quarta-feira, 6 de julho de 2011

Desabafo de um PM do 10º BPM




Quando entrei nos quadros da Polícia Militar, a situação era por demais precária. Trabalhava na escala 24h por 24h folga e ficava 3 horas de pé na área bancaria de Assú com o armamento bem inferior aos bandidos da época. 

Viaturas sem a menor condição de uso, com o piso totalmente esburacado devido ao tempo de serviço, mas mesmo assim funcionando. Isso tudo graças a dedicação do Soldado mecânico, que teve sua imagem covardemente divulgada para todo Brasil, saindo como ladrão de combustível. O mesmo passa a maior parte de sua folga consertando o que o Estado não faz, para que a sociedade assuense não padeça nas mãos dos tantos bandidos que aqui rondam. 

Passávamos horas na área bancária da cidade e almoçávamos sentados no chão, no estacionamento do Banco do Brasil, sem falar da péssima qualidade da alimentação "oferecida" a nós. Nunca apareceu um membro do Ministério Público para fiscalizar nossa situação, porém, para transformar a imagem de um Batalhão de homens honrados e dignos em "Batalhão Mall", expressão com duplo sentido, foi utilizado equipamentos modernos e sigilo absoluto. 

Bastaria que a nossa 2ª Seção contasse com as condições adequadas para o funcionamento, como uma viatura com o "chip" de abastecimento, ou será que quem fez as "assustadoras" imagens já não sabia como funciona as Polícias Militares do Brasil? 

Fico me perguntando: Será que é "apenas" para tentar legalizar atos considerados ilícitos de policiais, ou existe algo obscuro com pretenções de denegrir a imagem de toda uma instituição logo agora? 

Por que será que os Promotores de Justiça consideraram a ilegalidade do desfio de função da PM em benefício dos Agentes Penitenciários legal? 

Obs.: Sinto inveja da professora Amanda Gurgel, que pôde mostrar sua cara e defender seus pares.
Carta enviada anônimamente ao blog.

30 comentários:

  1. nao sou policia mais meu pai ele cansou de trabalhar na hora de folga,nunca fiscalizaram a um cara como o mecanico do batalhao sai de forma covardimente em rede nacional,ai eu digo tambem lavrar bo em batalhao nao sera desvio de funçao,q eu saiba isso e trabalho da pc,eles tao em greve e cade as providencias,vao procurar descobrir or homicidos e nao prender pais de familia.

    ResponderExcluir
  2. ISSO É UM ABSURDO!
    UM POLICIAL MECÂNICO TIRANDO GASOLINA DE UMA VIATURA POLICIAL PARA UMA OUTRA VIATURA DESCARACTERIZADA E A IMAGEM DELE EXIBIDA A NÍVEL NACIONAL COMO LADRÃO DE COMBUSTÍVEL.

    SE ISSO É CRIME O CULPADO NÃO É ELE E SIM O SISTEMA, OU ESSE SOLDADO NÃO RECEBE ORDENS?

    PQ O ESTADO NÃO FORNECE GASOLINA PRA ESTA OUTRA VIATURA DESCARACTERIZADA, COMO VAI FAZER SERVIÇO DE INVESTIGAÇÃO COM O TANQUE DESTE CARRO VAZIO?

    CRIARAM UMA NOVA LEI QUE VAI MANDAR QUASE 50% DOS PRESOS DO BRASIL PRAS RUAS. E AGORA POR ERRO DE OUTROS UM POLICIAL EXERCENDO SUA FUNÇÃO VAI PRESO!

    ResponderExcluir
  3. o interessante é que o mineterio publico, não fiscaliza a carga horaria dos policiais, melhorias de slarios e instalações principalmente nos destacamentos que fica só um policial e com varios presos ainda exigem banho de sol.
    sobre as escolta interessante tambem quando um membro dele o juiz se sente ameaçado quer uma guarnição ou ate mesmo tomando cachaça e a guarnição tem que ta lá.
    força policais se deus quizer vai ser tudo esclarecido. que pena que o constragimento fica, levanta a caabeça e seguir emfrente.

    ResponderExcluir
  4. Muita gente em assu hoje fala mau desses policiais, mas, vejam que eles sempre trabalharam em assu e sempre defenderam a sociedade nas dificuldades ou não. Respeitem esses profissionais que conheço de perto e tem um alto valor, deixem que eles se defendam. Como meu companheiro disse acima, eu trabalhei muito em assu e sofri com a mau alimentação e pouco tempo de folga e nunca alguém do MP me perguntou se eu estava sentindo alguma coisa. Hoje vejo a imagem de uma pessoa importante para a policia militar como LEONES sendo execrada em rede nacional. Hoje vejo também os PMs do 10º BPM trabalhando tristes por terem o seu quartel cercado por PMs do BOPE.

    ResponderExcluir
  5. Sabemos do carater desse profissional que está sendo injustiçado, sabemos da sua indole o quanto ele e varios outros se dedicam a sua profissão que é ardua em proteger a sociedade, que levanta cedo com uma missão inclusive de proteger aqueles que o julgam e o condenam juntamente com seus familiares.

    ResponderExcluir
  6. acho uma barbaridade tudo isso, que vergonha pra nossa sociedade, vendo e sabendo da real situação da nossa policia militar.agora eles sabem designar 80 homens fortimente armados para prender pais de familia, com endereços fixo, pra que td isso? que ridiculo, nem segurança podemos ter, ja que o estado nao fornece tau coisa.que deus possa da a justiça aos nossos homens porque se depender da nossa justiça aaqui da terra estamos todos é ferrado.

    ResponderExcluir
  7. Sou de ASSU,e não só eu como muitos Assuenses acharam um absurdo a forma, como foi tratados os nossos PMs, digo nossos pq sei que vcs exerssem uma profissão de riscos, que é proteger a nossa sociedade. e sabemos tbem que falta de tudo para vcs exercerem está profissão tão ariscada.Mais força e coragem, não desanimem,a maioria dos Assuenses lhes aplaudem de PÉ.A verdade dessas denuncias chegará,e para nos protegermos nós vamos sim está com vcs.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns ao policial do 10° BPM que se pronunciou e usou de palavras tão sinceras. Fico triste pelo fato ocorrido com os Policiais de Assú e acho que vocês, PMs e familiares, de envolvidos e também dos não envolvidos no caso protestarem o fato. Se precisarem de mais uma pessoa para protestar, contem comigo. Não acredito que a PM de Assú vai permitir que seus policiais que arriscam a vida pela POLICIA MILITAR que é isso que eles representam saiam desmoralizados. PM não é a única profissão do mundo, mas muitos entram nela pelo amor e não pelo que ganham que é uma miséria. Toda vez que olho as reportagens postadas em inúmeros BLOGs e jornais fico com os olhos cheios de lágrimas em ver tanta injustiça. Força: Sd Lopes, Sd Leonez,Sd jeferson, Sd Martiniano e inúmeros outros que estão passando por essa situação. Acredito na PM de Assú, em especial nesses militares que inúmeras vezes observei passarem nas viaturas em Assú em ocorrências e em operações tão bem realizadas. Aos familiares, digo que para eu é como se estivesse passando por isso junto a vocês, pois tô sofrendo muito em ser leitora de tamanha injustiça.

    Se forem a luta em favor aos PMs envolvidos, contem comigo. É só postar nesse BLOG a movimentação que me reunirei a vocês!

    Atenciosamente alguém que olha de perto a PM de Assú e tem prioridade em se pronunciar.

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, enviem esse desabafo da PM para o jornal Nacional e grandes jornais do Estado. Assim os leitores e telespectadores poderão ver o outro lado da história.

    ResponderExcluir
  10. O MINISTERIO PUBLICO SO INVESTIGA OS PEQUENOS... VEJAM E ME DIGAM SE OCORREU ALGUMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O EMPRESTIMO DO MPF AO GOVERNO IBERE.... VEJA,M SE INVESTIGAM OS CONTRATOS DAS VTRS DO ESTADO, CADE O CUMPRIMENTO DA LEI 273 OU ATE MESMO A CONVOCAÇÃO DOS PCS

    ResponderExcluir
  11. agora ta bom predendo policia e soltando bandido e bom q eles boter pra fuder na familia dessas autoridades pra ver se ele vai acham bom.

    ResponderExcluir
  12. O arraial bom de ASSÚ "toda a quadrilha do batalhão mall" trabalhou e não protegeu somente os empresários, foi toda a população.
    Cadê o desvio de conduta? Pra trabalhar serve e prendem depois!

    ResponderExcluir
  13. Atenção BANDIDOS!!!!
    Aproveitem, pois agora a polícia está prendendo policiais de bem!!!! Vocès não são mais alvo!!!!
    Podem fazer o churraquinho e comemorarem, só tenho pena da população de ASSu.

    ResponderExcluir
  14. Ei!!! há seis anos que isso acontece!!! e o Ministério Publico só viu isso agora?????
    Teve que mudar de governadora para esse povo querer mostrar serviço!!!!!

    ResponderExcluir
  15. #foracoronelaraujo...
    Precisamos de comandante de todos, e não um comando de um só!

    ResponderExcluir
  16. Adorei a festa de Açu, presenciei a segurança dos militares que foi muito boa por sianal. Por que esperaram a festa para prenderem os policiais ?

    ResponderExcluir
  17. Que santo expedito proteja as famílias dos PM's envolvidos.. e tenha pena dos superiores que ficaram d fora, fatiando carne do pessoal que ta preso, mas diante de DEUS e dos SANTOS a justiça será feita, já que a dos homens está corrompida!!

    Força PM's!! Estou com vcs!!

    Atenciosamente uma cidadã Assuense!!

    ResponderExcluir
  18. Gafanhotos do Ministerio Publico nunca tomam de quem tem. Predadores, são a mídia e o COMANDANTE GERAL que mentem. Esperem sentados a rendição, a vitória dos policiais acusados não será por acidente.
    Força companheiros!

    ResponderExcluir
  19. Não é pra envestiga só assu não, tem q emvestga todos os pm da região por esemplo na cidade onde moro tem uma lei q não pode liga o som de de porta ou pega um liolão e canta pq eles prendem, mas quando tão de foga abre amala é sota o som. elees não pode faser isso alei é pra todos. obs não e todos é sim ums novatos. se você acha que mentira pegonte a população que vai fala mais coisas absurdas q acontese?.

    ResponderExcluir
  20. acho isso um absurdo !

    ResponderExcluir
  21. Como policial ja participei de alguns mandado de busca e apreensão, e até prisão.
    Em todos eles nunca foi necessário eu derrupar porta de ninguém e muito menos jogar indiciado de cueca na mala de viatura. Respeito acima de tudo.
    Segundo informações, alguns policiais presos em assú fooram vitimas... de grtitos, arrombaram portas, jogaram policiais ainda de cuecas na mala da viatura, fizeram entrata tática nas residencias sem ter nenhuma reação por parte dos PM's de assú, entre outras coisas.
    estão tratando policia como eu jamais tratei um vagabundo!
    INTERESSANTE QUE MUITOS ASSALTOS E HOMICIDIOS NUNCA FOI VISTO TANTA POLICIA NA CIDADE, E NA OPERAÇÃO PRA PRENDER OS PM'S TINHA MAIS POLICIAIS DE FORA QUE O PROPRIO EFETIVO DA CIDADE.

    ResponderExcluir
  22. #foracoronelaraujo...
    Sem piedade para um covarde... Um comando de um só!

    ResponderExcluir
  23. A todos do 10º BPM,a polução de Assu mais do que nunca olha para OS PMs,com muito Orgulho dos nossos BRAVOS e HEROIS. aos Pais, Esposas, Filhos, Irmãos; não fiquem triste, ao contrário, alegrem-se,pois os Assuesses estão comtodos vcs,portanto PMs, quando precisarem de Ajuda, não de envergonhem, vamos ajudalá-los muito mais. e estamos precisando com URGENCIA dos nossos BRAVOS E HEROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOIS.

    ResponderExcluir
  24. Um absurdo realmente ouve muito ecesso dos policiais do BOPE em assú ouve invasão de alojamentos no 10º batalhão , policiais inocentes que não tinha nada a ver com o caso acordaram com armas apontadas na cabeça , não sei como não houve uma tragédia , pois muitos pensaram que eram invasão de bandidos e por pouco não reagiram , e se tivesse acontecido uma reação ? e tivessem mortos de inocentes , quem ia responder ? o ministerio publico ou o comandante geral fora o coronel Araújo pois você tentou destruir a imagem do 10° BPM

    ResponderExcluir
  25. sou do ceara,sou mulher de pm. quero apenas parabeniza este pm que mesmo anomino veio a desabafa contra um sistema tao precario,onde a pm so tem defeitos.nunca verem seus deveres e suas glorias que sao muitas...governos vamos colocar gasolina nas viaturas desracterizadas pois elas conseguir levantar varios serviços..vamos valorizar estes pms que so trabalham, e muitas vezes em suas folgas tem operaçoes ou passam das horas de sair do trabalho,onde em casa tem esposa e filhos esperando.....

    ResponderExcluir
  26. ESSA VAI PARA QUEM CRITICAM A PM ACONPANHE O TRABALHO DOS POLICIAS DO 10ºBATALAO , DE PERTO E VEJAM COMO E TRANSPARENTE E NAO FIQUE POR AI COM FOFOCAS CRITICANDO E SEM SABER A REALIDADE POIS NO PROXIMO, ESTANTE QUE VCS ESTIVEREM SENDO ESPANCADOS, ROUBADOS OU AMEÇADOS SOR PROCURAM A POLICIA E ELES ESTAO PRONTOS PARA ATERDER MUITO ENBORA OS CRITICOS NAO MEREÇAO.

    ResponderExcluir
  27. CARO LEITOR EU ESTOU BASTANTE CHATEADO COM QUE ACONTECEU COM OS POLICIAIS DE ASSU FORAM PRESOS NAS SUAS CASAS UMA PRISAO ARBRITARIA O QUARTEL FOI ENVADIDO PELO BOPE OS POLICIAS QUE ESTAVAO NA HORA DE DESCANSO FORAN ACORDADOS COM OS FUZIS ESCALADOS NA CABEÇA DAI VCS TENHAN IDEIA DA TAMANHA ARBRITARIEDADE BASTAVA QUE FOSSEM CHAMADOS TODOS IAM A ONDE FOSSEN CHAMADOS POIS TODOS SAO PESSOAS DE BEM E TEM RESIDENCIA E EMPREGO FIXOS VCS VEJAM TAMBEM O MAL PRA ACOMTECER COMO E RAPIDO POIS A MAIS DE CINCO ANOS QUE ELES SONHAM COM UMA PEQUENA MELHORIA SARIAL E NADA E QUANDO ELES TEM AJUDAR DE QUE AJUDAR ESPOTANIAMENTE SAO CRUCIFICADOS DO JEITO QUE ESTAO SENDO MAIS MESMO ASSIM VAMOS SOMA AS FOÇAS E PEDIR A DEUS QUE OS AJUDE E TUDO FIQUE RESOLVIDO DESABAFO DE UMA ESPOSA DE UN POLICIAL

    ResponderExcluir
  28. A QUESTÃO NÃO É SE OS CRÍTICOS MERECEM OU NÃO MERECEM SER ATENDIDOS POR VCS MAS É QUE VCS ESTÃO SENDO PAGOS PARA ISSO E NÃO FAZENDO FAVORES . TODA A POPULAÇÃO TEM O DIREITO DE FALAR O QUE PENSA POIS VCS SÃO PAGOS COM O DINHEIRO DE TODOS SE NÃO QUEREM TRABALHAR SAIAM DEIXE O LUGAR PARA QUEM QUIZER TRABALHAR.

    ResponderExcluir
  29. Ninguém aqui está dizendo ou apontando quem merece ou nao merece ser atendido. Todos temos direito e deveres. Todavia, paremos para pensar, analisar os fatos antes de julgá-los.

    ResponderExcluir
  30. nao se preocupem com reputação,consigo enchergar,(assim como amaioria de assu)vocês como vítimas. A maior justiça será feita. ajustiça divina. Fiquem com DEUS

    ResponderExcluir