quarta-feira, 10 de abril de 2013

O quê é o GTO (Grupo Tático Operacional) da PMRN?



O Grupo Tático Operacional (GTO) ou simplesmente Grupo é uma unidade de atuação no interior do estado do Rio Grande do Norte, principalmente na área do Sertão, onde vários Policiais são especializados em operações na Caatinga. Os “grupos” foram criados com o nome de GOE (Grupo de Operações Especiais) em meados dos anos 90 para evitar e combater os diversos assaltos a bancos no interior do estado, devido a atuação de várias quadrilhas que invadiam e saqueavam os bancos e estabelecimentos comerciais das cidade e brigas de famílias na região do médio oeste do RN.

Com o fardamento inicial em preto, os “grupos” foram efetivados nos principais Batalhões e Companhias do interior, como: Assú, Mossoró, Caicó, Alexandria, Nova Cruz, Parnamirim, Macau, Apodí, Caraúbas, Pau dos Ferros, Corrais Novos dentre outras Unidades. Em 2000 mudou a nomenclatura para GTC (Grupo Tático de Combate) e o fardamento para o camuflado urbano e em 2008 para GTO (Grupo Tático Operacional) e o fardamento para o camuflado deserto. Porém a missão dada foi e está sendo cumprido à risca, apesar de todas as dificuldades de logística e efetivo, os roubos a banco em horário de expediente praticamente não existe mais, por causa do desmantelamento de várias quadrilhas que atuavam no RN e a rapidez que chegam às cidades que ficam nas proximidades das unidades dos “grupos”. Com viaturas 4x4 e armamento e treinamentos específicos, tornou-se sinônimo de medo para bandidos do RN e estados vizinhos.

Um dos últimos bandos de assaltantes de banco foi o de “João da Besta”, considerado pela imprensa, o novo Lampião do Nordeste, que após uma intensa troca de tiros entre Rafael Godeiro e Almino Afonso, dois bandidos foram mortos e o bando se desfeito, tendo seu líder intelectual “Cuim”, morrido no confronto. Inúmeros crimes foram evitados ou reprimidos pelos GTOs do estado, entre assaltantes de bancos a grupos de extermínio presos pelos militares.

Mas existe uma dúvida sobre a continuidade dos “grupos” entre os militares integrantes destes grupamentos, pois desde 2010 não vem fardamento para os policiais e nenhuma viatura foi caracterizada para essas operações na Caatinga, sendo que as últimas viaturas para o GTO foram entregues em 2009 (foto). Ontem 5 PMs do GTO de Assú foram transferidos para Afonso Bezerra, comprometendo a escala de serviço em Assú e região de Campo Grande. O Cmt Geral em seu blog respondeu a uma indagação de um PM do GTO no ano passado, dizendo que iria reequipar e melhorar as condições de trabalho dos GTOs do estado, porém até esse momento sequer apareceu viaturas caracterizadas para o grupamento. 

6 comentários:

  1. É pessoal a quem interessa Q O GTO acabe.....policias capacitados pronto para combater a criminalidade a td instante. Parece q estão querendo e vão conseguir q o caos volta pra nossa regiao q algum tempo vinha ate em aparente tranquilidade. Não consigo entender porque tanta insensatez por parte de Politicos, Juizes, enfim, o medo volta a tomar conta dos nossos coracões. A CORRUPCÃO SE ENTRANHOU em td parte, quem será q vai lucrar com assaltados q irão acontecer em nossa região.

    ResponderExcluir
  2. vc do gto não merecem isso grandes guerreiros do sertão...

    ResponderExcluir
  3. Não os conheço apesar de já ter servido no 10° bpm. Mas conheço um pouco da história dos srs. Pertenci ao pelotão de Lages do cabugi, e sempre copiei as prisões e apreensões realizada pelo grupo. Hj estou na Rocam, que eh uma realização minha, e estou em casa. Comparo as unidades gto de todo o estado, e vejo o empenho e profissionalismo dos guerreiros a que pertencem. Falo muito bem pois acompanhei o trabalho tanto dos srs como o gto de pau dos ferros onde me formei. Padrão!!! Parabéns e não se deixem abalar com essas alterações. os GTOS são os pilares de seg pública do Em. Abraços e boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção. Os GTOs são os pilares da seg pública do interior do estado do RN.

      Excluir
  4. O Rn tá um caos....
    Kd?.... essa governadora safada....

    ResponderExcluir
  5. O GTO é um grupo formado por verdadeiros guerreiros, destemidos e honrrados, merecedm mais respeito e dignidade para trabalhar. O trabalho de um policial não é fácil e ser GTO é menos ainda, pois é um grupo específico e como costumo sempre dizer:- ELES SÃO OS "MACROFÁGOS" DA SEGURANÇA, quando nada mais resolve eles são acionados, parabéns, vcs são meus eternos hérois.

    ResponderExcluir