terça-feira, 8 de novembro de 2011

Policiais oferecem R$ 1 mil por infomação de suspeito de matar PM



De Paulo de Sousa para o Diário de Natal

A Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar (ACSPM/RN) está oferecendo uma recompensa de R$ 1 mil por informações que levem à prisão dos jovens "Biro-Biro" e "Rodrigo", suspeitos de terem assassinado a tiros o soldado PM Antônio Carlos da Rocha Ramalho no bairro de Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante, na noite do último sábado. O soldado foi o 15º PM morto em 2011. Segundo a polícia, a dupla teria abordado o policial e anunciado um assalto enquanto ele se encontrava com uma moça após o seu expediente. Conforme a polícia, os dois jovens teriam envolvimento com o tráfico de drogas na região do crime.

O cabo Jeoás Nascimento, presidente da ACSPM/RN, explica que a recompensa oferecida não é pela captura dos suspeitos, mas sim por informações que ajudem a polícia a encontrá-los e desvendar o crime. "Não queremos incentivar uma busca da população por eles, mas apenas estimular as pessoas a repassarem informações para que possamos prendê-lo". Caso alguém tenha tais dados para repassar à associação, os telefones de contato são 3206-1896 e 8846-4080.

Jeoás Nascimento ressalta ainda o fato de que vários policiais morreram em serviço ou em decorrência do serviço somente este ano. Entre as 15 mortes de PMs registradas em 2011, o cabo afirma que dois deles foram por acidente de trânsito com a viatura da corporação. Dois desses também eram militares da reserva, trabalhando como guardas patrimoniais. Outros dois eram policiais licenciados de suas funções. "Ao todo, foram 10 policiais mortos em serviço". O presidente da ACSPM/RN diz que são essas ocorrências que tem motivado o movimento "segurança com segurança" - chamada de "greve branca" -, no qual os policiais não têm saído dos quartéis caso não encontrem condições de trabalho.

Repercussão

A reportagem do Diário de Natal entrou em contato com o secretário de Segurança Pública, Aldair da Rocha, e com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo. Ambos preferiram não comentar o fato de se oferecer uma recompensa por informações sobre os possíveis assasinos, por se tratar de uma iniciativa da associação e não da Polícia Militar em si. "Quem deve se pronunciar sobre isso é o Cabo Jeoás, que é o presidente da associação", disse o coronel Araújo.

Crime

Segundo informações do cabo Jeoás, o soldado Ramalho tinha acabado de sair de serviço na noite do último sábado, por volta das 21h, quando foi se encontrar com uma jovem que conhecera à tarde. "Eles tinham combinado de ir a uma festa em Ceará-Mirim. O soldado estava conversando com a garota na frente da casa dela. Os dois suspeitos estavam na calçada em frente e, quando viram Ramalho, o abordaram e anunciaram um assalto. Ele disse que eles podiam levar o que quisessem. Quando ele se virou, porém, eles atiraram". Logo após o crime, os dois suspeitos fugiram do local, sem deixar pistas.

O cabo PM diz que não ficou clara a motivação do crime, que está sendo investigada pela delegacia de São Gonçalo do Amarante. "Há informações de que eles atiraram por terem notadoque o soldado estava usando a calça e o coturno da corporação. Outros dizem que o tal Biro-Biro seria ex-namorado da garota com quem Ramalho foi se encontrar e fez isso por ciúmes. Mas nada está confirmado ainda". A polícia conseguiu fotos apenas do "Biro-Biro" e espera por pistas que levem a encontrá-los. O corpo do policial foi sepultado no cemitério municipal de Ceará-Mirim na tarde do último domingo.

3 comentários:

  1. Sou de natal e realmente conheço esse fato. E alias o PM foi se encontrar com uma mulher quando ele ainda estava de trajes militares. Ainda mais no Bairro de jardim Lola, nada contra, mais...Vamos usar de inteligencia colegas.

    ResponderExcluir
  2. Quero ver ele sorrir com um tiro de pistola na boca.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que essa mulher tenha levado o soldado Ramalho pra morte.

    ResponderExcluir