sábado, 24 de dezembro de 2011

O ALISTAMENTO DO SOLDADO LUIZ GONZAGA

Antigamente, como não existia concurso para ingresso e nem curso de formação na PM-RN a “contratação” de novos homens se dava mediante alistamento.

E exatamente no boletim do dia 31 de outubro de 1935 podemos observar o alistamento de Luiz Gonzaga, que como soldado de número 1075 passou a integrar a Companhia de Metralhadoras. Convém esclarecer que na mesma data ocorreram dezenas de outros alistamentos de soldados na Corporação.
Conforme relatado na postagem imediatamente anterior, Luiz Gonzaga é considerado um dos maiores heróis da PM-RN, pois foi morto no dia 24 de novembro de 1935, quando combatia  heroicamente na defesa do seu quartel, por ocasião do levante comunista que rebentou neste Estado.

Uma pequena distorção podemos constatar quanto ao seu nome completo e número de guerra. No alistamento do herói consta o seu nome como apenas Luiz Gonzaga e o número 1075. Já na promoção ao posto de cabo e exclusão do estado efetivo seu número foi lançado como 1076. E na promoção ao posto de 3º Sargento, ocorrida em 1954 o seu nome foi publicado como Luiz Gonzaga de Souza. Mas isto são apenas pequenos detalhes.
Cabeçalho da folha do boletim que publicou o alistamento de
Luiz Gonzaga.  Observe a rubrica do comandante Luiz Júlio.

 
Fonte: Blog do Coronel Ângelo

2 comentários:

  1. MOTO ROUBADA É ENCONTRADA AGORA A POUCO EM CAICÓ! A POLÍCIA DESCONFIA DE UMA QUADRILHA... MAIS INFORMAÇÕES:
    http://jairsampaiorn.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. POLICIAL MILITAR DO RN28 de dezembro de 2011 às 12:45

    MEU CARO BLOGUEIRO, QUERO EXPOR AQUI A MINHA IDIGNAÇÃO POR PARTE DOS GOVERNANTES DESSE PAÍS QUE NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA A SEGURANÇA DO POVO BRASILEIRO. SOU UM POLICIAL MILITAR INDIGNADO COM A CORRUPÇÃO EXISTENTE NO SISTEMA DE SEGURANÇA NACIONAL. É COMUM ENCONTRAR-MOS POLICIAIS TRABALHANDO COM PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO,ENFRETANDO O PERIGO CONSTANTE COM ARMAMENTOS PRECÁRIOS, COMO POR EXEMPLO REVOLVER 38. E POR OUTRO LADO A CAMPANHA DO DESARMAMENTO DESTROI MILHARES E MILHARES DE ARMAS DE FOGO QUE PODERIA SER APROVEITADAS NO USO DA POLÍCIA COMO PISTOLAS, FUZÍS ETC.COMO EXPLICAR ISSO? SERIA UM ACORDO ENTRE O GOVERNO E AS INDÚSTRIAS DE ARMAMENTOS? EU JÁ TIVE QUE ENFRENTAR BANDIDOS NO ALTO OESTE COM METRALHADORAS E FUZÍS, A NOSSA GUARNIÇÃO COM REVOLVERES 38. A MÃO DE DEUS QUEM NOS PRESERVOU COM VIDA, ENQUANTO ISSO, VEMOS EM JORNAIS DE TELEVISÃO ARMAS QUE PODERIAM SEREM UTILIZADAS EM BATALHÕES PARA O USO DA SEGURANÇA DO CIDADÃO DE BEM SENDO DESTRIBUÍDAS. PUBLIQUEM ISSO. AGRADEÇO

    ResponderExcluir