sábado, 22 de janeiro de 2011

Conheça a surpreendente trajetória do coronel Araújo Silva, da origem humilde ao mais alto cargo da Polícia Militar


Ele começou a trabalhar ajudando o pai numa borracharia e hoje é comandante geral da PM do Rio Grande do Norte. Quando menino, estudava história e ficava curioso em conhecer os diversos países que via. Já adulto, visitou a África, a Europa e América Latina. Na infância, caminhava quilômetros para ir à escola, mas, ao crescer, chegou a viajar de navio e avião. A criação humilde e o convívio com os mais diferentes povos ajudaram a moldar o caráter do coronel PM Francisco Canindé de Araújo Silva, cuja característica marcante é a cordialidade. Hoje se diz honrado em ocupar o cargo que exerce e diz: "Acredito que estou onde Deus permitiu e Ele é quem dirá se mereço algo a mais".


O coronel no Quartel do Comando Geral da corporação, no bairro do Tirol. Um militar no topo de sua carreira Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
Filho do agricultor José Raimundo da Silva e da dona de casa Maria José de Araújo Silva, ele nasceu na cidade de São Bento do Trairi, na região agreste potiguar, em 7 de fevereiro de 1964. Na infância humilde, sua família, que conta com mais quatro irmãos, chegou a passar dificuldades. "Meu pai, mesmo sendo rude para a vida, teve uma certa sabedoria. Decidiu vir para a capital, pois queria que seus filhos se desenvolvessem".

Em 1973, aos 9 anos, Francisco Araújo Silva passou a morar em Natal, no bairro que anteriormente tinha o nome de Peixe Boi (atual Felipe Camarão). "Meu pai veio trabalhar como borracheiro nas Quintas. Eu também trabalhei na borracharia". Mesmo na capital, as dificuldades ainda eram grandes. "Nosso bairro não tinha água encanada nem energia elétrica quando chegamos. Eu estudava à luz de candeeiro. Eu assisti os postes de energia serem colocados ali".

Ele começou a estudar no então Grupo de Estudo 12 de Outubro, no bairro vizinho de Bom Pastor. Estudava em um período e trabalhava na borracharia no outro. "Com as gorjetas que ganhava, ajudava o meu pai a comprar o material escolar. Ele fazia todo esforço possível para que estudássemos". Ainda na adolescência, o coronel fez curso de língua inglesa, no qual se formou em 1982. Araújo Silva ressalta que estudou toda a vida em instituições públicas, mesmo o nível superior.

Foi na adolescência que Araújo Silva diz ter despertado o desejo pela carreira militar. Aos 17 anos, ingressou no Exército e chegou a fazer o curso para oficial da força. "E foi no Exército que se consolidou essa vocação. Tinha uma enorme vontade de ser um oficial da Polícia Militar". Em 1984, passou em primeiro lugar para o concurso de oficial PM do Estado e estudou na academia de Polícia em Pau d'Alho (PE).


Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário