terça-feira, 23 de novembro de 2010

TENENTE DO 10º BPM CONCLUI CURSO DA CIOSAC EM PERNAMBUCO



No dia 19 deste mês de novembro teve término o 13º Curso Intensivo de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (CIOSAC) da Polícia Militar de Pernambuco. Com a participação de dois Policiais do Rio Grande do Norte, o Major Cardoso do 6º BPM e o Tenente Montenegro do 10º BPM de Assú.

Com uma carga horaria de 380 horas, o curso da CIOSAC é referência mundial em ambientes hostis como a Caatinga do Nordeste brasileiro.

Com início no dia 20 de outubro deste ano na cidade de Custódia/PE, o 13º Ciclo começou com 70 policiais inscritos, mas apenas 38 conseguiram concluir devido as dificuldades enfrentadas no percurso, como o clima hostil e fadigas musculares devido ao esforço físico. Entre os participantes estavam Policiais Federais, Policiais Militares do Rio Grande do Norte, Paraiba e Pernambuco.

Além das disciplinas, o aluno deveria estar sempre atento à disciplina militar, a limpeza de armamento, equipamento e o bom condicionamento físico, ficando estes itens a cargo da equipe de instrução do curso, sempre com monitores, monitores gerais, secretários e coordenadores na fiscalização. E, além disso, o aluno deveria conhecer e entoar diariamente as canções contidas no hinário do 13º CIOSAC (Hino Nacional, Oração do Guerreiro de Caatinga, Canção da Infantaria, Lemas da CIOSAC, Leis do Combatente de Caatinga, etc).


Ord Disciplina Carga Horária


1 Treinamento Físico Militar 24 h/a

2 Técnicas de Patrulha 12 h/a

3 Instrução Tática Individual 16 h/a

4 Ofidismo 08 h/a

5 Camuflagem 04 h/a

6 Marchas e Estacionamentos 08 h/a

7 Transposição de Obstáculos 08 h/a

8 Primeiros Socorros 08 h/a

9 Natação Utilitária 20 h/a

10 Orientação e Navegação 08 h/a

11 Nós e Amarrações 04 h/a

12 Defesa Pessoal e Técnicas Não Letais 20 h/a

13 Armas de Fogo 12 h/a

14 Tiro Policial 12 h/a

15 Tiro Tático 12 h/a

16 Abordagem a Pessoas 08 h/a

17 Abordagem a Veículo 08 h/a

18 Abordagem a Edificações 08 h/a

19 Gerenciamento de Crises 08 h/a

20 Ações Táticas 10 h/a

21 Ações Antibombas 08 h/a

22 Controle de Distúrbios Civis (CDC) e Agentes Químicos 16 h/a

23 Embarque e Desembarque de Pneumáticos (EDPN) 08 h/a

24 Operações Helitransportadas 08 h/a

25 Patrulha Urbana 08 h/a

26 Montanhismo 28 h/a

27 Patrulha Rural 20 h/a

28 Sobrevivência na Caatinga 28 h/a

29 Direitos Humanos 08 h/a

30 Estágio de Operações Rurais 30 h/a

31 TOTAL 380 h/a

Por ser um curso intensivo, os horários eram cumpridos diuturnamente, chegando inclusive à madrugada, em algumas ocasiões. Dos 30 dias, apenas uma tarde e duas noites de folga foram disponibilizadas, sendo concedidas da seguinte forma: - uma tarde e uma noite após 10 dias de curso e uma noite de folga após 20 dias de curso. As folgas são conhecidas conhecidas como "suspiro".

Do blog: O Tenente Montenegro está de parabéns pela conquista, o curso da CIOSAC é considerado um os mais difíceis de concluir no Brasil, sendo chamado de "Caveira do Sertão". Agora ele está apto a repassar o conheceimento adquirido em Pernambuco e multiplicar o número de Policiais Militares no Batalhão de Assú a adquirirem conhecimentos na região em que atuam.

5 comentários:

  1. Montenegro, é um dos melhores oficiais formados na turma de aspirantes 2009. Perseverança e coragem são suas caracteristicas principais. Parabens assu por ter entre suas fileiras um tenente tão "cacete".
    Tenente Oliveira - Cmte do Tatico 2ºCIA/11ºBPM

    ResponderExcluir
  2. Thiago Barbosa de Brito1 de dezembro de 2010 às 21:26

    Ola companheiro, queria saber se vc pode me responder se eu como soldado recém formado do Piauí posso fazer esse curso do CIOSAC, e quando será o proximo.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Thiago Barbosa,

    Existem cursos que requer alguns anos de corporação, não sei se é o caso da CIOSAC. E sobre a pergunda se abre para outros estados a resposta é sim, basta você ficar ligado no site da PM-PE. Abraço.

    Marcelo Soares

    ResponderExcluir
  4. Sou do Sertão Pernambucano e posso afirmar que a CIOSAC é uma das melhores unidades militares do Brasil, o treinamento ao qual os homens da CIOSAC são submetidos é extremamente rigoroso.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns aos Oficiais da PMRN, espero que todos os estados do nordeste em poucos anos tenham companhias especializadas em combate na Caatinga, como a CIOSAC, que é referência em patrulhamento em regiões rurais. Os interiores dos nossos estados precisam de mais policiamento.

    ResponderExcluir