sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Governadora promove mudanças no sistema penitenciário e direção do presídio de Alcaçuz

O secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, SEJUC, Fábio Hollanda, comunicou no final da manhã desta sexta-feira (20) a decisão da governadora Rosalba Ciarlini de mudar os gestores da coordenação de Administração Penitenciária, diretor e vice-diretor da Penitenciária de Alcaçuz. “Além disso, será instaurada sindicância para apurar as responsabilidades pela fuga de 41 presos ocorrida na penitenciária de quinta para sexta-feira e imediata convocação dos agentes penitenciários que estão a disposição de outros órgãos estaduais”, disse o secretário em resposta às recentes fugas que ocorreram em Alcaçuz. Dos 41 foragidos, três foram recapturados. Segundo Fábio Hollanda há suspeita de negligência e para a apuração das responsabilidades ficou decidido o afastamento do Coordenador de Administração Penitenciária, José Olímpio; do diretor de Alcaçuz, Marcos Lisboa; e do vice-diretor de Alcaçuz, Wellington Marques. Severino Gomes Reis Neto, coronel PM e ex-comandante da PM, é o novo Coordenador de Administração Penitenciária; tenente-coronel PM, Zacarias Figueiredo de Mendonça Neto, ex-comandante do 4ª Batalhão da PM, será o novo diretor de Alcaçuz; e o major PM, Francisco de Assis Ferreira dos Santos, o novo vice-diretor de Alcaçuz. Os atos serão publicados na edição do Diário Oficial do Estado deste sábado (21).
 
Em entrevista coletiva concedida à imprensa, no auditório da Governadoria, o secretário Fábio Hollanda, o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, SESED, Aldair da Rocha, e o comandante da PM, coronel Araújo, explicaram as medidas tomadas para recapturar os presos que fugiram de uma das alas do pavilhão Rogério Coutinho Madruga. “Os presos estavam soltos na ala. As celas estavam sem os cadeados”, disse coronel Araújo que esteve na ala por volta das 5h desta sexta-feira. Segundo Araújo, a fuga ocorreu na noite de quinta-feira e os agentes penitenciários só se deram conta por volta das 2h30 de sexta-feira, quando policiais militares chegaram ao presídio com três presos recapturados”, disse o comandante da PM.
 
A Polícia Militar está dentro da penitenciária com o BOPE (Batalhão de Operações Especais), o BP Choque, e no esforço de captura dos presos, está usando veículos e o helicóptero Potiguar 1. Também está dentro da penitenciária para garantir a ordem, o Grupo de Operações Especiais da SEJUC (GOE). A averiguação liderada pelo comandante geral da Polícia Militar, Coronel Francisco Araújo, constatou que o novo pavilhão de Alcaçuz, onde ocorreu a fuga, estava sem trancas, sem cadeados e sem agentes penitenciários em seu interior.Diante do quadro indicador de negligência, o Governo do Estado decidiu promover mudanças no Sistema Penitenciário e fazer uma sindicância para apurar os fatos e tomar as medidas cabíveis. “Com as medidas tomadas e com a história de vida profissional dos novos dirigentes do sistema penitenciário, estamos enfrentando com resposta imediata os problemas. Já abrimos uma sindicância para apurar as possíveis negligências no caso e os culpados serão exemplarmente punidos. O Governo não convive com a negligência”, reafirmou Fábio Hollanda. O trabalho conjunto do Governo do Estado tem a participação efetiva da SESED na ação de captura dos fugitivos. “Tão logo recebemos as informações dos presos que fugiram, a Delegacia de Capturas e o Setor de Inteligência entraram em ação na busca de foragidos”, disse o titular da SESED, Aldair da Rocha.

Fonte: Via Arildo Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário