sexta-feira, 20 de setembro de 2013

10º BPM e NORE ENVIARÃO SOLDADOS PARA A FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

Imagem ilustrativa

O Boletim Geral da PMRN trás a convocação de mais dois Policiais Militares de Assú para a Força Nacional de Segurança Pública que viajará no dia 4 de outubro. 

Com mais esses dois combatentes, o número de Militares da sede do 10º BPM aumentará para 10, sendo todos do GTO (Grupo Tático Operacional) e agora um do NORE (Núcleo de Operações Rodoviária Estadual). Os Policiais que estiveram a disposição da FN, participaram de missões em todo o país, incluindo missões nas fronteiras no combate ao tráfico de drogas e armas e nas manifestações que saíram do controle em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Ceará durante a Copa das Confederações. 

Os dois PMs irão passar por um Nivelamento de Conhecimentos em Brasília-DF, onde terão instruções de Armamento, Controle de Distúrbio Civil, Tiro Tático, Combate em Áreas de Alto Risco, etc. e passará 12 meses em missões por todo o país, retornando com muita experiencia e conhecimentos, que serão compartilhados com os demais PMs. 

O 10º BPM mantem a tradição de sempre enviar policiais as missões, após um rigoroso Teste de Aptidão Física, Médico e Social. Policiais do GTO do 2º BPM e do 6º BPM também foram selecionados para a Força Nacional de Segurança Pública, mostrando o empenho de todos os PMs do interior do RN em se qualificar. 

Força Tática de Assú prende em flagrande acusado de roubo

Wanderson Costa, acusado de roubo
Por volta das 23h de ontem (18), a equipe 02 da Força Tática de Assú, em patrulhamento, deparou-se com uma ocorrência de roubo no bairro Vertentes.
Segundo informações, a vítima identificada como Maria Lúcia, ao avistar a viatura policial, acionou-a e afirmou que havia sido roubado por uma pessoa desconhecida armada com uma faca de mesa, que após o roubo, teria se escondido em um terreno baldio utilizado para consumo de entorpecentes.
Os policiais realizaram uma busca no terreno e encontraram o acusado identificado como Wanderson Guilherme da Costa, deitado entre arbustos, tentando escapar da abordagem.
Segundo os militares, apesar de agirem rápido na prisão, aparelho celular não foi encontrado. Perguntado ao acusado pelo objeto, o mesmo informou que avia repassado para outro homem que afirmou não conhecer.

Wanderson foi conduzido para a delegacia de plantão de Mossoró, onde foi autuado por infringir o artigo 157 (Assalto a mão armado) do Código Penal Brasileiro (CPB). Agora Wanderson aguardará pela deliberação da justiça em uma das celas do CDP de Assú.

Fonte: Força Tática Assú

Identificado homem que tentou estuprar funcionaria de hotel em Assú

Jânio Carlos, acusado de tentativa de estupro
Policiais Militares identificaram ainda na noite de ontem (18), o homem que aparece nas imagens do circuito de vigilância do Hotel São Geraldo em Assú.
Jânio Carlos Cardoso, residente em Angicos, foi identificado após ser publicada sua imagem no nosso blog. A polícia Militar foi a sua residência, mas não teve autorização dos parentes do acusado para entrarem e procurarem por ele.

Agora o caso dependerá do retorno da polícia civil, que ainda encontra-se em greve, para que o acusado responda pelos seus atos.

Fonte: Força Tática Assú

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Detentos fazem motim em CDP após preso abrir buraco e sair dentro de delegacia

Foto: Sérgio Costa / Portal BO
Foto: Cedida

 
Presos do Centro de Detenção Provisória de Candelária realizaram um motim, no início da manhã desta terça-feira (17), após um colega dele ter sido flagrado tentando fugir. O detento abriu um buraco para escapar, no entanto, saiu dentro da Delegacia de Plantão da Zona Sul, que fica ao lado do prédio do CDP.
De acordo com a direção do CDP de Candelária, a frustação dos presos com a tentativa de fuga acabou gerando o motim. Os agentes e policiais acreditam que o buraco aberto poderia ter sido usado para uma fuga em massa, caso ele não tivesse terminado justamente na Delegacia de Plantão.
Os presos chegaram a queimar colchões e iniciar principio de incêndio por duas vezes, no entanto, os próprios agentes usaram água para pagar o fogo, mas tiveram que acionar o Corpo de Bombeiros para atuar na área.
Policiais militares do Batalhão de Choque e também agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE) já estão no local para fazerem intervenção. Neste momento, de acordo com a direção, o motim está controlado.
Foto: Cedida / GOE

 

sábado, 14 de setembro de 2013

PM E BOMBEIROS COBRIRAM PLANTÕES ATÉ MEIA-NOITE

A suspensão de 100% dos serviços nas delegacias de plantão durante seis horas provocou reação imediata do Governo do Estado. A cúpula da Segurança Pública anunciou que até os primeiros minutos deste sábado, 14, o Quartel do Comando Geral da PM e o Quartel do Bope vão proceder os atendimentos das delegacias das zonas Sul e Norte, respectivamente, com o Corpo de Bombeiros, efetuando o recolhimento de cadáveres.
A Polícia Militar disponibilizou uma sala no quartel do Comando Geral da PM e outra no quartel do Bope para funcionar de forma provisória, respectivamente, as Plantõs zona Sul e Norte. A informação foi confirmada por coronel Alarico Azevedo, comandante do Policiamento Metropolitano. De acordo com o coronel, até o fechamento dessa edição, nenhuma das salas havia sido ocupada por equipes de delegados da Civil, mas a PM já tinha pessoas detidas em flagrante.
Ontem, em virtude dos dois recursos em tramitação no Tribunal de Justiça o procurador geral da Justiça, Rinaldo Reis Lima, voltou a emitir parecer sobre o julgamento da greve dos agentes e escrivães da Polícia Civil e do Itep. O representante do Ministério Público pede à Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) a elaboração da escala de serviço, para que 70% dos servidores voltem ao trabalho em sistema de rodízio, conforme decisão liminar de 29 de agosto.
A volta dos autos ao gabinete do relator, desembargador Cláudio Santos, ocorreu às 12h03 de ontem. Nele, o parecer do MP é no sentido de que o governo e o Sinpol remetam a lista nominal de todos os policiais que estão no exercício de suas funções nas escalas de serviços elaboradas por cada unidade da Sesed, sob pena de imposição de multa pessoal.
Segundo o parecer do MP, a penalidade está prevista no artigo 14, inciso V, e parágrafo único do Código de Processo Civil, “imposta para quem descumpre os provimentos judiciais ou criam embaraços a sua efetivação”.
Em seu parecer, o procurador Rinaldo Reis diz que o serviço de segurança pública no Rio Grande do Norte está afetado pela greve, que já dura 38 dias, e por isso, implica na interveniência obrigatória do Ministério Público. Sinpol e Governo, de acordo com o procurador, descumprem as determinações da Justiça expedidas em 29 de agosto e 3 de setembro. O primeiro não garantiu o percentual mínimo como rodízio dos servidores. E o governo, apesar de autorizado a descontar os dias parados, não tomou providências para o cumprimento da medida judicial.
Rinaldo Reis destaca que vários promotores de justiça o informaram sobre o descumprimento da liminar em delegacias de Parnamirim, Pau dos Ferros e Taipu. Segundo ele, a Diretoria de Polícia Civil do Interior comunicou que há cobertura nos plantões nas 11 cidades-polos e na capital.
TRIBUNA DO NORTE

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Viatura de Jardim do Seridó foi bloqueada pela locadora por falta de pagamento


Fonte: Blog Jair Sampaio.
Policiais do GTO da 2ª Cia de Jardim do Seridó tiveram uma péssima notícia na manhã de hoje terça-feira (10), quando abasteciam o veículo Ranger na cidade de Caicó. Quando retornavam para Jardim do Seridó a viatura inesperadamente parou de funcionar. Os policiais então entraram em contato com o 6º BPM para informar o ocorrido., O comando em Caicó entrou em contato com o da PM na capital do Estado.
Os policiais foram informados que por falta de pagamento, a viatura estava bloqueada através do chip da empresa que a mesma possui. A empresa Barros e Barros Locadora de veículos informou que o governo do Estado não tinha efetuado o pagamento do aluguel da Ranger. A empresa deu um tempo para que os policiais voltassem a Jardim do Seridó, guardassem o veículo, que após seria bloqueado novamente.
O veiculo Ranger foi entregue aos policiais da 2ª Companhia, a aproximadamente cinco meses em solenidade que aconteceu na Câmara Municipal com presença de várias autoridades da segurança e da classe politica. E agora, essas autoridades irão cobrar do governo do estado o desbloqueio da viatura? Sem contar o telefone fixo da 2ª Companhia que não está funcionando, também por falta de pagamento.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

“GOVERNO NÃO SE DEU CONTA DA GRAVIDADE DA SITUAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA”

A “insensibilidade” da atual gestão do Governo do Estado com a questão da segurança pública tem preocupado a deputada federal petista, Fátima Bezerra. Em pronunciamento feito esta semana no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, a parlamentar potiguar afirmou que no Estado o “governo do DEM” não tem se mostrado sensível aos policiais civis e servidores do Instituto Técnico-científico de Polícia (Itep/RN), além dos delegados, que estão em greve no Estado.
“As propostas apresentadas são insuficientes para por fim a greve dos servidores. O governo não se deu conta da gravidade da situação. O que está em jogo é segurança da população”, analisou Fátima, acrescentando que o “governo tem que fazer seu papel, apresentando uma proposta consistente”.
Fátima destacou, ainda, que a secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, esteve na semana passado, no Estado, para tratar do Programa Brasil Mais Seguro. Na ocasião, a secretaria e acompanhou o mandato e a Comissão Estadual de Direitos Humanos em uma audiência entre a comissão representativa dos policiais e do ITEP com o governo.
“Regina com muito preparo e firmeza fez um apelo para que o governo avance nas negociações. É preciso que o Estado tome providências. O Rio Grande do Norte não pode perder os R$ 49 milhões de investimentos na segurança pública através do Programa Brasil Mais Seguro, com vistas para ao fortalecimento das ações de segurança pública no Estado. No entanto, como vamos implementar o programa sem os operadores da segurança, que estão em greve”, destacou Fátima.
PORTAL NO AR

sábado, 7 de setembro de 2013

IPANGUAÇU: Homicídio na comunidade de Arapuá


No inicio da madrugada de hoje (07), por volta das 00hs, aconteceu um homicídio na comunidade de Arapuá, zona rural de Ipanguaçu.
Segundo as primeiras informações, uma pessoa conhecida por Thiaguinho, que residia na comunidade onde aconteceu o crime, foi alvejado por um tiro de espingarda calibre 12. O fato aconteceu na rua do INCRA na mesma comunidade.
Thiaguinho ainda chegou a ser socorrido para o hospital regional de Assu, mas já chegou naquela unidade hospitalar sem vida, segundo a polícia o mesmo já teria sofrido um atentado no dia 21/11/2011, onde ele estava acompanhado de uma cambista por nome de Regia Maria da Fonseca que alvejada, teve morte no local. Ainda diante das informações, Thiaguinho era um velho conhecido da polícia.
O atentado contra Thiaguinho se deu na RN-118, próximo a empresa Finobrasa em Ipanguaçu.

Até o momento não se sabe as causas e o motivo do crime, só se sabe, que os acusados chegaram em uma moto, ambos de jaqueta preta e que o garupa efetuou o disparo, em seguida fugiram com destino ignorado.

Fonte: Focoelho

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

PM de folga persegue dupla que tentava assaltar pessoas na Prudente de Morais

Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
Um policial militar de folga trafegava pela avenida Prudente de Morais, nesta quinta-feira (5), quando percebeu que dois rapazes em uma motocicleta tentava assaltar pessoas no trânsito, mas não conseguiam, porque as vítimas aceleravam seus veículos e fugiam. A partir daí, ele passou a perseguir os suspeitos.
Na altura do shopping Midway Mall, o policial de folga acionou colegas da Polícia Militar do 1º Batalhão e uma viatura comandada pelo soldado Geraldo interceptou os dois suspeitos, encontrando com eles um revólver calibre 32 municiado.
Um dos jovens é um adolescente de 17 e o outro foi identificado como Jeferson Costa da Silva, de 19 anos. Os dois disseram que estavam armados porque têm inimigos e precisavam se proteger.
No entanto, o soldado Leite, que perseguiu a dupla, foi taxativo ao relatar que viu os dois tentando assaltar mais de uma pessoa na avenida Prudente de Morais.



Oficiais da PM criticam governo e afirmam que não têm o que comemorar no 7 de setembro

Foto: Thyago Macedo / Portal BO
Após os praças da Polícia Militar terem expressado insatisfação com o Governo do Estado e realizado um grande ato público no dia 23 de agosto, os oficiais da PM também demonstram preocupação com a atual administração. Eles criticam o governo e afirmam que a categoria militar não tem o que comemorar neste 7 de setembro.
A Associação dos Oficiais Militares do RN produziu uma nota explicando alguns dos pontos da insatisfação. De acordo com a entidade, que congrega os oficiais da PM e Bombeiros, há meses vem sendo pleiteada uma reunião com o Governo do Estado para discutir questões ligadas à segurança pública e a categoria.
“Esta desatenção do governo, que não dialoga com os oficiais, evidencia que a situação real da segurança pública do Estado não condiz com uma realidade que tenta ser escondida por autoridades da segurança pública”, afirma a nota.
Com isso, os oficiais destacam que neste dia 7 de setembro, os militares do RN não têm muito o que comemorar. A Associação apresenta ainda, na nota, alguns dos principais pontos que são alvo de solicitações e mostram como a realidade é diferente da propaganda do governo.
Os oficiais pedem que o governo cumpra e aplique as promoções de posto dos oficiais, interrompidas desde abril de 2011. Além disso, a categoria pede que haja a revogação do Decreto 20663. “Isso é fundamental para a redução da interferência política nas promoções dos oficiais. Esse decreto extinguiu, ainda no governo passado, o limite quantitativo para a promoção dos oficiais”, explica a Associação.
O objetivo dos oficiais da PM é a revogação do decreto para que apenas 50% dos aptos a promoção possam concorrer às vagas por merecimento e tempo de serviço. Isto, de acordo com eles, prestigiará os oficiais que estão há mais tempo trabalhando no exercício de atividades e diminuirá a probabilidade das indicações políticas.
Outro ponto da pauta dos oficiais é que o governo abra concurso interno para cabos e sargentos para motivar a tropa e facilitar o comando dos policiais.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Brasil Mais Seguro será suspenso no RN caso greve da Polícia Civil continue


Secretária Regina Miki quer que governo e categorias
entrem em acordo (Foto: Wellington Rocha) 
O Programa Brasil Mais Seguro será suspenso no Rio Grande do Norte, caso a greve da Polícia Civil e do Instituto Técnico-Científico de Polícia Continue. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (Sinpol), Djair Oliveira, na tarde desta quarta-feira (4).
De acordo com Djair, a informação veio da própria Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a alertou que, caso governo e categorias não cheguem a um acordo, os recursos destinados para a implantação do programa no RN não serão enviados.
Na tarde dessa terça-feira (3), após mais um reunião entre Sinpol e o governo estadual, os policiais civis e servidores do Itep não aceitaram as propostas feitas e decidiram dar continuidade à paralisação das atividades.
No total, o governo fez seis propostas, sendo elas, a nomeação de 35 agentes a partir de outubro deste ano a abril de 2014, no qual, a cada mês será nomeado um escrivão, um delegado e três agentes; a devolução de 35 policiais cedidos a outras funções; a criação da divisão de homicídios em abril do próximo ano; retirada imediata dos presos das delegacias; assistentes de serviços gerais nas unidades policias, aquisição de coletes e armamentos para os ingressantes.
De acordo com Djair Oliveira, as propostas do governo “não atendem nem a metade das reivindicações das categoriais”, e exclama, “a greve começa hoje”. Os policias civis querem a convocação de 306 policias já formados para trabalharem como agentes, escrivãs e delegados e também a formação de mais 200 aprovados no concurso.
A reportagem do portalnoar.com tentou entrar em contato com o secretário de Segurança Pública, Aldair da Rocha para se pronunciar sobre o assunto, mas ele não atendeu as ligações.
O Programa Brasil Mais Seguro é uma resposta estruturada de curto e médio prazo (2013 – 2015) com definição de ações mútuas entre os entes federados envolvidos e inúmeros atores, com responsabilidades especiais do Ministério da Justiça e do Estado do Rio Grande do Norte, com a finalidade de induzir e promover a atuação qualificada e eficiente dos órgãos de segurança pública, do Sistema Prisional e do Sistema de Justiça Criminal para redução dos índices de violência e criminalidade.
Fonte: Portal no Ar

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Justiça bloqueia conta do governo por melhorias em Ceducs e Ciads

A juíza Anna Isabel de Moura Cruz, da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Mossoró, determinou o bloqueio de R$ 364 mil da conta do Governo do Estado para reformas no sistema socieducativo da cidade. Estão previstas na decisão obras no Centro Educacional Ceduc-Santa Delmira, do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator (Ciad) e do Ceduc-Internação. O montante bloqueado estava previsto no Orçamento Geral do Estado 2013. O bloqueio veio após três ações civis públicas impetradas pelo Ministério Público do RN. A magistrada determina que o Estado apresente um plano de execução das obras e instalações a serem efetivadas nas instituições, no prazo de 30 dias. O governo também terá que informar se os recursos financeiros serão suficientes para realizar todas as obras previstas para as três unidades integrantes do sistema socioeducativo de Mossoró. Outra determinação da juíza é que o Estado deflagre um processo seletivo para contratação temporária de dois assistentes sociais, um psicólogo e um advogado para atuarem no Ceduc-Santa Delmira em um prazo de 60 dias. Para o Ceduc-Internação Mossoró, o governo deverá disponibilizar em 10 dias, dois policiais militares por turno de serviço.

Fonte: Jarbas Rocha

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Policiais Civis e Itep rejeitam proposta do Governo e greve continua

Os policiais civis e servidores do Itep que estão em greve não acataram a proposta do Governo do Estado e decidiram manter a greve da categoria. Em reunião na sede da Governadoria, o chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, apresentou as propostas do Governo para o fim da greve.

Entre as reivindicações do Sinpol estava a convocação de 306 policiais civis formados e a de mais 200 aprovados no concurso para formação. Porém, a proposta do Executivo foi convocar 36 policiais entre outubro deste ano e abril de 2014.

Além disso, 35 policiais cedidos a outras funções voltariam ao serviço e ainda seria criada uma Divisão de Homicídios em 2014. O Governo ainda se comprometeu a retirar todos os presos das delegacias, contratação de auxiliares de serviços gerais e adquirir armamento, colete e algemas.

Os policiais civis estão em greve desde o dia 8 de agosto, já os servidores do Itep paralisaram as atividades no dia 12. Entre as reivindicações das categorias estão melhores condições de trabalho e de infraestrutura nas delegacias, a criação do Estatuto do Itep, a nomeação de concursados.

Advogada denuncia falta de comida para policiais militares presos no RN


Advogada Kátia Nunes levou cestas básicas para policiais presos no comando da PM do RN (Foto: Alberto Alves)Advogada Kátia Nunes levou cestas básicas para policiais presos no comando da PM (Foto: Alberto Alves)












A advogada Kátia Nunes, representante de vários policiais militares detidos sob a suspeita de crimes cometidos no Rio Grande do Norte, deu entrada na manhã desta terça-feira (3) com uma representação contra o governo do estado pelo descumprimento da Lei de Execuções Penais, na qual solicita o bloqueio de R$ 20 mil por mês para o custeio do presídio militar que funciona no quartel do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), na zona Norte deNatal. Ela apresentou ao G1 cópia de um relatório assinado pelo oficial de plantão do quartel em que é relatada a falta de alimentação para os mais de 30 PMs presos no local.
Trecho do livro de serviço no qual o oficial relata a falta de alimentação para os PMs presos (Foto: Reprodução)Trecho do livro de serviço no qual é relatada a falta de alimentação para os PMs presos (Foto: Reprodução)
Ainda segundo a advogada, que comprou uma cesta básica para doar aos presos, a denúncia foi protocolada no Ministério Público Estadual, com cópias enviadas à Ordem dos Advogados do Brasil (secção RN), Vara de Execuções Penais, Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos e Assembleia Legislativa. Nesta última, Kátia requer um pronunciamento dos deputados estaduais e formação de uma comissão para acompanhar a situação em caráter de urgência. “A Lei de Execuções Penais tem que ser cumprida, respeitada. Além do dinheiro para o custeio da alimentação, o presídio militar carece de melhoria de suas instalações, enxoval para os policiais presos e estrutura física digna. Os policiais militares presos sequer têm uma mesa para comer. Eles não podem comer no chão, como animais. Falta copo, talher, lençol. Falta tudo”, reclamou.
Segundo o coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, não houve falta de comida para os presos e policiais. “O que aconteceu foi uma troca de fornecedor. Os policiais que estão na rua recebem um ticket, enquanto os outros recebem a comida feita aqui. O fornecedor não entregou a comida, então precisamos conseguir outro, que entregou quentinhas”, disse. Ainda de acordo com ele, o problema foi causado por problemas administrativos no processo licitatório.
Trecho do livro de serviço no qual o oficial relata a falta de alimentação para os PMs presos (Foto: Reprodução)Em mais um trecho, o oficial também relata a falta de alimentação para os PMs presos (Foto: Reprodução)
No livro de serviço, assinado nesta segunda-feira (2) pelo oficial de serviço do quartel do Bope, há relatos em dois parágrafos que confirmam a falta de comida para os custodiados. “Não foi providenciada as quentinha do almoço nem jantar permanecendo sem alimentação devida de direito” (SIC), descreve o oficial. No segundo, ele diz: “Informo que não foi fornecido alimentação (almoço e jantar) para os policiais presos deste PPM, sendo assim autorizados á família fornecerem toda a alimentação p/ os referidos PMs custodiados” (SIC).

Fonte: G1 RN

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

BPCHOQUE REALIZARÁ CURSO DE POLICIAMENTO DE CHOQUE

brasao-bpchoqueO Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio Grande do Norte realizará o Curso de Policiamento de Choque em cumprimento ao Plano Anual de Ensino da PMRN para o ano de 2013, proposto pela Diretoria de Ensino e publicado por meio do Boletim Geral nº 015 de 22 de janeiro de 2013.
As inscrições serão realizadas na própria unidade, no período de 02 a 14 de setembro do corrente ano. O início do curso está previsto para o dia 11 de outubro e com termino para o dia 28 de outubro de 2013.
Maiores informações: 3232-1029 e 9407-1609 – Capitão Alvarenga, Comandante da CPATAMO.
Por: 5ª Seção do EMG / PMRN

domingo, 1 de setembro de 2013

PEDRO AVELINO: POLICIAIS MILITARES DE FOLGA FORAM ESSENCIAIS PARA CAPTURA DOS FUGITIVOS

Foto: GTO Assú



Um fato chamou a atenção dos Policias Militares que se encontravam em apoio a ocorrência da fuga dos dois latrocidas na cidade de Pedro Avelino, foi a participação dos Policiais Militares que mesmo estando de FOLGA, não mediram esforços até a captura dos fugitivos e a apreensão das armas. 

Diante do pouquíssimo efetivo dos Destacamentos da Polícia Militar, vários Militares se voluntariaram no intuito de resolver o problema causado pelos bandidos e completaram as guarnições que chegavam. Outro problema além da falta de efetivo, foi a diminuição da cota de combustível determinada pelo Governo do RN, que fez diversas viaturas terem que se ausentar do local do cerco devido estarem sem gasolina. Foi aí que entrou outra grande ajuda, a Prefeitura Municipal de Pedro Avelino, que disponibilizou o abastecimento para os veículos que passaram a noite no cerco aos bandidos. 

Infelizmente com a omissão de quem tem a obrigação de gerir os recursos para a Segurança Pública, algumas Prefeituras do interior tem que realizar com os poucos recursos,  o que o Estado não cumpre.

Sem citar os nomes, os Policiais Militares do 10º BPM agradecem a todos os PMs que em seu merecido descanso e a todos que ajudaram de alguma forma, foram para linha de frente e só descancaram quando a ocorrência foi finalizada.   

POLICIAIS MILITARES DA RÁDIO PATRULHA DE PEDRO AVELINO E GTO DO 10º BPM RECUPERARAM FUZIL ROUBADO POR FUGITIVOS

Foto: GTO Assú

Foto: GTO Assú


Uma fuga de dois presos do Destacamento de Polícia Militar de Pedro Avelino mobilizou grande efetivo policial do 10º BPM (Assú) e 1ª CIPM (Macau), devido ao roubo de um fuzil pelos bandidos. 

De acordo com o COPOM do 10º BPM dois presos: RUAM e FELIPE, que cumprem prisão preventiva do DPM acusados de latrocínio, quebraram a parede da sela por volta de meio-dia e roubaram duas armas, um fuzil calibre 5,56 e um rifle calibre .22 e fugiram em direção a cidade de Lajes. Imediatamente várias viaturas montaram um cerco aos fugitivos, que tomaram de assalto uma Honda Pop de placa NNN 5611 na rodovia estadual. Logo que perceberam que estavam cercados por PMs de toda a região como: Lajes, Baixa do Meio, Pendências, Alto do Rodrigues, Guamaré, Afonso Bezerra e Assú, entraram em várias estradas carroçais até que foram achados pela RP de Pedro Avelino e o GTO de Assú, onde abandonaram a motocicleta e fugiram a pé. Um novo cerco foi montado e por volta da meia-noite, doze horas após a fuga, foram novamente cercados pelas viaturas quando procuravam abrigo da casa de um parente. 

Sem chance de fuga, se rederam sem reação e entregaram o fuzil e dois carregadores que estavam em seu poder e ainda indicaram onde estava o rifle calibre .22.

Do GTO Assú: O GTO do 10º BPM juntamente com os Policiais Militares de Pedro Avelino agradecem a todas as pessoas que ajudaram a recapturar os fugitivos e recuperar o armamento. Sem a ajuda de todos a missão não teria logrado êxito e mostrou que a união e a persistência são as principais armas contra os bandidos, já não podemos contar com apoio governamental.