terça-feira, 29 de novembro de 2011

Criança desaparecida


Pessoal estamos precisando muito da ajuda de todos vocês, pois essa menina da foto está desaparecida desde de Quinta-Feira 10/11/2011 pedimos para quem viu ou tiver qualquer informação, entrar em contato nos 

telefones: 88897957/88247113/99704547/96714673 

Por favor passe para todos os seus contatos, pois se fosse alguém da sua família vocês repassariam. O nome dela é: Thamires Mirely , tem 3 anos de idade, da cidade de Pau dos ferros-RN. 


Fonte O Câmera

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Policiais Militares da 2ª CPM de Angicos prenderam foragido da Justiça e apreenderam arma

Policiais Militares da 2ª CPM de Angicos, prenderam por volta das 22:00h um foragido da Justiça da cidade de Santana do Matos. Com o acusado foi encontrado um revolver calibre .38. 

De acordo com informações do COPOM do 10º BPM, um individuo conhecido por Luizinho estava morando em Assú e trabalhando em um motel na cidade de Angicos. Ele é acusado de um homicídio na Serra de Santana em uma comunidade rural, ele teria assassinado um agricultor a facadas a cerca de 2 anos. A Justiça decretou a prisão do suspeito no mês passado e de posse das informações do 10º BPM, os militares de Angicos identificaram o local onde o mesmo estaria trabalhando e efetuou a prisão dele. 

É menos uma pessoa nociva a sociedade na rua e também menos uma arma, que poderia ser utilizada em outros crimes na nossa região. Ele será autuado por porte ilegal de arma e ficará a disposição da Justiça de Santana do Matos.

Vilence, time dos militares do 10º BPM passa de fase no Campeonato de Sênior de Assú




 

COMPETIÇÃO SÊNIOR 2011 - BOLETIM Nº 005

7º CAMPEONATO AÇUENSE DE FUTEBOL
SÊNIOR 2011 (Ano Base 1976)
 BOLETIM Nº 005

RESULTADOS

Dia 26/11 - Sab - Jogo 17 – Dinamarca 3x0 Baixada Fluminense
Placar simbólico. A equipe da Baixada não compareceu ao Estádio


Dia 26/11 - Sab - Jogo 18 – Independente 2x0 Abc da Mutamba
Gols de João Maria e José Heliomar.


Dia 26/11 - Sab - Jogo 19 – C. S. A. 2x0 Cruzeiro Morada Nova
Gols de Francisco Fábio e Francisco Matias.


Dia 27/11 - Dom - Jogo 20 – Santa Cruz 3x3 Vilence
Gols de Francisco Frutuoso (2) e Antonio Carlos para o Santa Cruz e Luiz Henrique e Mauricio Alves(2) para o Vilence.

CLASSIFICAÇÃO

CHAVE A
CHAVE B
1. C.S.A.  = 12pts
2. Fluminense = 6pts
3. Santa Cruz = 4pts / 0gs
4. Vilence = 4pts / -6gs
5. Cruzeiro M.Nova = 3pts
1. Dinamarca = 12pts
2. Independente = 9pts
3. ABC Mutamba = 4pts
4. Metal Clube = 3pts
5. Baixada = 1pt

ARTILHARIA

Nome Atleta
Clube
Gols
Gercino Paulino da Silva Filho
C. S. A.
4
Luiz Henrique Pereira
Vilence
4
Francisco Vasconcelos Frutuoso
Santa Cruz
4

PRÓXIMOS JOGOS – Quartas de Final

Data
Dia
Horário
Jogo
Confronto
02/12
Sexta
19h
21
Dinamarca x Vilence
20h30m
22
C. S. A. x Metal Clube


03/12
Sábado
16h
23
Fluminense x ABC da Mutamba
17h30m
24
Independente x Santa Cruz


domingo, 27 de novembro de 2011

Foragidos do semi-aberto do Pereirão são presos antes de praticar assalto na cidade de Jucurutu

 Na Foto: Celio (sem camisa) e Antonio (camisa clara) - Créditos Fotos: Damião Oliveira

Policiais Militares do Grupo Tático da Cidade de Jucurutu e da viatura da cidade de São Rafael conseguiram prender na manhã de hoje (domingo) no sitio Mutamba, dois homens foragidos no regime semi-aberto do Presidio Pereirão que estavam planejando uma "parada" que provavelmente seria um assalto na cidade de Jucurutu.

Os Policiais da Companhia de Jucurutu receberam informações sobre o paradeiro de Célio Batista de Medeiros  natural de São Rafael que responde por furtos, e ainda Antônio Duarte Cardoso, Natural de Janduís que residente na justiça por um homicídio.

 Na Foto: Policial do GTO e comandante da PM de São Rafael

A guarnição do GTO com apoio dos PM de São Rafael se deslocaram até ao sitio Mutamba na zona rural de Jucurutu e conseguiram prender os dois acusados em uma residência daquela localidade.

Os fugitivos repacturados confessaram aos Policiais Militares que iriam fazer uma "parada" e não revelaram mais detalhes sobre a ação mais a Policia acredita que seria um assalto a ser realizado na noite deste domingo.

Celio e Antonio foram conduzidos para a Delegacia de Policia da cidade de Jucurutu onde ficaram recolhidos e serão transferidos nesta segunda feira para o Presidio Pereirão em Caicó.
Fonte: PM de São Rafael

sábado, 26 de novembro de 2011

PROCURA-SE - Recompensa de R$ 3.000,00 para quem der uma informação que leve a prisão desse bandido

POLÍCIA CONSEGUE MANDADO E ACUSADO DE MATAR PM É CONSIDERADO FORAGIDO

ASSASSINO DE PM / FORAGIDO
O assassino confesso do soldado Antônio Carlos Ramalho agora é considerado foragido da Justiça. O jovem Elder Fernandes de Araújo, de 24 anos, mais conhecido por Dinho, teve mandado de prisão expedido nesta sexta-feira (25) e, de acordo com a polícia, não compareceu se apresentou na delegacia, conforme havia dito.

De acordo com o titular da Delegacia de São Gonçalo do Amarante, o delegado Adson Kepler Maia, o acusado esteve na delegacia na última quinta-feira (24) e confessou o crime. Na ocasião, a Polícia Civil já tinha solicitado o mandado de prisão, mas o documento não tinha sido expedido pela justiça.

Com isso, Dinho acabou sendo liberado. Mesmo assim, o delegado Adson Kepler havia convocado o rapaz para prestar novo depoimento na tarde desta sexta-feira e os advogados do acusado garantiram que ele ira se apresentar novamente.

No entanto, Dinho não esteve mais na delegacia e, após o mandado de prisão ter sido expedido, ele passou a ser foragido. Ontem mesmo, a polícia já realizou diligências para tentar localizar o jovem no bairro do Jardim Lola, onde ele residia.

Além disso, a Polícia Civil já entrou em contato com empresas de ônibus para saber se Elder Fernandes viajou para fora do Rio Grande do Norte. Isso porque ele mesmo havia declarado que ficou um período escondido na Paraíba.

PORTAL BO

Policia age rápido e prende elementos num assalto em andamento no Vingt Rosado



Dupla foi presa quando praticava assalto em uma residencia no Vingt Rosado (foto ocamera)



Produtos Roubados pela dupla (fotos Passando na hora)

Dois elementos  armados de revolver 38 entraram na residencia de uma pessoa conhecida como "Arquimedes" residente na Rua Professora Maria Zélia, S/N,na segunda etapa do conjunto Vingt Rosado em Mossoró. 

Os elementos renderam toda a familia e anunciaram o assalto,levando joias , pertences das vitimas,alem de uma quantia em dinheiro. A policia foi acionada e chegou a tempo de prender os elementos e conduzi-los ate a DP dee plantao,onde foram autuados em flagrante delito. Os elementos presos sao: Josimar de Oliveira Neves, 25 anos ex. presidiário e Antônio Vieira Ribeiro Júnior, 21 anos. 

Fonte: O Câmera 2

NORE desarticula mais uma "boca de fumo"

Manoel da Silva, 38 anos e Maria Conceição Lacerda, 46 anos.
No início da manhã de hoje (25), por volta das 06h40, os policias do NORE Assu com o apoio da Força Tática do 10ºBPM, apreenderam mais de 140 pedras de crack, dinheiro fracionado, sacos plásticos, além de giletes e eletrônicos sem comprovação fiscal. É a maior apreensão realizada neste ano em na Cidade dos Poetas Na ação, duas pessoas foram presas em flagrante e encaminhadas para Delegacia.

Manoel da Silva, 38 anos e Maria Conceição Lacerda, 46 anos, foram presos em sua residência situada na Rua Expedido Dantas da Silveira, nº 95, Bairro Vertentes em Assu. Operação foi desencadeada após a denúncia de populares que diziam existir na residência citada a comercialização de drogas.


A ação teve início com o deslocamento da força tarefa do NORE, nos primeiros raios do sol com o plano de formulada para adentrar a casa do suspeito enquanto os acusados estivessem dormindo. No horário pré-estabelecido o grupo responsável por adentrar a casa entrou em atuação. Contudo, a boca de fumo era Manoel Carlos protegida por uma porta de ferro que dificultou a entrada dos agentes, a solução foi entrar pelos fundos. Nesse momento Manoel Carlos acordou e vendo a movimentação policias jogou o entorpecente e o dinheiro adquirido na fossa.



Ocomandante solicitou a presença deu um pedreiro que deu início ao trabalho de escavação que culminando com apreensão dos entorpecentes.

Os envolvidos foram conduzidos até a delegacia para os procedimentos cabíveis. O policiamento de trânsito da cidade já contabiliza a autuação de 13 pessoas na região por tráfico de drogas somente no ano de 2011.
Fossa localizada na cozinha da casa onde foi encontrado droga.
Dinheiro também encontrado na fossa da casa. Fonte: NORE Assú

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Tiroteio deixa 5 pessoas feridas em Mossoró



A Central de Operações do 2º batalhão de policia militar registrou um tiroteio, no loteamento alameda dos cajueiros, no planalto 13 de maio, com cinco pessoas feridas a bala, na noite de quinta feira 24 de novembro de 2011.
Moradores da Rua Francisco Nunes de Amorim foram surpreendidos, com o tiroteio envolvendo seis pessoas em três motocicletas. Segundo informações, dois ocupantes estavam sendo perseguidos pelos ocupantes das outras duas motocicletas.

Foram feridos:

M.E.M 15 anos de idade morador do conjunto liberdade, Sofreu um disparo transfixante no abdômen. O mesmo está sendo acusado de fazer parte de um grupo que estava tentando matar outro adolescente. Ele nega as acusações.

J.F.F.P. 16 anos de idade morador do bairro planalto 13 de maio sofreu um disparo em uma das pernas. J.F é filho de um oficial da policia militar de Mossoró e seria alvo de uma tentativa de homicídio e Já é a segunda vez que o adolescente é atingindo com disparos de arma de fogo. Segundo informações, J.F. teria reconhecido M.E.M na sala de pequenas cirurgias do tarcisio maia.

Andréia Sheila D. Nascimento, 32 anos de idade, estava na calçada de sua residência e foi atingida com uma bala perdida. O disparo atingiu a vitima na região glútea e se alojou no abdômen. Andréia deu entrada no Hospital regional Tarcisio maia consciente e orientada, mas seu estado de saúde da mesma inspira cuidados.

M.M.R.D.F de 11 anos de idade, filho de Andréia, foi atingido com dois disparos,na perna e no braço. A criança foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento do Alto de são Manoel e transferido para o Hospital regional Tarcisio maia. O mesmo não corre riscos de morte.

Varias viaturas foram ao local, tentando colher informações de quem teria atirado em quem. Uma das pessoas acusadas foi atingida. A policia estava tentando entender a ocorrência e localizar os outros acusados.

Uma outra criança foi atingida de raspão em uma das pernas e recusou ser atendida pela equipe de socorristas do samu.

No leito da unidade hospitalar M.E.M revelou a uma pessoa que outras pessoas tinham sido atingidas pelos disparos. Ele não deu detalhes.

Fonte: O Câmera

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

OFICIAL DO BOPE RN REALIZARÁ CURSO NA POLÍCIA DO CANADÁ

 

Um Oficial da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte foi indicado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) para participar no próximo mês de dezembro de um Curso de Capacitação para a Copa do Mundo de 2014.

O Capitão PM Teodósio, que pertence ao Batalhão de Operações Policiais Especiais, foi indicado após uma análise curricular pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

O Curso é voltado para o manuseio de explosivos e está incluso no Projeto de Capacitação para a Copa do Mundo de 2014, a qual habilitará os profissionais de Segurança Pública dos Grupos Antibomba a atuarem como conteudistas e multiplicadores da temática de "Bombas e Explosivos", no intuito de homogeneizar e padronizar os procedimentos operacionais na atividade policial especializada.

O "Course of  Post Blast and Hand Entry" será ministrado na cidade de Ottawa, no Canadá, pela Polícia do Canadá na sua Seção de Tecnologia e Explosivos, durante os dias 5 e 16 de dezembro do corrente ano.

Por: 5ª Seção da PMRN/ EMG

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Blogueiros de Assú estão sendo intimidados



Os blogs que cobrem a área policial da cidade de Assú e região estão sendo intimidados à medida que são postadas fotografias de acusados de crimes. Já houve várias intimidações a estes homens, que prestam relevantes serviços a sociedade, pois mostram o dia-a-dia do setor policial. 

Recentemente um desses blogueiros recebeu ameaças para retirar a fotografia do acusado de matar uma pessoa na nossa cidade. Seria bom o Ministério Público e o Poder Judiciário tomar conhecimento dos fatos para não acontecer o que aconteceu recentemente em Caicó, onde um radialista e blogueiro foi calado a tiros por um desafeto que não gostava que ele comentasse nada contra o tráfico de drogas. 

O blog GTO Assú está solidário aos companheiros blogueiros e atento a essas tentativas de intimidações e não deixará de postar fotos e fatos que acontecem na região do Vale, sempre falando a verdade e pegando as informações direto na fonte, que é a Polícia Militar.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

GTO de Assú prende homem que estava causando terror atirando em via pública



Na tarde desta segunda (21/11/11), um cidadão conhecido por GUILHERMANO ONOFRE DE MACEDO, causou um verdadeiro terror no Bairro Dom Eliseu, próximo as Quatro Bocas. Aparentando está embriagado, ele se armou com um Revolver calibre .38 e passou a efetuar disparos para todos os lados. 

Uma guarnição do GTO de Assú estava nas proximidades, ouviu os tiros e se deslocou para o local. Várias pessoas estavam na rua observando a cena e quando os PMs chegaram ainda foi dado um disparo pelo acusado, após desobedecer a ordem de soltar a arma, o suspeito ainda apontou o revolver para os policiais, que reagiram e acertou GUILHERMANO, de 43 anos, no ombro. Ao ser atingido o causador do tumulto soltou a arma e foi dominado pelo GTO rapidamente, que conduziram o mesmo ao Hospital Reginal de Assú para ser medicado e em seguida à Delegacia de Polícia, onde será autuado por disparos em via pública.

A Polícia agora quer saber quem foi que deu ou emprestou a arma para ele, pois segundo seus familiares, GUILHERMANO não possui arma e nem tem histórico de violência, apenas bebe muito. As investigações ficarão por conta do Dr. Cláudio Ferreira, Delegado de Assú.

Mais um Soldado do GTO de Assú na Força Nacional

 Foto Ilustrativa

Mais um Soldado do Grupo Tático Operacional (GTO) de Assú foi para Brasília-DF, para incorporar na Força Nacional de Segurança Pública. Agora o GTO do 10º BPM tem em seus quadros 7 combatentes com a INC - Instrução de Nivelamento de Conhecimento da FN, sem contar outros cursos na área operacional da PM, como: Patrulhamento Tático, Policiamento Ambiental, Táticas em Duplas, Patrulha em Área de Alto Risco e um Soldado com o Curso de Operações Especiais.

O GTO mantém a tradição de sempre enviar homens para missões a nível nacional, como foi o caso do Pan 2007 no Rio de Janeiro e missões nas fronteiras da Venezuela, Paraguai e Bolívia. Desta vez os militares concorreram com todo o efetivo da PMRN e apenas 12 Praças conseguiram nota máxima nos testes de aptião física exigido pelo Ministério da Justiça, sendo uma das vagas conquistada por um Soldado do GTO de Assú. As instruções em Brasília acabaram semana passada e os policiais que passaram no Curso serão distribuidos em uma das missões que FN tem em todo o Brasil. 

No início do mês de dezembro, irá retornar a Assú outro PM que passou 1 ano em missões pela Força Nacional e repassará seus conhecimentos e experiências para os policiais que aqui ficaram.

Dois homens são mortos a tiros na zona rural de Frutuoso Gomes/RN


Dimas & Antônio Viera

Vários tiros de arma de fogo foram disparados em Dimas Lima da Silva e Antônio Viera de Sousa. A ação aconteceu na manhã desta segunda-feira (21), à margem da RN 117 na altura do Sítio Cachoeirinha zona rural do município, próximo ao trevo que dá acesso a cidade de Lucrecia/RN, as vítimas trafegavam de motocicleta quando foram alvejadas a tiros, a maioria em suas cabeças, provavelmente de pistola calibre 380, as quais vieram a óbito no local. A Polícia não se tem quaisquer pistas de quem tenha praticado esses crimes, sabe-se apenas que a vítima Antônio Vieira respondia a um processo na Justiça da Comarca de Almino Afonso/RN por dupla tentativa de homicídio no município de Frutuoso Gomes/RN, contra um homem e uma mulher.

Até o momento ninguém foi preso, uma equipe do ITEP/RN compareceu ao local para os exames de praxe e recolhimento do corpo para sede do órgão em Mossoró/RN. 
 
Fonte: http://nossoparanarn.blogspot.com/ 
 
Retirado do Sentinelas do Apodí

2º homicídio em Ipanguaçú em menos de 48 horas

Moto em que as vitimas estavam

Na madrugada de hoje 21 de novembro aconteceu um homicídio na RN-118 próximo a Finobrasa em Ipanguaçu.

Segundo informações da PM de Ipanguaçu, foi alvejado a pessoa conhecida por Thiaguinho que pilotava uma moto titan preta de placa NNX 5799 seguindo para a comunidade de Arapuá juntamente com Régia Maria da Fonseca de 40 anos quando foi baleados.

Thiaguinho sofreu um tiro no rosto e foi socorrido para Assú e em seguida para Mossoró, já "Régia Cambista" como era mais conhecida, veio a óbito no local.

A policia foi acionada para fazer o isolamento da área aguardando os peritos do Itep que removeram o corpo para os trabalhos de necropisia. 

Fonte: Focoelho

domingo, 20 de novembro de 2011

DENUNCIE - 190

Bandidos invadem Parazinho, espancam Sargento da PM e atiram em moradores

 

 
Uma quadrilha invadiu a cidade de Parazinho, distante de Natal 116 Km, no fim da manhã deste domingo (20) e promoveu momentos de terror tanto para a polícia quanto para os moradores do município.

Segundo informações preliminares, os criminosos estavam em dois veículos e chegaram por volta das 11h. Eles foram até uma casa lotérica e fizeram um arrastão, bem como em alguns estabelecimentos comerciais. Durante o assalto, os bandidos chegaram a render o sargento Gilmar de Souza.

O policial estava no destacamento da Polícia Militar e foi espancado pelos assaltantes. Ainda de acordo com informações preliminares, a quadrilha também teria deixado dois moradores feridos a balas. Um deles, inclusive, teria sido atingido na cabeça.

A reportagem entrou em contato com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e foi informada que a ocorrência ainda está em andamento e policiais estão em diligências para tentar prender o bando. 
 
Fonte: Portal BO

3º Pelotão da CIPAM e GTO do 10º BPM fecham rinhas de briga de galo em Assú


Em uma operação conjunta, o 3º Petotão Destacado da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) e o Grupo Tático Operacional (GTO) do 10º BPM fecharam duas rinhas de briga de galo na cidade de Assú. 

A primeira rinha foi fechada no Acampamento dos Sem Terras na RN que liga Assú a Paraú e a segunda rinha em frente ao São João Park Clube, zona oeste da cidade. Várias pessoas foram presas e as aves que "lutariam" até à morte foram salvas. Muitos equipamentos de foram apreendidos em poder dos proprietários das aves e dos donos das rinhas.  Os acusados foram levados para DP de Plantão em Mossoró e responderão na Justiça por maus tratos.


DIA DA BANDEIRA – 19 DE NOVEMBRO




19 de Novembro, data consagrada ao culto à nossa Bandeira, símbolo augusto da paz.

Em todo o nosso território, ela é hasteada e homenageada, cantada e exaltada em prosa e verso, como o lindo pendão da esperança. Ao drapejar majestosa e altaneira, ela nos enche de orgulho patriótico, pois afirma nossa independência e soberania, alimenta nossos sonhos e nos emula a concretizá-los com positivas exemplares atitudes.

Procuremos olhá-la com os olhos do coração, sob a chama do amor filial e do profundo respeito à Nação Brasileira. Alcance nossa vista, além das dimensões físicas, seus alicerces na harmonia da interação dos Poderes Nacionais, na Ordem e na Paz propiciadoras do Progresso e do bem-estar geral.
Entendamos que o Lábaro representa a Alma Brasileira e nos conclama à concórdia, à solidariedade, ao sentimento de justiça, ao respeito, à fraterna aceitação dos diferentes e do ambiente onde somos acolhidos, sem distinção de credo ou origem étnica.

Admiremos não só a beleza de suas cores a evocar nossas origens, mas tenhamos ouvidos de ouvir que ela nos fala dos sentimentos de conciliação, de equilíbrio, de preservação da natureza e, sobretudo, de alegria agradecida a Deus pelo presente da vida.

O primeiro símbolo de nossa nacionalidade, a Esfera Armilar, surgiu juntamente com a Força Terrestre do Brasil e durou até o Segundo Império. Foi substituída pelo globo azul celeste com estrelas representando os Estados integrantes da República Federativa do Brasil. Destaquemos o abençoado Cruzeiro do Sul - presente no distintivo do Exército Brasileiro, Luz que ilumina a caminhada de nosso País no concerto das nações.

Auriverde Pendão"... que a brisa do Brasil beija e balança, estandarte que à luz do Sol encerra divinas promessas de esperança" é uma eloquente síntese da nossa História feita de glórias, tradições e valores que nos cabe preservar e nos remete à inspiração dada aos bravos, ou quando serviu de mortalha aos heróis imolados na luta pela manutenção da dignidade, da honra nacional, da nossa independência, unidade territorial e cidadania.

Bandeira diante da qual o Soldado de Caxias pronuncia o inesquecível e responsável juramento de "defendê-la, se preciso for, com o sacrifício da própria vida". 

Fonte: PM RN

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

GTO do 10º BPM, dedicação e profissionalismo a serviço da sociedade do Vale e Região Oeste

Existem fatos que valem mais que palavras, o GTO do 10º BPM é um exemplo de dedicação, humildade e profissionalismo na luta diária contra o crime na região do Vale do Açú e Médio Oeste do RN. Criado em 1997 o GTO é uma tropa de segundo esforço, porém atua no dia-a-dia da cidade e foi responsável por várias ações contra a bandidagem que insiste em permanecer no Estado. Algumas ações repressoras deste grupamento se destaca, sem desmerecer as ações preventivas, onde apenas a presença da equipe, desencoraja a ação por parte de criminosos. 



No dia 20 de agosto de 2003, uma viatura do GTO do 10º BPM tentou abordar um "comboio" de veículos que estavam em atitude suspeita próximo a cidade de Itajá. Com a aproximação da Polícia, houve fuga e próximo a Angicos um dos suspeitos desceu de uma caminhonete L-200 e iniciou uma intensa troca de tiros, ao amanhecer o dia os PMs do GTO conseguiram prender o acusado em poder de 3 armas e muita munição. Para surpresa dos Militares, o suspeito era o perigoso ANDERVÂNIO AQUINO NOGUEIRA, um dos bandidos mais procurados do Ceará e parceiro de CHICO ORELHA, que mais tarde seria morto pelo BOPE e o GTO de Mossoró em Baraúnas. 

ANGICOS

No dia 4 novembro de 2008 em Angicos, três bandidos estavam tentando assaltar uma loja de eletrodomésticos quando uma viatura do GTO de Assú passava em patrulhamento pela cidade, os PMs viram a ação e deram voz de prisão aos bandidos, que atiraram contra os militares. Na troca de tiros dois suspeitos foram mortos e um preso, duas armas foram apreendidas na ação.   

CARAÚBAS 

Dando cumprimento a um mandado de busca e apreensão, o GTO de Assú foi recebido a tiros pelo traficante conhecido por AMARAL, na cidade de Caraúbas. Comandados pelo Cap. Brilhante, o militares conseguiram balear o acusado, que veio a óbto ao dar entrada no Hospital de Caraúbas. A operação foi encontrado drogas e um revolver calibre .38.

RAFAEL GODEIRO/ALMINO AFONSO  


Após uma denúncia anônima, policiais do GTO do 10º BPM, sob o Comando do Cap. BRILHANTE, conseguiram interceptar entre Almino Afonso e Rafael Godeiro um veículo Siena roubado de um Sargento da PM, na tentativa de abordagem houve reação por parte da quadrilha e dois bandidos foram mortos. Cuim (suspeito de matar um Capitão do EB) e Eudes "Chocolate", ambos fugitivos de presídios no Ceará e integrantes da quadrilha de JOÃO DA BESTA, mais dois bandidos sairam feridos, porém conseguiram fugir do cerco montado após o confronto. Um rifle .44, um revolver .38 e muita munição de vários calibres foram apreendidas na ocorrência e o veículo recuperado. 

CAMPO GRANDE 



Após os militares do GTO verificar a fotografia de um dos acusados pelo sequestro do ex-prefeito de Antonio Martins, o suspeito cruzou com a guarnição na BR 226 e foi prontamente reconhecido pelos Soldados. Rapidamente a viatura realizou a abordagem e o bandido confessou o crime, dando início a desarticulação da perigosa quadrilha. 5 dos 7 acusados foram presos no mesmo dia e todo o dinheiro do resgate foi recupelado, duas armas foram apreendidas na operação. 

ASSÚ

No dia 10 de janeiro de 2010, foi desmantelada uma quadilha de assaltantes que vinha aterrorizando o Vale do Açú. Após vários assaltos na região, um dos bandidos com uma motocicleta roubada deu de cara com o NORE de Assú, na fuga ele abandonou o veículo e entrou na mata fechada. O GTO de Assú foi acionado e se deparou com o bandido armado de pistola .380 e um revolver .32, ao ser dada a ordem de parar, NÉLIO abriu fogo e atinguiu a viatura do Grupo, porém foi alvejado e morreu a caminho do Hospital Regional de Assú. Na ação duas armas foram apreendidas, uma pistola e um revolver e uma motocicleta foi recuperada e entregue ao verdadeiro dono.

ASSÚ




No dia 26 de janeiro, após uma abordagem a um veículo, policiais militares do GTO prenderam 4 acusados de vários crimes na região do Vale, com os suspeitos foram encontrados 01 pistola .380, 03 revolveres .38, muita munição e 04 mascaras.

ASSÚ 




Dia 05 de outubro em uma operação conjunta com a Polícia Federal, o GTO prendeu dois acusados de participarem de vários assaltos a caixas eletrônicos e a bancos no RN e PB. Na operação foram apreendidos 01 revolver, uma pistola .40 e várias munições de fuzil 7,62, todas roubadas de Destacamentos da PM invadidos pela quadrilha.

ASSÚ

 
No dia 21 de março de 2011, durante o "Carnaval de Todos", um bandido que estava foragido da Justiça chamado de "Pé de Pano" praticou um latrocínio (roubo seguido de morte) contra um comerciante de Assú, conhecido por Gandula. Após o fato várias viaturas passaram a procurar o acusado, que se encontrava com o veículo da vítima. Uma viatura do GTO se deparou com o suspeito na BR 304 e houve perseguição e tiroteio na rodovia, quando o bandido tentou parar o veículo para dar sequência aos tiros, foi alvejado e morreu antes de dá entranda no Hospital Regional. Os policiais recuperaram o veículo roubado e apreenderam um revolver .38.
  
ASSÚ 



No dia 13 de junho de 2011, um perigoso assaltante da cidade de Assú roubou uma motocicleta na cidade de Jucurutu. Após receber as informações, uma viatura do GTO do 10º BPM se deparou com dois suspeitos logo após a Comunidade do Medubim, em uma estrada que liga Assú a Jucurutu. Os acusados abriram fogo contra a PM, que revidou e conseguiu atingir CÉSAR ITAMAR que morreu a caminho do atendimento médico. CÉSAR DO PARATI era considerado de alta periculosidade e integrante de uma poderosa quadrilha de assaltantes. Na ocorrência foi apreendido um revolver .38 e a moto roubada foi recuperada.     


Artigo do Cap. Lucca da PMESP sobre as Tropas de Elite

cavalo de troia




Tropas de Elite

Ao pesquisar as origens mais longínquas das Tropas de Elite, chega-se na operação “Cavalo de Tróia” ocorrida em 1200 A/C, quando um grupo de combatentes gregos escondidos dentro de um cavalo de madeira entrou no território inimigo na cidade Tróia e, de forma furtiva, conseguiram franquear o acesso do restante da tropa, momento esse descrito na obra “A Ilíada” de Homero quando Ulisses disse a seus homens: “Príncipes, lembrai-vos de que a audácia vence a força. É tempo de subir para o nosso engenhoso e pérfido esconderijo. Já dentro da cidade de Tróia, com a ajuda hábil de Epeu, Ulisses abriu sem ruídos os flancos do animal e, pondo a cabeça para frente, observou por todos os lados se os troianos vigiavam. Não vendo nada e ouvindo apenas o silêncio, tirou uma escada e desceu a terra. Os outros chefes, deslizando ao longo de um cabo, seguiram-no sem tardar. Quando o cavalo havia, devolvido todos à noite sombria, uns apressaram-se a começar o massacre e os outros, caindo sobre as sentinelas, que em lugar de vigiar, dormiam ao pé das muralhas descobertas, degolaram-nas e abriram as portas da ilustre cidade do infeliz Priamo”, daí a expressão: “presente de Grego”.

Percebe-se dessa narrativa alguns elementos muito típicos das Tropas de Comandos presentes até hoje. A ação audaz, engenhosa, furtiva, letal e com objetivo definido caracteriza esse tipo de combatente.

As Tropas de Elite, no meio policial, foram efetivamente influenciadas na sua criação pelas “Tropas de Comandos” da 2ª Guerra Mundial que eram constituídas por grupos de militares que, apenas com seu equipamento individual, faziam incursões relâmpago em território inimigo com a finalidade de matar e destruir; portanto, matar o inimigo e destruir seus suprimentos e instalações constituíam em geral os objetivos principais de uma Tropa de Comandos.

É nesse sentido que, dada as agruras e perigos de uma missão dessa natureza, a formação de um integrante de uma Tropa de Comandos era precedida de uma especial preparação do candidato que pretendesse fazer parte desse seleto grupo, e isso ocorria por meio de um curso específico, um Curso de Comandos ou também conhecido como um Curso de Operações Especiais.

Dessa forma, é fato que, um Curso que tem por fim preparar um militar para atuar nas condições mais adversas tem que reproduzir no treinamento situações muito próximas da realidade que se irá enfrentar, no entanto, é preciso a temperança de não se afastar do objetivo pretendido por meio de práticas que, de modo unilateral, não acrescentam nada ao homem que está sendo preparado, servem apenas para exteriorizar eventuais anomalias psíquicas por parte de pseudos instrutores ou instrutores despreparados conduzindo, a longo prazo, o curso a um descrédito.

Assim, exigir altíssima disciplina e prontidão é importante, pois disso se necessita nas missões; trabalhar em equipe com a máxima atenção e segurança é fundamental e disso se necessita nas missões; ter vigor físico e resistência à fadiga é imperativo, pois se necessita nas missões; ter controle emocional para trabalhar sob pressão é indispensável, pois se necessita nas missões; suportar longos períodos sem se alimentar ou se hidratar, sem perder a concentração é uma vivência que vale a pena passar pois acontece em algumas missões e disso tudo se conclui que, forjado dessa maneira, aumentarão as chances de sobrevivência e a possibilidade de cumprir a missão a contento; aliás, a expressão “cumprir a missão” tem um significado muito particular na mente e no coração de um integrante de uma Tropa de Elite. De certa forma, tais atributos, exigências e tal rigor no alcance do objetivo definido, que significa o cumprimento da missão, não encontra, em geral, muita aderência em pessoas desprovidas de virtudes pertinentes a essa natureza; assim, “os espíritos fracos”, oportunistas, medianos, ou os, como disse Fernando Pessoa, que “vivem numa penumbra cinzenta que não conhecem nem a vitória nem a derrota...”, ou ainda, bem simbolizado por Gonçalves Dias no poema “I Juca Pirama”, que retrata a repulsa de um velho guerreiro por seu filho que, capturado, demonstra fraqueza diante da morte: "Tu choraste em presença da morte? Na presença de estranhos choraste? Não descende o covarde do forte; pois choraste, meu filho não és! Possas tu, descendente maldito; de uma tribo de nobres guerreiros; implorando cruéis forasteiros; seres presa de vis Aimorés?”.

Os pertencentes a esses grupos são diferentes, são guerreiros no sentido da obstinação, os valores defendidos por eles são virtuosos e de altos ideais, é o que se depreende dos poemas acima citados e da Oração do Guerreiro do GATE, uma das Tropas de Elite da Polícia Paulista, que diz: “Ó Senhor meu Deus, daí nos somente aquilo que vos resta, daí nos a fome, daí nos a sede, daí nos o frio, daí nos o medo, mas daí nos acima de tudo ó Senhor; a fé, a força, a coragem e a vontade de vencer, uns têm, mas não podem, outros podem, mas não têm, nós que temos e podemos, agradecemos ao Senhor”. É fato que no conteúdo desta oração estão contidos muitos atributos pertinentes e particulares de um homem de operações especiais; é no mínimo curioso pedir a Deus algo que resta, uma vez que as coisas boas já foram pedidas pelos outros.

Esse modelo de Tropa de Comandos deu tão certo que acabou por inspirar vários grupos táticos nas polícias do mundo todo; o maior vetor nesse sentido foram as SWATs na década de 60 nos Estados Unidos e seguindo um modelo semelhante foram criados o GSG9 na Alemanha, GIGN na França, GEO na Espanha, as Fuerzas Especiales na Argentina e no Brasil os vários grupos especiais das Polícias Federal e Estadual, sendo o BOPE do Rio de Janeiro o mais antigo e agora o mais comentado de todos por conta do lançamento do filme “Tropa de Elite” que explorou essa questão.

Não é o interesse comentar as diversas nuances que o filme apresenta sob o ponto de vista sociológico, sob o ponto de vista do estresse emocional do policial ou mesmo do aspecto econômico relativo ao tráfico de entorpecentes; o que importa nesse artigo é explorar o subproduto decorrente de uma ampla exploração midiática de uma Tropa de Elite, e nesse mister faz-se necessário, para afastar-se da simplificação, estabelecer alguns pontos de reflexão.

A priori sempre se deve considerar que um policial que integra uma Tropa de Elite não é mais nem menos que qualquer outro policial; não deixa de ser uma visão maniqueísta classificar os policiais da forma como sugere o filme em três únicas categorias: os omissos, os corruptos e os que vão para a guerra; fazendo supor que somente aqueles que vão para a luta, nos moldes de como demonstra o filme, são os que devem servir de modelo ou fazer surgir um senso comum de que a maioria dos estudantes universitários e membros de ONGs atuam com tamanha hipocrisia; trata-se de um exagero na ficção, que merece no mundo real um ajuste; aliás, se merece alguma consideração e apreço da sociedade, roga-se para que seja feita ao policial ordinário, em sua maioria gente de bem, gente honesta que trabalha em uma viatura policial de rádio patrulha e é designado para atender uma ocorrência não sabendo o que vai encontrar pela frente; são esses policiais que não possuem os equipamentos e armamentos mais modernos disponíveis, não possuem o treinamento diferenciado e atendem desde uma simples desinteligência até ações perpetradas por criminosos em grande número e fortemente armados, assim, se uma homenagem há de ser feita que se faça a esses que não usam a farda preta ou camuflada.

Ao contrário disso, um policial de uma Tropa de Elite é diferente não na sua essência; a sua natureza é similar a de todos os outros policiais que tiveram a capacidade intelectual, o perfil psicológico desejado, a capacidade física, a ausência de alterações em seus antecedentes criminais, a conduta social adequada e passaram no concurso público; mas sim na sua existência por cultuarem, de modo mais explícito, valores como a honestidade, coragem, verdade, espírito de coesão e outros de caráter virtuoso, e isso, em um grupo pequeno fica mais fácil de ser cultuado e fiscalizado, pois, nessas circunstâncias não é possível “mascarar” conduta diversas desses valores, por muito tempo.

 Além disso, para se criar uma Tropa de Elite é necessário muito mais do que escolher um símbolo normalmente relacionado com os felinos, aves de rapina, caveiras, armas cruzadas, miras telescópicas ou qualquer outra coisa similar; não basta tampouco selecionar um grupo de algumas dezenas de policiais, bem preparados e dotá-los com uniforme diferenciado, uma viatura caracterizada e estarem prontos para sair por aí bancando “o mocinho” com uma exposição muito mais exibicionista do que efetiva, muito mais forma do que conteúdo.

Qualquer Tropa de Elite deve seguir alguns pressupostos impostos pelo caminho seguro da doutrina. O primeiro deles é que uma Tropa de Elite deve sempre respeitar seus três únicos momentos, quais sejam: treinar, dar treinamento e operar. Não se pode ter uma Tropa de Elite e operá-la como “clínica geral” em operações regulares, como “Operação Papai Noel”, “Operação Carnaval”, “Operação Feriado Prolongado” ou outra coisa semelhante.

Caracteriza também uma Tropa de Elite a dotação de equipamentos e armamentos diferenciados que a torne apta para transitar, de forma plena, nas quatro alternativas táticas, que são: a negociação, o emprego de técnicas não-letais, o tiro de comprometimento (atirador de elite, também conhecido como “sniper policial”) e a invasão tática.

Além disso, o voluntariado é algo recomendado e característico de uma Tropa de Elite, até porque, as exigências e as vicissitudes das missões exigem um “algo a mais” e dessa forma a observância do critério do voluntariado facilita em muito o “funcionamento das coisas”.

Por último, um outro requisito é uma expectativa de demanda, ou seja, uma perspectiva de emprego que justifique o alto investimento que é necessário para manter-se uma Tropa de Elite em condições de atuação.
Dito isto, parece agora mais claro e evidente aquilo que, no embalo do filme “Tropa de Elite”, algumas forças policiais têm proporcionado por meio da televisão aos telespectadores. Parece haver uma febre descontrolada, a moda é ser da “Tropa de Elite”, aliás, tudo virou “Elite”, tudo tem “Especial” no nome e, até os métodos e particularidades do treinamento de uma verdadeira Tropa de Elite, ocupam agora, um lugar comum em qualquer treinamento, muitas vezes por “mãos inábeis” que tendem mais às alegorias e fanfarronices do que ao verdadeiro conteúdo e finalidade, aumentando inclusive em muito o risco do treinamento e invadindo, sem propósito, a dignidade das pessoas. É preciso cuidado.

Em que pese à declarada tentativa do filme “Tropa de Elite” em reproduzir a realidade do Rio de Janeiro, há que se considerar que se trata de uma obra de ficção e não de um documentário; mais que isso, uma ficção que ocupa um espaço temporal de dez anos atrás, dessa forma, é preciso ponderar que os mecanismos de tolerância social, do fortalecimento das instituições democráticas, da preservação dos direitos humanos, inclusive dos transgressores da lei e ainda dos meios de controle da atividade policial, convergem todos, para a prática de ações cada vez mais inseridas no ordenamento jurídico vigente, muito mais do que no passado; assim, algumas práticas exploradas no filme, ainda que permeada de uma boa intenção de seus roteiristas em reproduzir uma suposta realidade, visando um bem maior, merecem severo questionamento por serem flagrantemente contrários a um Estado de Direito.

Outro aspecto que merece uma análise prudente é a de que, embora o filme tenha tido uma repercussão nacional e até internacional, o Brasil continua sendo um país continente e possuidor de diversas realidades diferentes. Por isso é possível admitir, que cada região tem características singulares, vale dizer que as formas de atuação da polícia e também dos criminosos não devem ser padronizadas no país como um todo; a metodologia usada no combate ao crime por um Estado Membro, eventualmente é a melhor possível para aquele Estado e não necessariamente para um outro.   

A mensagem que o filme passa, sob o ponto de vista da análise policial, corresponde ao pior legado que as Tropas de Comandos da 2ª Guerra deixaram como herança para a formação das Tropas de Elite no âmbito da Segurança Pública. Trata-se da dificuldade de algumas em reconhecer o criminoso não como um inimigo que deve ser eliminado, mas sim como alguém com desvio de conduta que precisa prestar contas de seus atos ilícitos à justiça. Uma Tropa de Elite, no âmbito policial, atuando na direção que o filme sugere, pode até convergir com a expectativa da opinião pública, que mercê do recrudescimento da criminalidade e da violência urbana, anseia por resultados rápidos, sumários; no entanto, essa onda mais cedo ou mais tarde passa e o que sobra é o questionamento frio e imparcial de um inquérito policial ou de um processo na justiça que analisará e julgará tecnicamente a correção ou não da conduta policial frente ao ordenamento jurídico vigente, nessa hora o policial protagonista da ação questionada se vê só, abandonado à própria sorte. É preciso ponderação.

Além do mais, “matar o bandido” como às vezes induz o clamor social não é e nunca será a solução do problema. É bom frisar que o emprego de força letal é direito dado ao policial no estrito cumprimento de dever legal ou na legítima defesa própria ou de terceiros, desde que observados os parâmetros legais que regulam essa conduta; o que acontecer fora desses limites, é por conta e risco do policial; sendo assim a sabedoria consiste em deixar que o criminosos escolha o seu caminho; um bom policial envidará todos os esforços para prendê-lo e conduzi-lo à justiça para prestar contas de seus atos e esse mesmo bom policial não irá titubear em fazer uso da força necessária, inclusive a força letal, para cumprir o seu dever funcional se a situação assim o exigir.

Seja como for, o filme serve para trazer questões importantes à tona, estimula, acirra os ânimos e essa efervescência contribui para o aperfeiçoamento do debate tornando-o mais maduro, mais centrado e Oxalá contribuindo para o bem, para onde todas as coisas tendem.


Diógenes Viegas Dalle Lucca, Cap PMSP