No dia 19 deste mês de novembro teve término o 13º Curso Intensivo de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (CIOSAC) da Polícia Militar de Pernambuco. Com a participação de dois Policiais do Rio Grande do Norte, o Major Cardoso do 6º BPM e o Tenente Montenegro do 10º BPM de Assú.
Com uma carga horaria de 380 horas, o curso da CIOSAC é referência mundial em ambientes hostis como a Caatinga do Nordeste brasileiro.
Com início no dia 20 de outubro deste ano na cidade de Custódia/PE, o 13º Ciclo começou com 70 policiais inscritos, mas apenas 38 conseguiram concluir devido as dificuldades enfrentadas no percurso, como o clima hostil e fadigas musculares devido ao esforço físico. Entre os participantes estavam Policiais Federais, Policiais Militares do Rio Grande do Norte, Paraiba e Pernambuco.
Além das disciplinas, o aluno deveria estar sempre atento à disciplina militar, a limpeza de armamento, equipamento e o bom condicionamento físico, ficando estes itens a cargo da equipe de instrução do curso, sempre com monitores, monitores gerais, secretários e coordenadores na fiscalização. E, além disso, o aluno deveria conhecer e entoar diariamente as canções contidas no hinário do 13º CIOSAC (Hino Nacional, Oração do Guerreiro de Caatinga, Canção da Infantaria, Lemas da CIOSAC, Leis do Combatente de Caatinga, etc).
1 Treinamento Físico Militar 24 h/a
2 Técnicas de Patrulha 12 h/a
3 Instrução Tática Individual 16 h/a
4 Ofidismo 08 h/a
5 Camuflagem 04 h/a
6 Marchas e Estacionamentos 08 h/a
7 Transposição de Obstáculos 08 h/a
8 Primeiros Socorros 08 h/a
9 Natação Utilitária 20 h/a
10 Orientação e Navegação 08 h/a
11 Nós e Amarrações 04 h/a
12 Defesa Pessoal e Técnicas Não Letais 20 h/a
13 Armas de Fogo 12 h/a
14 Tiro Policial 12 h/a
15 Tiro Tático 12 h/a
16 Abordagem a Pessoas 08 h/a
17 Abordagem a Veículo 08 h/a
18 Abordagem a Edificações 08 h/a
19 Gerenciamento de Crises 08 h/a
20 Ações Táticas 10 h/a
21 Ações Antibombas 08 h/a
22 Controle de Distúrbios Civis (CDC) e Agentes Químicos 16 h/a
23 Embarque e Desembarque de Pneumáticos (EDPN) 08 h/a
24 Operações Helitransportadas 08 h/a
25 Patrulha Urbana 08 h/a
26 Montanhismo 28 h/a
27 Patrulha Rural 20 h/a
28 Sobrevivência na Caatinga 28 h/a
29 Direitos Humanos 08 h/a
30 Estágio de Operações Rurais 30 h/a
31 TOTAL 380 h/a
Por ser um curso intensivo, os horários eram cumpridos diuturnamente, chegando inclusive à madrugada, em algumas ocasiões. Dos 30 dias, apenas uma tarde e duas noites de folga foram disponibilizadas, sendo concedidas da seguinte forma: - uma tarde e uma noite após 10 dias de curso e uma noite de folga após 20 dias de curso. As folgas são conhecidas conhecidas como "suspiro".
Do blog: O Tenente Montenegro está de parabéns pela conquista, o curso da CIOSAC é considerado um os mais difíceis de concluir no Brasil, sendo chamado de "Caveira do Sertão". Agora ele está apto a repassar o conheceimento adquirido em Pernambuco e multiplicar o número de Policiais Militares no Batalhão de Assú a adquirirem conhecimentos na região em que atuam.
Montenegro, é um dos melhores oficiais formados na turma de aspirantes 2009. Perseverança e coragem são suas caracteristicas principais. Parabens assu por ter entre suas fileiras um tenente tão "cacete".
ResponderExcluirTenente Oliveira - Cmte do Tatico 2ºCIA/11ºBPM
Ola companheiro, queria saber se vc pode me responder se eu como soldado recém formado do Piauí posso fazer esse curso do CIOSAC, e quando será o proximo.
ResponderExcluirObrigado.
Thiago Barbosa,
ResponderExcluirExistem cursos que requer alguns anos de corporação, não sei se é o caso da CIOSAC. E sobre a pergunda se abre para outros estados a resposta é sim, basta você ficar ligado no site da PM-PE. Abraço.
Marcelo Soares
Sou do Sertão Pernambucano e posso afirmar que a CIOSAC é uma das melhores unidades militares do Brasil, o treinamento ao qual os homens da CIOSAC são submetidos é extremamente rigoroso.
ResponderExcluirParabéns aos Oficiais da PMRN, espero que todos os estados do nordeste em poucos anos tenham companhias especializadas em combate na Caatinga, como a CIOSAC, que é referência em patrulhamento em regiões rurais. Os interiores dos nossos estados precisam de mais policiamento.
ResponderExcluir