quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O quê é o Grupo Tático Operacional - GTO da PM, no Rio Grande do Norte?

O GTO significa Grupo Tático Operacional da PM/RN foi criado em 1998 com o nome de GOE (Grupo de Operações Especiais). Em 2000 passou a denominar-se GTC (Grupo Tático de Combate) e em 2008 passou a GTO. A nomeclatura pouco importa, pois foi criado para evitar e combater assaltos a bancos no RN, com a desarticulação das grandes quadrilhas de assaltantes, hoje atua no policiamento ostensivo em grandes eventos e realiza operações em áreas de Caatinga no combate ao crime organizado no interior do Estado. 
Foram várias as ações de combate ao crime no Sertão do Rio Grande do Norte, dentre elas vários confrontos com assaltantes de bancos, que anteriormente tinha maior poder de fogo e de pessoal, caçada a fugitivos de presídios na Caatinga e principalmente a ação preventiva a roubos a bancos, onde existiam cidades que eram tomadas por bandidos. 
Distribuidos nas cidades de Nova Cruz, Goianinha, Santa Cruz, Currais Novos, Parelhas, Caicó, Jardim de Piranhas, Jucurutu, João Câmara, Macau, Patú, Alexandria, Pau dos Ferros, Apodí, Mossoró e Assú, forma-se um cinturão de segurança, onde sempre tem uma guarnição do GTO próximo as pequenas cidades, que o efetivo seja insuficiente. O GTO é a tropa de choque do Sertão do RN, com armamento e treinamento diferenciado.

Um comentário:

  1. Caro irmão de farda e trabalho, Vossa senhoria cometeu uma garf, quando deixou de citar o GTO da cidade de Apodí-RN, criando no ano de 2001, valeu pela explanação, dessa forma voçe tira algumas duvidas e esclarece qual o trabalhos especifico do GTO.

    ResponderExcluir