Fonte: Soldado Gláucia

DO BLOG: Enquanto uma instituição centenária como as Polícias Militares forem "subordinadas" e por hipócritas e demagogos como esses da Paraíba, estaremos sujeitos a ficarmos desmoralizados perante a sociedade. É justamente através desses tipos de interferências externas, que os Militares ficam cada vez mais desestimulados em trabalhar em prol de uma segurança pública de qualidade. É vergonhoso assistir uma situação dessas.

sexta-feira, 22 de março de 2013

NORE Assú PRENDE HOMEM POR TENTATIVA DE SUBORNO AOS PMs


Acusado

Policiais do Núcleo de Operações Rodoviário Estadual (NORE) em fiscalização na cidade de Assú, prenderam na manhã desta sexta-feira (10), um cidadão acusado de corrupção ativa. O popular ofereceu R$ 20,00 para que a autuação fosse retirada.

Francisco Nazareno da Costa, o condutor do veículo, foi abordado pois encontrava-se com seu veiculo Voyage de placa LJG-9142, estacionado ao lado do canteiro central localizado na Rua Fernando Bustamante, no centro da cidade. Após consultas, veículo e condutor foram liberados pois ambos estavam em condições regulares.

Posteriormente Francisco retornou ao local da autuação, trazendo nas mãos o documento do veículo, e perguntando se não teria como retirar a multa, dizendo, “não tem como a gente se ajeitar”, o policial afirmou que não existia a possibilidade. Foi quando o condutor persistiu para ajeitar a situação, e entregou o documento do carro e dentro dele uma quantia em espécie de R$ 20,00. Ao ser perguntado pelo policial para que seria o dinheiro, Francisco disse que seria para ajeitar, para ele tomar um café.

Diante da tentativa de suborno, os policiais deram voz de prisão ao condutor, que foi levado a delegacia onde foi preso em flagrante por corrupção ativa (Artigo 333 do Código Penal Brasileiro), além de ser autuado por estacionar ao lado de canteiro central.

Fonte: NORE Assú

POLÍCIA MILITAR DE CAICÓ APERTA O CERCO A SUSPEITO DE LATROCÍNIO NA CIDADE


Horas e mais horas de intensos trabalhos voltados às buscas para localizar o trio que ceifou a vida do crediarista Jucurutuense Iran Bezerra de Araújo, morto num assalta à mão armada na tarde de ontem em Caicó, apontam fortes indícios em desfavor de um morador do bairro João Paulo II, apelidado de Neto Mossoró, ou Neto da Doze, este último apelido ofertado a ele dar-se pelo fato de o mesmo praticar vários assaltos em Caicó empunhando uma Espingarda Cal. 12, tudo isso enquanto o mesmo era menor de idade.

Suspeito

O comandante do 6º BPM, Maj. Costa, disse que Neto Mossoró é um velho cliente da PM, e que sua tropa já o prendeu em diversas ocasiões quando menor, e que por força de lei, ao atingir maioridade, o mesmo foi posto em liberdade, contudo já praticou outras desordens a poucos dias, mas como sua ficha foi extinta, a ele fora atribuída pequenas penas, por isso o mesmo está em liberdade. "É uma questão de honra para a Polícia Militar do RN prendê-lo, vamos colocá-lo mais uma vez na prisão, caso provado sua participação, é só uma questão de tempo", disse o major. relembre operação que prendeu Neto, ainda menor.

Perfil do investigado (Neto Mossoró):

Mossoroense, veio para Caicó única e exclusivamente para sobreviver do crime, puxado por comparsas seridoenses que estão no Pereirão, fala mansa, distinto, tenta passar uma imagem falsa da sua pessoa, é sempre cordial com a polícia, dedo duro - X9 (diminuí ou estingue a pena) em troca de informações sigilosas dos comparsas), porém, uma ressalva... quando na prática de uma ação criminosa costuma humilhar suas vítimas com chutes, coronhadas e as intimida com gritos imperativos, dando demonstração que a desobediência a ele pode ser fatal.

Neto Mossoró e seu padrasto

Família do investigado (Neto Mossoró):

Seu padrasto, Antônio Neto Rodrigues Diniz (Toinho), 47 anos, natural de Umarizal, foi preso pela Polícia Militar de Caicó no dia 05 de março de 2012, na ocasião o mesmo era procurado pela justiça do RN por responder criminalmente no art. 157 (assalto), nesse caso, a operação das Polícias Militar e Civil se deu pelo fato de Neto Mossoró está, na época, sendo apontado como autor de vários assaltos à mão-armada na zona oeste de Caicó, sendo recuperada uma quantia superior a 1500 reais e muitos objetos roubados (foi por intermédio dessa operação que Neto Mossoró ficou interno no Ceduc até sua maioridade).

Fonte: Jair Sampaio

quinta-feira, 21 de março de 2013

JULGAMENTO DE POLICIAL QUE ASSASSINOU CASAL EM MARTINS FOI ADIADO

Soldado Haroldo saindo algemado do Fórum


O julgamento do Soldado Haroldo que estava marcado para hoje, 20 de março, foi adiado mais uma vez, dessa vez o Advogado de defesa alegou estar doente e não compareceu a sala do Juri na Câmara municipal daquela cidade.
Logo após de dar ciência ao público sobre o adiamento do julgamento, o Juiz da Comarca de Martins-RN, Dr. Jessé Alexandria, anunciou a nova data, sendo aprazada para o dia 14 de agosto ainda deste ano.
Boa parte da população compareceu ao local para assistirem o julgamento e ansiosos aguardavam o início dos trabalhos, mas como não aconteceu, quando o Soldado Haroldo saia do prédio escoltado por Policiais Militares do BOPE, (Foto acima), usando um colete a prova de balas e algemado, ouviu-se vários gritos de protestos por parte dos populares e familiares das duas vitimas que compareceram em grande número.
A Polícia Militar de Martins montou um esquema de segurança muito bem esquematizado, isolando os quatro acessos ao prédio, deixando a população distante da porta de entrada da Câmara Municipal. Estiveram presentes dando apoio no policiamento e na segurança, Policiais do GTO de Alexandria, GTO de Pau dos Ferros, BOPE de Natal, o qual trouxe e levou de volta o preso, uma Guarnição da cidade de Patu e todo o policiamento local foi empregado.

Casal assassinado pelo acusado

O Soldado PM Haroldo de Oliveira da Silva, é acusado de ter executado o casal Daiff Kennedy Alves de Oliveira, de 22 anos, e Sanelle Lauane de Lima e Silva, de 17 anos, fato ocorrido no dia 14 de dezembro de 2008, naquele município.

Umarizal News

segunda-feira, 18 de março de 2013

POLICIAIS TEM DIREITO RECONHECIDO, MAS PROMOÇÃO ESBARRA EM LIMITE PRUDENCIAL



No mínimo sete policiais militares deram entrada no ano de 2012 com requerimento para serem promovidos; no entanto, todos os pedidos foram indeferidos pelo Comando Geral da PMRN alegando limite prudencial.

No texto do despacho do Comando Geral, o mesmo reconhece o direito dos militares de serem promovidos, mas que deixa de efetivar o ato de promoção em observância a uma decisão do Tribunal de Contas do Estado, a qual trata a respeito de medidas direcionadas à diminuição de despesas, bem como o ofício circular da CONTROL, que versa sobre o limite prudencial e consequente vedação legal de despesas com pessoal, em virtude da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Com a decisão, mais uma vez os militares são prejudicados quanto à ascensão profissional. Atualmente, a Polícia Militar do RN possui mais de mil vagas para a graduação de cabos e sargentos, as quais se fossem preenchidas possibilitariam os militares de ascender profissionalmente.

Uma das maiores reclamações dos policiais militares é a falta de promoções, principalmente quando soldados. Atualmente, para um soldado ser promovido é necessário realizar um Curso de Formação à graduação de Cabo, o qual não é realizado há mais de dez anos. Já ao ingressar como oficial, este em poucos anos já podem galgar o posto de capitão.

Fonte: Soldado Gláucia via Portal BO

domingo, 17 de março de 2013

VIOLÊNCIA SE INSTALA NA ZONA RURAL DO RN E PROVOCA ABANDONO DE RESIDÊNCIAS NO CAMPO


Assaltos, furtos, arrastões, medo, insegurança e muito descaso por parte do poder público tem levado os agricultores da região Oeste a abandonarem suas casas na zona rural e procurar refúgio nas zonas urbanas. O quadro descrito reflete a realidade da maioria dos municípios oestanos, onde a violência tem imperado.

Quem transita no sentido Alto Oeste, seja pela RN-117 ou pela BR-405, vê ao longo das rodovias casas abandonadas se deteriorando devido os seus antigos donos terem se mudado para uma área urbana, a procura de paz e para fugir da violência que tomou conta dos sítios e fazendas da região.

O retrato do medo está presente em quase todos os municípios, onde diariamente são registradas inúmeras ocorrências policiais. Municípios como Caraúbas, Olho D'água do Borges, Umarizal, Janduís, Messias Targino dentre outros, são os mais afetados pela violência rural e o abandono das casas já ultrapassa mais de 60% dos lares, segundo levantamento obtido com exclusividade pelo O Mossoroense, junto às prefeituras da região.

Em Caraúbas, por exemplo, de acordo com as informações da municipalidade, o baixo contingente policial impede que a ronda ostensiva da Polícia Militar seja feita diariamente em toda área territorial. Com isso, os bandidos aproveitam para agir livremente nas comunidades mais afastadas do centro urbano.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Caraúbas desponta como o 7º maior município potiguar em área territorial, com área de 1.095,006 quilômetros quadrados. Toda esta área territorial é patrulhada apenas por duas equipes policiais compostas por três homens cada.

"Detalhe mais agravante ainda é, que as duas guarnições militares que temos não podem se ausentar ao mesmo tempo da área urbana, ficando a cargo de uma só equipe o patrulhamento das comunidades e isto é quase impossível de se fazer", explicou o capitão Carvalho, comandante do policiamento de Caraúbas.

A ausência da polícia em locais mais afastados do centro tem ocasionado arrastões ousados junto aos agricultores. Recentemente, o agricultor Francisco Estevão Cesariano, 58, deixou a zona rural e migrou para a cidade de Umarizal. Ele teve sua casa invadida por bandidos à noite. Os assaltantes levaram dinheiro e eletrodomésticos da família.

O agricultor contou que já estava dormindo quando, por volta das 23h30 os criminosos quebraram a porta de sua casa e renderam todas as pessoas, exigindo que entregasse armas e dinheiro. "Eu disse que não usava armas e o dinheiro que tinha em casa era pouquinho, mas mesmo assim eles levaram R$ 200,00 de uma criação que tinha vendido. Além disso me roubaram som, televisão, DVD e quando iam saindo, atiraram no meu cachorro. A melhor coisa foi abandonar o sítio e me mudar para a cidade", destacou.

Já na zona rural de Portalegre, um aposentado teve a sua casa invadida por criminosos, o dinheiro da aposentadoria roubado e sua neta, de 14 anos, estuprada, segundo relato da família da vítima.

"As comunidades do nosso município, são em sua maioria, de difícil acesso. Por volta das 18h30, dois elementos chegaram no alpendre pedindo água. Quando entrei para pegar a água eles me acompanharam e anunciaram o assalto. Minha neta que mora comigo ouviu a conversa e quando chegou na sala foi rendida. Depois que os elementos pegaram dinheiro e objetos foram embora levando a menina, que foi violentada e abandonada", disse o aposentado.
"A saída para acabar com os crimes nas áreas rurais e urbanas é investir em educação e na segurança, reforçando os contingentes das polícias militares e civis, além de dar condições ideais para trabalhar", enfatizou o delegado Inácio Rodrigues, titular da Delegacia Regional de Polícia Civil de Pau dos Ferros.

Medo de assaltos leva comércio a fechar portas nas estradas da região Oeste

Os municípios da região Oeste estão sofrendo cada vez mais com o crescente índice de insegurança. A população vem sendo alvo constante de roubos, arrombamentos e ultimamente os poucos comércios que ainda existe às margens das rodovias, aos poucos estão fechando suas portas com medo dos arrastões.

Às margens da RN-117, a aproximadamente 20 quilômetros de Caraúbas, sentido Olho D'água do Borges, a antiga "churrascaria Casa Grande", projetada no final dos anos 80 para ser parada interestadual dos ônibus de passageiros e ponto de apoio aos caminhoneiros, está com toda a sua estrutura física abandonadae sendo corroída pela ação de ladrões.

O local, de acordo com Ozório Neto, filho do proprietário, está há mais de 10 anos sem funcionar e abandonado. O motivo seria a insegurança às margens da rodovia. "Não adiantava continuar funcionando. Primeiro, ninguém mais tinha coragem de parar para se alimentar, devido ser distante da cidade e o grande número de assaltos nas imediações provocou o medo nas pessoas. Depois a própria segurança dos funcionários estava abalada com os assaltos. Hoje é triste ver o que seria o investimento de uma vida se desmanchando com o tempo", destacou.

Semelhantemente, mais adiante, entre os municípios de Umarizal e Martins, as paredes de uma antiga casa, lembra o que restou da bodega de Manoel Saraiva. Com a morte do avô, a neta Maria Saraiva ainda tentou manter o pequeno comercio, no entanto, duas vezes assaltadas, a melhor saída foi se mudar para uma cidade e fugir da ação dos marginais.

"Na nossa região o trabalhador é refém da bandidagem. O homem de bem é subjugado ao esquecimento das autoridades governamentais", concluiu o sociólogo Antonio Messias Neto, em um dos seus artigos, denominado "Retratos do Meu Sertão".

FONTE: O MOSSOROENSE

sábado, 16 de março de 2013

HOMICÍDIO AGORA NA COMUNIDADE DO PANÔN II EM ASSÚ

Papel de Parede - Espingarda Calibre 12
Foto ilustrativa

Agora a pouco aconteceu um homicídio na Comunidade do Panôn II, zona rural de Assú. De acordo com informações des Policiais Militares que estão no local, é que um homem identificado por EVERALDO FIRMINO DA SILVA, de 24 anos de idade foi alvejado dentro de sua casa por disparos de calibre 12 na cabeça. Ainda de acordo com os PMs, há também cápsulas de pistola .380, porém somente a perícia que poderá dizer se também foram disparados tiros de pistola ou se houve algum tipo de confronto. 

Moradores do local não souberam informar se os pistoleiros chegaram em algum veículo ao local, devido a residência ser um pouco afastada da Comunidade, porém informaram que a vítima vivia sozinho na casa e não tinha relacionamento social com moradores do local. As investigações ficarão por conta do Dr. Emerson Valente e sua equipe de Policiais Civis da DP de Assú

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO VEREADOR JOZENILDO MORAIS

O Vereador Jozenildo Morais da cidade de Janduís enviou comentário ao Blog GTO Assú, que relata a sua versão no caso da barreira policial que foi encerrada, por ordem superior, após a abordagem do GTO do 10º BPM na BR 226 aos Vereadores no acesso a Campo Grande. Veja a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em virtude dos fatos que estão sendo imputados a minha pessoa e ao colega vereador Fábio, sobre uma abordagem policial realizada na BR 226, próximo a cidade de Campo Grande, na manhã de ontem, dia 15 de março do ano em curso, sexta-feira, e em respeito a opinião pública, faço os seguintes esclarecimentos:

1. Na manhã do dia 15 de março, sexta, eu e o vereador Fábio Dantas, nos dirigíamos até a cidade de Campo Grande quando fomos abordados por uma equipe do GTO de Assú, comandada pelo Tenente Montenegro, o qual pediu que estacionácemos o carro para revista policial. O que o fiz, sem nenhuma desobediência ou arrogância. Por sinal, ao sairmos do carro, fomos logo nos identificando e cumprimentando o citado agente policial;

2. Durante a abordagem verificaram se estávamos portando arma de fogo, drogas ou qualquer tipo de instrumento ilícito. O que de pronto foi comprovada pela equipe a inexistência, apresentamos a identidade e fomos liberados para seguir viagem;

3. Queremos afirmar que colaboramos com o trabalho da polícia, em momento algum faltamos com respeito aos que faziam a blitz; Por outro lado, fomos o tempo todo ignorados e interrogados se estávamos portando arma, drogas ou algo ilícito; Levamos ao conhecimento do Coronel Reinaldo Lima, comandante do Comando de Policiamento do Interior - CPI pela maneira como fomos abordados e não por termos sido abordados, compreendemos ser este o trabalho da Polícia;

4. A notícia veiculada em blogs da cidade ou nas redes sociais não tem qualquer credibilidade, até porque o policial que "teria" assinado a nota não se identificou; Jamais pedimos para que fosse retirada blitz do trecho mencionado, como também está sendo dito, na tentativa de nos prejudicar;

5. A conduta ilibida e conhecida reputação moral minha é atestada pela justiça que nada tem a contestá-las e pela população do nosso Município que sabe do meu perfil de homem simples, amigo e que nunca provoquei em Janduís ou fora daqui qualquer ato de violência. O mesmo podemos confirmar em relação ao colega vereador Fabio;

6. Esperamos que, por meio desta nota, a VERDADE seja conhecida por todos. Que o bem estar, a segurança pública e PAZ aconteçam sempre em prol do nosso povo que tanto quer, clama e precisa. Não queiramos envolver uma mera abordagem policial numa querela de cunho pessoal ou politiqueira. Quem assim agir vai querer INJUSTAMENTE nos atribuir uma culpa que não temos, ou forçar a barra para sairmos da condição de vítimas para sermos culpados, por um erro que não cometemos.


Janduís/RN, 16 de março de 2013.

Jozenildo Morais
Servidor Público e Vereador

DO BLOG: Agradecemos a nota e a preocupação dos Vereadores Fábio Dantas e Jozenildo Morais em tentar esclarecer o fato. Porém não foi dito por nós que a ordem de encerrar a operação teria partido dos senhores, pelo fato de não possuírem tal competência. A ordem foi dada por um Oficial Superior da PM, que recebeu uma informação de uma autoridade legislativa, que se ofendeu simplesmente por causa de uma pergunta se estariam conduzindo algum material ilícito, pois os policiais que os abordaram não os conheciam.

Vale salientar também, que a simples identificação de uma função pública não isenta o cidadão de ser abordado, pois um suplente de vereador da sua cidade, que recebeu votos como o senhor, já foi preso em Natal praticando assalto a banco.

Todavia, agradecemos a Nota de Esclarecimento, isso mostra a honradez com que se preocupa com a opinião pública dos seus munícipes e esperamos sinceramente que isso não se repita em lugar nenhum do mundo, pois quando há interferência de poder, só quem perde é a população mais necessitada dos serviços públicos.

Cuidado com as fontes: Blogs policiais estão divulgando notícias de um blog humorístico como sendo verdadeiras


O site www.g17.com.br, de conteúdo humorístico e notícias fictícias estampou em uma matéria sob o título de "Policiais barrigudos serão afastados da PM" com o intuito de satirizar alguns policiais "fora de forma". O problema é que alguns sites e blogs policiais não consultaram a fonte da notícia e também propagaram o conteúdo, causando desconforto a alguns policiais. 

O site G17 também trás notícias como: "Papa ora para Argentina ganhar a copa", "Tufão recusa título de maior corno de 2012" e "Fumaça preta no RJ, traficantes escolhem o líder", são algumas de suas sátiras. Em um anúncio de seu link, o site G17 diz: G17 é um portal de entretenimento e notícias fictícias, com humor e sátira dos acontecimentos do cotidiano. 

JOVEM É PRESO PORTANDO REVOLVER NA ZONA RURAL DE CAMPO GRANDE

Imagem ilustrativa


Em mais um patrulhamento de rotina pelo município de Campo Grande, a policia militar conseguiu tirar de circulação na noite desta sexta-feira (15), um revolver calibre .32 com seis munições intactas.

Por volta das 21:30h a guarnição de serviço da Rádio Patrulha fez uma revista em vários frequentadores de um bar localizado no Sitio Monte Alegre, zona rural daquele município, quando encontraram em poder de Antônio Francisco Biaquino Bezerra, 24 anos, morador da comunidade de Salgado, um revolver calibre 32 com seis munições.

Na delegacia Antônio disse aos policiais que nunca tinha sido preso, esta tinha sido sua primeira vez.

O acusado foi conduzido para a 7ª Delegacia Regional de Policia Civil de Patu onde será atuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

Em contato com nossa reportagem a policia comunicou que ações deste tipo deverão ocorrer com mais frequências, principalmente na zona rural de Campo Grande.

Fonte: O Carinha da Net

Barreira policial é encerrada após abordagem a Vereadores no médio-oeste

Imagem ilustrativa

Uma situação inusitada aconteceu ontem (15/03) em uma barreira policial no médio-oeste potiguar. O GTO do 10º BPM realizava uma barreira na BR 226 no intuito de coibir transporte de armas, drogas e veículos roubados quando dois vereadores da cidade de Janduís passaram e foram abordados. Até aí tudo bem, pois até agradecer aos PMs eles agradeceram, porém quando a barreira itinerante saiu e deslocou-se até o retorno de acesso a cidade de Triunfo Potiguar, devido a várias ocorrências de roubo na região, veio uma ORDEM de acabar a operação, pois um dos vereadores não teria gostado da forma como foi abordado e feito uma ligação a um Comandante em Natal, relatando que teria sido destratado pelos policiais do GTO, que perguntaram se haveria droga ou arma no veículo. 

O problema é que poucos minutos após o encerramento da barreira, uma dupla de moto tentou assaltar um veículo na entrada da Mina do Bonito e foram justamente em direção onde deveria estar a operação do GTO. 

No blog "O Carinha da Net" o vereador Fábio Dantas disse que realmente vinha no veículo, mas quem fez a ligação foi o vereador Jozenildo. 

O nome do vereador Fábio saiu devido a somente ele ser conhecido de alguns policiais que estavam na barreira. Segundo os PMs, a abordagem foi realizada pelo fato do condutor e o passageiro não ter sido reconhecido em primeira hora pelos Policiais, somente após a abordagem é que quem conhecia-os ficou sabendo se tratar deles, pois estavam um pouco afastados.

O questionamento que os Policiais fazem é a questão da segurança, onde TODOS da região do médio-oeste, e principalmente de Janduís, tanto reclamam da falta de efetivo e quando é deslocado 10 homens do GTO para uma operação de prevenção ao crime organizado, usam de força política para atrapalhar a ação. 

quinta-feira, 14 de março de 2013

Caminhão é tomado de assalto e motorista e ajudante foram mantidos reféns entre Triunfo Potiguar e Paraú

Imagem ilustrativa

Ontem (14/03) por volta das 16:00h, um caminhão de uma empresa de cereais foi tomado de assalto entre as cidade de Triunfo Potiguar e Paraú, médio oeste potiguar. 

De acordo com informações das vítimas, são que os bandidos chegaram em um veículo não identificado e anunciaram o roubo. Em seguida um dos bandidos assumiu o controle do caminhão e saiu em outra direção, enquanto os comparsas ficaram com os trabalhadores da empresa em um matagal, liberando-os já na madrugada de hoje. Policiais de Triunfo atenderam as vítimas e acionaram a PM da região no intuito de localizar o bando, mas até este momento não há informações sobre a quadrilha. 

As investigações ficarão por conta do Delegado de Campo Grande, responsável pela região onde ocorreu o crime.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Preparando o tiro


Felipe Gurgel - Repórter

Macaíba vai se tornar o ponto de encontro de todos os atiradores profissionais do Rio Grande do Norte no próximo final de semana. É que na Associação dos Agentes da Polícia Federal vai acontecer a primeira etapa do campeonato estadual 2013 na categoria tiro prático, mais conhecida como IPSC (International Practical Shooting Confederation). Mesmo sendo realizado por integrantes da polícia e sendo uma competição potiguar, o agente classe especial, Fernando Araújo, revela que a disputa é aberta a todos os associados a algum clube do tiro do Rio Grande do Norte e também de outros estados vizinhos.

Para ser bom atirador é preciso ter velocidade e técnica para acertar todos os alvos no menor espaço de tempo. As pistas são os principais adversários na luta pelo título

"Não teremos apenas agentes da polícia federal. Nos clubes de tiros do Rio Grande do Norte, temos médicos, advogados, empresários, pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade que gostam de praticar o tiro esportivo e também de participar dessas competições. Estamos esperando entre 80 e 100 competidores, que, além de Natal, vão vir de Mossoró, Caicó, Assú, Santa Cruz e de outros estados, como Paraíba, Ceará e Pernambuco. Essa etapa vai ser bastante acirrada. Como temos seis clubes de tiros registrados, teremos seis etapas durante todo o ano", prevê Araújo.

A competição vai acontecer em duas categorias: Revólver (masculino e feminino) e Pistola, que, além de ser para homens e mulheres, é dividida também e três modalidades: Production, que o competidor não pode modificar a arma, a Standard, quando o competidor pode modificar sua arma e a Open, aberta para todos os participantes do campeonato.  "Teremos sete pistas no espaço reservado ao campeonato e cada uma diferente da outra. Pensamos em organizar uma disputa para que todos os participantes possam demonstrar suas habilidades. Não podemos ter só pistas rápidas, porque  tem competidores que são mais técnicos e não tão rápidos. O ideal é ser preciso e rápido e é isso que vamos ter nessa competição", afirma Fernando Araújo.

No sábado, a competição vai ser dedica apenas aos árbitros, já que no domingo, eles vão ser os responsáveis por divulgar a pontuação de cada participante e, por isso, não vão poder competir. Além dos homens, mulheres também estão liberadas para participar da competição. O número é menor do que o dos homens, mas, está crescendo a cada dia. "No Nordeste, de uma forma geral, as mulheres ainda estão em um número muito menor que os homens, mas, estão começando a se interessar pela prática do tiro. No Sul, é impressionante a quantidade de mulheres que participam das competições. E, crianças também. Como se trata de um esporte, todo mundo pode praticar", revela o agente da classe especial.

As provas vão ser disputadas em duas categorias: revólver e pistola, tanto no masculino e no feminino

Um dos participantes do campeonato vai ser Leonardo Lacerda. Agente da Polícia Federal, ele explica que o tiro prático, assim como outras modalidades esportivas, vem evoluindo ao longo dos tempos e cada vez mais, a parte física é fundamental para a sua prática.

"Antigamente, o esporte era um estilo mais clássico e hoje é mais dinâmico. O tiro foi evoluindo com o passar do tempo e as pistas de competições também. Antes, era só atirar nos alvos. Agora, com todas as dificuldades, os competidores precisam desenvolver suas estratégias para cada pista, cada competição", afirma Lacerda.

Segurança é fundamental para a realização da disputa

Por se tratar de uma competição que envolve armas de fogo, a segurança, nessas disputas, é dobrada, para evitar acidentes envolvendo os participantes, como também as pessoas que estão apenas olhando a disputa ou torcendo pelos seus preferidos. Para começar, de acordo com Fernando Araújo, existe um espaço próprio para manusear as armas, para evitar disparos acidentais. Todo competidor, por obrigação, deve passar por essa espécie de sala, para preparar sua arma, seja pistola ou revólver. Em seguida, eles devem colocar suas armas no coldre, assim como os carregadores de munição.

Todos esses passos são analisados de perto pelos árbitros da competição e qualquer deslize ou não cumprimento de algumas dessas regras de segurança, podem gerar de penalidades na pontuação geral do competido a eliminação na disputa.
"A segurança, nessas competições, estão, sempre, em primeiro lugar. Não podemos dar espaço para deslizes, já que estamos lidando com armas de fogo", afirma Araújo.

Os próprios competidores são obrigados a usar alguns utensílios para sua segurança. Óculos e abafador auditivo são essenciais para a disputa. "Mesmo que os participantes fiquem a uma distância segura dos alvos (cerca de sete metros), às vezes sobra algum estilhaço de cápsula ou do próprio alvo. Então, os óculos servem para proteger os competidores", revela o agente da classe especial.

Cada pista é colocada em uma área diferente do espaço, justamente para impedir que aconteçam problemas na execução das provas. Apenas os competidores podem ficar presentes nos espaços determinados para as provas. Quando a disputa termina, os atiradores precisam desarmar a pistola, retirar o cartucho e mostrar aos juízes que a arma está limpa e não oferece perigo aos presentes na competição.

Os interessados em participar do campeonato de tiro prático deve ser filiado a algum clube de tiro do Rio Grande do Norte. As inscrições podem ser feitas no dia da competição. Homem tem que pagar uma taxa de R$ 70 e mulher não paga.

PM apreende 27 armas e 307 pedras de crack em uma semana


A Polícia Militar do Rio Grande do Norte apreendeu 27 armas de fogo e mais de 300 pedras de crack em uma semana. No período entre os dias 4 e 10 de março também foram capturados oito fugitivos da Justiça, sendo dois menores de idade. Entre as 27 armas, uma delas é de fabricação americana, e outras quatro de calibre restrito. Além das armas, foram contabilizadas 94 munições de calibres variados.

Na questão do tráfico de drogas, foram apreendidos 307 pedras e um tablete de crack, aproximadamente 600 gramas de maconha e 22 saquinhos de cocaína. Em comparação com a semana anterior, houve um aumento de 145% no número de armas apreendidas, já que as apreensões da semana anterior totalizaram 11 armas de fogo.

Esse período envolve os dias da operação Metrópole Segura, na qual a Polícia Militar se juntou a todo o policiamento ostensivo da região metropolitana de Natal para combater a violência e o tráfico de drogas.

A PM anunciou em balanço geral da operação: nove recapturações de fugitivos, prisão de seis pessoas, além de sete armas de fogo, duas motos detidas e drogas apreendidas. A prisão em flagrante de seis pessoas foi realizada em uma única investida da Polícia, no Planalto. Para o comandante da PMRN, coronel Francisco Canindé Araújo, a operação apresentou "saldo positivo", mas não há data prevista para novas operações.

Fonte:Tribuna do Norte

domingo, 10 de março de 2013

Operação Metrópole Segura gera insatisfação de policiais escalados


O efetivo extra de aproximadamente mil homens colocado nas ruas pela Polícia Militar tem gerado insatisfação em alguns policiais. O que se ouve é que o atraso em pagamento de diárias é a principal preocupação. A ideia da Operação Metrópole Segura, diga-se de passagem, é excelente e extremamente necessária.

A violência vem crescendo desenfreadamente e somente a presença ostensiva da Polícia Militar, diuturnamente, irá inibir a ação de criminosos. O Comando Geral tem boas intenções e acerta ao montar operações especiais nas ruas da Grande Natal, porém, o Governo do Estado precisa fazer sua parte também.

Sempre que efetivo extra é escalado para algum grande evento, como Carnatal e Carnaval, por exemplo, o Governo demora meses para quitar os débitos com os policiais militares. Ai eu pergunto, quem nesse mundo gosta de trabalhar sem receber?

Penso que, hoje, a violência no Rio Grande do Norte, ao contrário de outros estados, ainda está controlável. No entanto, estamos bem perto, quase no limite, de perdermos esse controle. Por isso, é preciso que os governantes, aqueles que assinam documentos que valem dinheiro, preocupem-se verdadeiramente com a Segurança Pública.

sábado, 9 de março de 2013

Homicídio na BR 226 em Janduís

Papel de Parede - Espingarda Calibre 12
Foto ilustrativa

Um crime de homicídio aconteceu agora a pouco na zona rural de Janduís, médio-oeste potiguar. De acordo com informações de Policiais do GTO que encontram-se em diligências, dois bandidos abordaram a pessoa de RAIMUNDO VIEIRA MORAIS de 52 anos, que vinha de uma festa e atiraram cinco vezes de espingarda calibre 12 na cabeça da vítima, que vinha em uma Honda Pop. 

Ainda segundo os PMs, ninguém da família quis dar alguma informação se a vítima tinha inimizades. As investigações ficarão a cargo do Delegado de Patu.

Polícia prende novamente "Pirrôla", acusado de vários crimes, dentre eles um latrocínio em Assú



No momento da abordagem, os quatro elementos, sendo dois homens e duas mulheres, efetuaram disparos em direção as viaturas. Na reação o veiculo tipo Honda Civic placa OJR 8487 de Natal, foi atingido com vários disparos. Um dos indivíduos ainda conseguiu fugir da ação da policia, sendo localizado e preso em um matagal na região da avenida Leste Oeste no centro de Mossoró. Com eles os agentes encontraram uma pistola 380 municiada e um revolver calibre 38.


O grupo detido estava em uma casa alugada no Alto do Sumaré, no Alto de São Manoel. Dentro da residência, a policia encontrou vários pertences da família vitima do assalto.
Luciedson Soares da Silva, “Pirrôla” 21 anos de idade. Ele é foragido do presídio de Caraúbas e responde por homicídio nas cidades de Assú e Macaíba.
Valdemir Barbosa dos Santos “Ceguinho” 26 anos, natural de São Bento do Norte e residente no Bairro de Felipe Camarão em Natal. Ceguinho estava em companhia do grupo.


Flávia Oliveira de Araújo, 20 anos de idade natural e residente no Bairro Itapetinga em Natal, se apresentou como namorada de Pirrôla. Flávia disse que estava em Mossoró há uma semana e tinha vindo em companhia do namorado.
G.S.M de 17 anos natural e residente no Bairro Itapetinga em Natal, também estava no veiculo apreendido. Ela disse que veio de Natal, fazer companhia a amiga e não sabia do envolvimento dela com assaltos. Toda quadrilha se encontra na Delegacia, passando pelo processo de triagem. O delegado acredita que o grupo esteja envolvido em outros delitos na região.


Segundo informações, as duas mulheres foram reconhecidas pelas imagens das câmeras do sistema de segurança de uma casa lotérica assaltada no inicio da semana, próximo a Cobal no centro da cidade. Elas negam e mandam chamar as vitimas para fazer o reconhecimento.

A operação foi comandada pelo Delegado de Furtos e Roubos, Bacharel Luiz Fernando e Denys Carvalho, titular de Regional e contou ainda com agentes das duas especializadas e Homicídios de Mossoró, além do reforço da Policia Militar dos dois batalhões da cidade.

O Câmera.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Mapa da violência no Brasil trás Assú entre as cinco cidades mais violentas do Rio Grande do Norte


O Mapa da Violência 2013, elaborado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos, registra uma lista das 10 cidades mais violentas do Rio Grande do Norte.

Os dados revelam as mais elevadas taxas de óbitos registrados com arma de fogo. Média entre os anos de 2008 e 2010 por 100 mil habitantes.

Eis a relação:

1 – Extremoz (População: 24.569) 73,7. (17º no ranking nacional)

2 – Mossoró (Pop.: 259.815) 43,3 (108º no ranking nacional)

3 – Macaíba (Pop.: 69.467) 43,0 (111º no ranking nacional)

4 – São Gonçalo do Amarante (Pop.: 87.668) 41,4 (124ºnacional)

5 – Assú (Pop: 53.227) 40,2 (129º nacional)

6 – Natal (803.739)36,3 (169º nacional)

7 – Baraúna (24.182) 22,2 (388º nacional)

8 – Apodi (34.763) 20,8 (416º nacional)

9 – Parnamirim (202.456)19,4 (445º nacional)

10 – Santa Cruz (35.797)16,1 (575º nacional).

Com informações do Novo Jornal

quinta-feira, 7 de março de 2013

Ação conjunta entre Polícia Militar e Civil prendem acusados do homicídio em Assú em menos de 3 horas do crime

Foto: Força Tática

Uma ação conjunta entre as Polícias Militar e Civil resultou na prisão de dois suspeitos na morte de Chico Mossoró, em frente ao CEPA no bairro do Frutilândia. 

Segundo informações da Polícia Militar, uma ligação anônima para o 190 levou a Polícia a realizar um cerco e prenderam dois acusados do crime. Trata-se do "Galego de Mossoró" e um outro comparsa, Galego é foragido da Justiça e foi preso em uma residência juntamente com a provável arma do crime. 

Mais informações em instantes...

CRIME DE HOMICÍDIO EM FRENTE AO COLÉGIO CEPA EM ASSÚ

Local do crime


Na tarde de hoje 7 de março por volta das 13:45h aconteceu um homicídio no conjunto Frutilândia em Assú, mais precisamente em frente ao colégio CEPA.
Foi vitima de vários disparos de armas de fogo a pessoa de Francisco Nunes da Silva, 50 anos, mais conhecido por Chico da Favela que residia na favela do Belo Horizonte em Assú como é conhecido a favela.
Informações colhidas no local são que a vitima estava em frente ao colégio em uma moto de placa MYE 2546 quando de repente chegaram dois elementos em uma moto e efetuaram os disparos, após o ato os elementos fugiram em direção a parati 2000 pela estrada carroçável entre o Frutilândia.
Policiais se encontram em diligências na tentativa de localizar e prender os autores do crime.
A vitima foi socorrida para o hospital Regional de Assú mais infelizmente já chegou sem vida.

Fonte: Focoelho

Operação deflagrada pela Polícia Civil de Jucurutu prende traficante e apreende grande quantidade de droga

IMG10453
Noel Crispim


Na tarde desta quarta-feira, 06, por volta das 16h00 min., a Polícia Civil de Jucurutu, em cumprimento de um Mandado de Busca e Apreensão, apreendeu, em uma fazenda do Sítio Boi Selado, uma grande quantidade de drogas. O entorpecente pertencia à pessoa de NOEL CRISPIM DA SILVA, 31 anos, natural de Jucurutu. Noel já vinha sendo investigado pela Polícia Civil de Jucurutu havia algum tempo, e era considerado um dos maiores fornecedores de drogas da região.

IMG10445
Material apreendido

Na fazenda do Sítio Boi Selado, os Policiais de Jucurutu, que contaram com o apoio de agentes da DEA e DEAM de Caicó, além de Policiais Militares do Serviço Reservado da PM (P2), encontraram, dentro de um balde, que estava enterrado, tijolos de maconha prensada e crack. Feita a pesagem dos entorpecentes, foram calculados 1,935 kg (Um quilo, novecentos e trinta e cinco gramas) de maconha e 585g (quinhentos e oitenta e cinco gramas) de crack. Além dos entorpecentes, os Policiais apreenderam duas balanças de precisão, ainda no sítio. Chegando na casa de Noel em Jucurutu, onde ele residia atualmente, os Policiais prenderam o acusado e ainda apreenderam um revólver cal. 38, com nove munições intactas.

Noel, que há alguns dias atrás foi vítima de tentativa de homicídio e se recuperava dos ferimentos em casa, foi autuado em flagrante pela autoridade competente e permanecerá preso. Provavelmente, após a lavratura do flagrante, Noel será transferido para a Penitenciária Estadual do Seridó (Pereirão), onde ele já cumpre pena no Regime Semi-aberto por prática de assalto.

Fonte: PM Jucurutu

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA E MINISTRO DA JUSTIÇA DISCUTIRÃO VIOLÊNCIA NO RN



Em razão dos números da violência no Rio Grande do Norte, o secretário estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, delegado federal Aldair da Rocha, anunciou que neste próximo final de semana estará reunido com a governadora Rosalba Ciarlini e com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que deverá estar em Natal. Na pauta, segundo o secretário, estarão ações efetivas de combate à violência e estratégias de redução da criminalidade no estado, principalmente ações de prevenção às drogas e repressão aos crimes de homicídio
.
“Independente dos últimos crimes, em especial desta chacina que aconteceu em Poço Branco, eu já havia agendado uma reunião com a governadora. Como o ministro da Justiça virá ao Rio Grande do Norte na noite da próxima sexta (8), deveremos nos reunir durante todo o sábado para tratarmos de vários assuntos”, afirmou Aldair.

Ao G1, o secretário adiantou que também serão discutidos reforços para o programa 'RN Vida', de combate às drogas, e ações de segurança para a Copa do Mundo de 2014, que Natal como uma das cidades que sediará os jogos. “Precisamos de investimentos e recursos”, pontuou. Quanto às ações que serão debatidas, o Aldair da Rocha explicou que só poderá detalhar todo o planejamento ao final da reunião.

Fonte: G1

quarta-feira, 6 de março de 2013

Dupla liberta reféns na Grande Natal e se entrega após 3h de negociação

Após roubar um carro, suspeitos foram perseguidos pela PM. 
Eles se refugiaram dentro de um oficina e mantiveram 4 pessoas reféns.


Dupla se entregou após libertar os reféns em Parnamirim (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Foto: TV Cabugi


Durou três horas a negociação entre a Polícia Militar do Rio Grande do Norte e dois homens que mantiveram quatro pessoas reféns na cidade de Parnamirim, na Grande Natal. Os suspeitos, que haviam sido perseguidos após roubarem um carro, se refugiaram dentro de uma oficina, que fica nas proximidades do Parque de Exposições Aristófanes Fernandes. Como condição para a libertação dos reféns, a dupla exigiu presença de advogados e familiares.
Segundo o coronel Jair Júnior, comandante do 3º BPM, os dois suspeitos só serão identificados na 1º Delegacia de Parnamirim, para onde foram conduzidos e serão autuados.
A dupla manteve os quatro reféns dentro da oficina das 10h às 13h, logo após terem roubado um carro. “Houve perseguição e os suspeitos se refugiaram dentro da oficina. Todo o quarteirão foi cercado e mantivemos muita calma durante a negociação. Felizmente ninguém saiu ferido”, afirmou o coronel Jair Júnior.

Fonte: G 1

terça-feira, 5 de março de 2013

RP de Assú captura foragido da Justiça de Mossoró

RP Assú


Na noite de hoje (04), por volta das 21hs, os policiais da Rádio Patrulha 1009 receberam uma informação de que no Coca-cola Bar, situado no Bairro do Frutilândia, havia um homem em atitude suspeita e que possivelmente seria foragido da justiça.

Foragido
  
Os soldados: Demétrio, Pascoal e Willian, comandados pelo Cabo PM Agenor, foram ao local averiguar a informação e abordaram Claudio Alves Bezerra, de 37 anos, que confirmou que responde por trafico (Art. 33) e a mais ou menos um ano, aproveitou-se de uma oportunidade de estar sendo confiada sua saída das celas da DEFUR de Mossoró e fugiu, ficando em vários lugares durante esse período e vindo para Assu a pouco mais de quatro meses.
  
Contra Claudio há um mandado de prisão em aberto decretado pela 5ª vara criminal de Mossoró, desta forma os PM’s tiveram de conduzi-lo para a Cadeia Publica daquela cidade.

Fonte: Força Tática