domingo, 3 de novembro de 2013

BUROCRACIA DO SISTEMA DE SEGURANÇA FAZ VIATURA DE CAMPO GRANDE FICAR MAIS DE 6 HORAS COM PRESO SEM TER QUEM O RECEBESSE



Uma situação inusitada aconteceu ontem no médio-oeste potiguar. A viatura da Rádio Patrulha da CPM de Campo Grande atendeu uma ocorrência onde o filho agrediu sua própria mãe e o prenderam em flagrante e o conduziram até a cidade de Patu por volta das 18:00h, onde há a Delegacia Regional para procedimento do flagrante. 

O acusado foi encaminhado até o Presídio de Caraúbas e até aí tudo "normal", pois apesar de existir determinação para que após os procedimentos nas delegacias, a Polícia Militar não deve transportar nem custodiar presos os Militares ainda sim levaram o detento até Caraúbas. Chegando no presídio após as 19:ooh foram informados que na unidade prisional não recebe presos após as 19:00h e tiveram que retornar a cidade de Patú, onde foi realizado o flagrante. Para surpresa dos Policiais Militares, no CDP de Patú também não foi autorizado o recebimento do acusado, tendo que ter a interferência do Delegado Regional para a liberação dos PMs, que estavam fora da cidade em festa por mais de 6 horas. Somente por volta da meia-noite que a situação foi resolvida e o acusado recebido em Patu. 

Do blog GTO Assú: A burocracia imposta por leis absurdas vem ano a ano dificultando o trabalho policial no Brasil e no Rio Grande do Norte, onde para um mesmo acusado em situação de flagrante tem que recorrer a 4 órgãos distintos do sistema de segurança e cada instituição dessas com seus interesses e peculiaridades. A Polícia Militar prende em flagrante, tem que se deslocar muitas vezes para cidades distantes onde existe uma Delegacia Regional e ainda tem que entrar em "acordo" com o Delegado para levar o preso para onde exista um CDP e que possa ter vagas e agora estar dentro do horário estabelecido para receber um detento. Além disso, diversas vezes a viatura da Polícia Militar ainda tem que correr atrás de médicos de plantão para atestar que o acusado está sem lesões ocasionadas pelos Militares. 

Todos os dias dificultam o trabalho policial no país e consequentemente a criminalidade vem aumentando assustadoramente, enquanto não tivermos representantes e profissionais comprometidos com a causa da segurança pública, esse tipo de coisa irá atrapalhar a vida do cidadão comum, que mais precisa dos serviços públicos.

Um comentário: