terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Uso de armas por policiais sofre restrições

Principais alterações são o fim dos chamados tiros de advertência e a proibição de que policiais atirem em carros que furarem blitze e em pessoas que estejam fugindo da polícia


Foi publicada nesta segunda-feira (3) no Diário Oficial da União uma portaria que regula o uso da força por policiais civis, militares e federais. As principais alterações são o fim dos chamados tiros de advertência e a proibição de que policiais atirem em carros que furarem blitze e em pessoas que estejam fugindo da polícia.

O documento também determina que os policiais não apontem armas para cidadãos durante abordagens nas ruas. Os disparos só serão tolerados, segundo o governo, se houver ameaça real de lesão ou morte.

A portaria foi feita em conjunto pelo Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. As polícias de todo o país terão três meses para se adequar às regras.

Fonte: http://jornal.jurid.com.br

Do blog GTO Assú:

Como será que um policial deverá abordar um bando de criminosos armados agora?

Será que o imediatismo irá sempre prevalecer nas decisões contra o trabalho policial?

Isso se deve a omissão de anos dos nossos gestores com o treinamento dos policiais, agora estão querendo jogar a sujeira pra debaixo do tapete como sempre fizeram.  É claro que as abordagens devem respeitar a proporcionalidade  e os direitos homanos e sempre haver bom senso, mas quem deve decidir isso é quem trabalha na rua no dia-a-dia e não quem está dentro de um gabinete.

Um comentário:

  1. O QUE SE PODE ESPERÁ DE PAIS; QUE SEU GOVERNANTE MAIOR, DA APOIO A UM CRIMINOSO;SENDO ESSE CRIMINOSO OUTRO PAIS,IMAGINE SE VAI DEIXA DE DAR APOIO AOS CRIMINOSOS DE SUA PROPRIA CASA,(ISSO É UMA VERGONHA),HOJE EM DIA É MELHOR SER BANDIDO,QUE SER POLICIAL.

    ResponderExcluir